quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dilma, Marina e Serra respondem perguntas de prefeitos na Marcha em Defesa dos Municípios


Os três principais pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) participam, hoje (19), da 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde responderão a perguntas de 4.000 prefeitos.

O encontro segue os moldes do 27º Congresso Mineiro de Municípios, realizado em Belo Horizonte no início do mês, onde os três candidatos conversaram com prefeitos e empresários mineiros sobre suas propostas para assuntos como educação, saúde e pagamento de royalties. A participação dos candidatos é o ponto alto da marcha em Brasília, que será encerrada pelo presidente Lula, na quinta-feira (20).

Segundo o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, responsável por organizar a marcha, dois assuntos devem ter destaque no encontro entre os pré-candidatos e os prefeitos: o pagamento de royalties de petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a distribuição mínima dos repasses da União para a área da saúde.

Com relação aos royalties, a opinião de Serra, Marina e Dilma não deve ser diferente da apresentada em Belo Horizonte, onde o assunto também foi destaque. Na ocasião, Serra disse que a distribuição dos royalties do petróleo deve ser revista e estendida a outros recursos naturais, como os minérios exportados por Minas. Marina e Dilma concordaram com o tucano.

Os prefeitos também esperam contar com o apoio dos pré-candidatos para conseguir a aprovação, pelo Congresso Nacional, do aumento dos repasses da União para a saúde, e especialmente da Emenda Constitucional 29, que define um valor mínimo de verba para a saúde. Aprovado pelo Senado, o projeto está engavetado desde 2008 na Câmara dos Deputados.

Para Ziulkoski, a expectativa é de que até quinta-feira (20), último dia da marcha, “o governo anuncie mais uma ajuda aos municípios”, pois segundo ele declarou na abertura do encontro, “todas as vezes que os prefeitos se mobilizam avançam em alguma coisa”.

A participação dos pré-candidatos na 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi definida por sorteio. O primeiro, às 9h, é Serra, seguido de Marina, às 10h, e Dilma, às 11h. Cada um terá 60 minutos para fazer uma apresentação e responder a nove perguntas, iguais para todos. Segundo a assessoria da CNM, os assessores dos pré-candidatos tiveram acesso prévio às questões que serão feitas. A imprensa não teve acesso aos questionamentos.

Fonte: da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário