segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reforma no Hospital de Picuí faz número de atendimentos dobrar

O Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, em Picuí, está sendo reformado e ampliado e a previsão é que o Governo do Estado entregue a obra à população em quatro meses.

Desde fevereiro do ano passado, a unidade vem passando por várias melhorias, como a ampliação do número de leitos (de 60 para 100), o aumento da equipe médica (de 42 para 66 profissionais) e a instituição de plantões para cirurgias de urgência, nos finais de semana.

O reflexo disso é traduzido em números: os atendimentos ambulatoriais passaram de 47.873, em 2008, para 94.820, em 2009, quase o dobro (98,06%). Os procedimentos cirúrgicos passaram de 1.627, em 2008, para 1.773, no ano passado.

A diretora do hospital, Maria Solange Dantas Balduíno, disse que a tendência é ampliar ainda mais o atendimento, depois da reforma.

“Recentemente, o governador José Maranhão assinou a ordem de serviço para ampliação da nossa casa hospitalar, um sonho que está iniciado. Após a conclusão do projeto, contaremos com uma UTI para adultos, bloco cirúrgico, sala de parto e central de esterilização, todos integrados, como também um centro de hemodiálise”, afirmou.

No Hospital Regional de Picuí são realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas, ortopédicas, urológicas, e nas áreas de mastologia e otorrinolaringologia.

“Hoje, contamos com ortopedistas e anestesistas todos os dias da semana, reimplantamos o serviço de urologia, que já está realizando cirurgias e fazemos uma média de 20 procedimentos diários nas diversas especialidades, o que é motivo de grande privilégio pra nós e pra nossa região”, acrescentou.

A diretora-técnica do hospital, Crisleide Rodrigues da Silva Souza, ressaltou o avanço do Hospital Regional, com os serviços funcionando nos finais de semana, aumento dos leitos e a incorporação da maternidade.

“Além das especialidades da semana, aos sábados e domingos, conseguimos implantar o plantão com cirurgião, anestesista, clínico geral, obstetra e ortopedista. Também houve aumento no número de leitos, passando de 60 para 100, e a incorporação da maternidade”, afirmou, esclarecendo que os pacientes que procuravam o hospital nos fins de semana com indicação de cirurgias de urgências eram transferidos.

Da Secom da SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário