sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cachaça pode se tornar patrimônio cultural da Paraíba


O deputado estadual Carlos Batinga (PSC) quer tornar a cachaça um patrimônio cultural do Estado da Paraíba. A iniciativa do parlamentar visa a estabelecer o produto como parte integrante dos bens que identificam a cultura paraibana dentro e fora do Estado, bem como pelo valor agregado ao conjunto da economia local. Conforme ele, a Paraíba produz uma das melhores cachaças do país e há décadas o produto é parte integrante da pauta de exportações do Estado, o que justifica torná-lo um patrimônio cultural pela importância que tem para a economia paraibana.

As últimas estimativas apontam para a existência de 60 engenhos produzindo cachaça na Paraíba, com cerca de trinta marcas registradas no mercado. Em 2007 a produção atingiu a cerca de 12 milhões de litros, com um acréscimo de 12%.

O atrativo do consumidor está no fato de ser a cachaça paraibana produzida, na sua maior parte, de maneira artesanal, sem a introdução de tecnologias que podem ocasionar queda na qualidade do produto.

O deputado Carlos Batinga disse que sua intenção de tornar a cachaça um patrimônio cultural do Estado é também para preservar a qualidade do produto que aqui é produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário