sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ao trabalho - Brasil na África


Voltando de lesão, técnico aposta na recuperação do meia


A situação do meia Kaká é a grande preocupação da torcida brasileira em relação ao elenco canarinho na África do Sul. No entanto, em sua primeira entrevista coletiva em Johanesburgo, o técnico da seleção, Dunga, tranquilizou quem ainda desconfia da recuperação do jogador e afirmou que o atleta está no caminho para estrear em seu nível ideal. "Como ficou um bom tempo sem treinar, é normal que não esteja nas mesmas condições que os demais. Mas vamos dosando e acelerando um pouquinho, para seguramente ele estar nas melhores condições na primeira partida da Copa do Mundo", afirmou.

Nos últimos meses, Kaká enfrentou um problema no púbis, que o manteve longe de jogos do Real Madrid. Já no início da preparação da seleção brasileira em Curitiba, o atleta foi preservado por conta de um edema no músculo adutor da coxa esquerda. Porém, a confiança da comissão técnica é total em relação ao aproveitamento do ex-são-paulino em 15 de junho, diante da Coreia do Norte, pela estreia da Copa.

O jogador pode até ser liberado para participar dos amistosos contra Zimbábue (ainda não oficializado, dia 2) e Tanzânia (já confirmado, dia 7). "Se estiver se sentindo bem, vai jogar os amistosos", afirmou o treinador.

Dunga explicou ainda que Kaká já vinha realizando trabalhos físicos sob os cuidados do fisioterapeuta Luiz Rosan. Por isso, a adaptação do atleta ao elenco deve ser mais rápida."O Kaká vai continuar trabalhando, como vem fazendo desde que se apresentou. Nem sempre o jogador está com fisioterapeuta cuidando só da lesão. Ele pode fazer reforço muscular, trabalhar na esteira e com movimentos mais limitados do que no campo. Fica melhor para saber até onde fazer o exercício", comentou, antes de acrescentar.

"Desde o primeiro dia, o Kaká e o Luis Fabiano trabalharam com o Rosan. Em outros países, quando o jogador fica bom, já é mandado para o campo. Mas, no Brasil, quando ele fica bom da lesão, começa a fazer treinamento de readaptação para a musculatura ficar forte e só então voltar ao grupo", completou.

Treino na África

Os jogadores da seleção brasileira participaram ontem da primeira atividade física na África do Sul. Cerca de nove horas depois do desembarque em Johanesburgo, o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan e o preparador físico Fábio Mahseredjian comandaram um trabalho de relaxamento muscular na piscina aquecida do hotel Fairway. O treino físico leve foi a única movimentação do elenco. Para hoje, o grupo participará de seu primeiro treino no gramado do colégio escolhido pela CBF, o Randuburg High School.

O treino deverá ser o primeiro com os 23 convocados para a Copa do Mundo, já que o lateral direito Maicon e o zagueiro Lúcio foram liberados do período de testes em Curitiba e só se juntaram à delegação em Johanesburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário