segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estação Ciência expõe artesanato


Traballhos divulgados são fabricados pelos grupos Arteiras e Crika Artes. Peças atraíram muitos visitantes
Priscylla Meira // priscyllameira.pb@dabr.com.br

Uma arte que vem atravessando gerações e se consolidando nas mãos de jovens irmãs, que fazem do artesanato não apenas um hobby, mas uma profissão. Assim é o trabalho realizado pelos grupos Arteiras e Crika Artes, que estão expondo suas peças na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte.


Marcia e Cristiane são estudante e artesãs e fazem parte do grupo familiar que está expondo em João Pessoa Foto: Rafaela Tabosa/ON/D.A Press
O trabalho das Arteiras surgiu a partir das mãos da Dona Zezé, que aprendeu com sua mãe a bordar e criar peças que mais tarde seriam vendidas e apreciadas por públicos de outras cidades e estados do país. Desde pequenininhas, as filhas de dona Zezé aprenderam com a mãe a arte ensinada pela avó e desde a década de 90 as três irmãs - Cássia, Leninha e Márcia - formaram o grupo que recebeu o nome de Arteiras.

A origem da Cricka Artes também vem das mãos da bisavó da artista Cristiane Isidro, que passou seus conhecimentos sobre bordados, crochê, vagonites e ponto cruz para a filha, que passou para a neta, que passou tudo que sabia para as bisnetas Cristiane e Aliete, que hoje sesentem orgulhosas de confeccionar uma arte que atravessou gerações. "A arte que nós produzimos faz parte da história que construímos. E eu sinto orgulho de trabalhar e viver do artesanato", disse Cristiane, que também é professora de artesanato na Estação Ciência.

Agora, uma proposta da administração da Estação Ciência reuniu numa única exposição o trabalho realizado pelas irmãs e mães dos dois grupos. O resultado é uma variedade de bijuterias em tecido, bolsas, almofadas, carteiras, chaveiros e muitos outros acessórios produzidos em algodão colorido ou com aplicações de crochê, ponto de cruz, vagonites e outros borbados.

Os produtos, que representam o artesanato e cultura paraibanos em cidades como Rio de Janeiro, Natal, Recife, ficarão expostos na lojinha de artesanato da Estação Cabo Branco até o dia 6 de junho. O acesso ao local é livre ao público e fica aberto de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h.

As artesãs dos dois grupos também produzem peças sob encomenda. Quemtiver interesse pode conferir o trabalho das Arteiras podem acessar o flick do grupo na internet: www.flick.com/photos/srtakim ou o orkut: arteirasjp@hotmail.com e realizar as encomendas através do e-mail: kim.wendell@hotmail.com e tambpem pelos telefones: (83) 3231-6982, 9113-1530, 8848-7078.

Para conferir as peças produzidas pela família que forma a Crika Artes, é só acessar no orkut: cristiane-isidro@bol.com.br e fazer as encomendas atrvés do e-mail: crikaartes@hotmail.com e dos telefones: (83) 8809-7408, 9916-9894, 3236-3927. As artesãs garantem que vale à pena conferir os trabalhos e comprá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário