segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Picuí (PB) receberá a última edição do "Vamos empreender no agronegócio?" nesta quinta-feira.


O “Vamos empreender no agronegócio?” já percorreu nove municípios da Paraíba e já capacitou mais de 900 pessoas interessadas em empreender em tecnologias do agronegócio. O evento tem como objetivo de difundir e apoiar a geração de novos empreendimentos com foco no agronegócio no Estado da Paraíba. Esta será a última edição, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – UFPB, Campus de Picuí, e acontecerá nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, a partir de 8 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Picuí. A atividade é gratuita e com direito a certificado.
“A disseminação de informações sobre a importância da criação de novas empresas de bases tecnológicas para o agronegócio, das tecnologias existentes nas instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, dos incentivos das agências de fomento e de apoio é de fundamental importância para a geração de novas empresas, para a geração de emprego e renda e o programa de Difusão e Capacitação do PROETA, através do 'Vamos empreender no agronegócio?', numa parceria com 17 entidades”, comenta Ramiro Pinto, analista da Embrapa e coordenador do Proeta no Estado da Paraíba.
A programação do evento prevê a difusão das tecnologias da Embrapa e informações sobre o PROETA com Ramiro Pinto, analista da Embrapa e coordenador do Proeta no estado da Paraíba, em seguida as apresentações do Parque Tecnológico da Paraíba e da Incubadora Tecnológica de Campina Grande com Diretor do PaqTc-PB, Vicente Araújo, do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA, com as assessoras técnicas do PaqTc-PB, Fabiana Teodósio de Oliveira e Danielly Costa, seguida dos técnicos da Emepa e Emater.
A programação continua com as apresentações de caso de empreendedorismo, e dos órgãos de fomento, como Banco do Nordeste, com Alexandre Ramari Vilas Bôas, Gerente da agência de Campina Grande (PB), com o tema "Produtos e Serviços para o Público Alvo do PRONAF e aos Pequenos e Mini Produtores Rurais" e do Empreender PB, com Gilmar Battistuzzi, e das entidades de apoio aos empreendedores com Diógenes Vasconcelos, Gerente Agência do Sebrae de Araruna (PB). A tarde será realizada duas oficinas, uma de Empreendedorismo e outra de Plano de Negócios, com as assessoras técnicas do PaqTc-PB, Fabiana Teodósio de Oliveira e Danielly Costa.
O público alvo do “Vamos empreender no agronegócio?” tem como público alvo graduandos (de último ano prioritariamente), pós-graduandos, técnicos de nível superior, tecnolandos, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores interessados em empreender em tecnologias do agronegócio.
O evento é uma realização conjunta da Embrapa Algodão com a Fundação PaqTcPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - Peasa/UFCG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Emepa, Emater, SEBRAE-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa - Fapesq/PB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e os governos federal e estadual.
A meta inicial do evento era capacitar 600 novos empreendedores em 10 municípios paraibanos, mas a procura já superou as expectativas dos organizadores, o “Vamos empreender no agronegócio?” já percorreu os municípios de Campina Grande, Patos, Sumé, Pombal, Catolé do Rocha, Cuité, Areia, Bananeiras e Sousa com 927 inscritos. O projeto será finalizado com a apresentação na cidade de Picuí (01/12). Para mais informações sobre o evento acesse o site www.paqtc.org.br/proeta/ ou entre em contato com proeta@paqtc.org.br ou (83) 2101.9044.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia – Proeta foi criado pela Embrapa em 2008 com o intuito de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.
Os principais objetivos do Proeta são: transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PaqTc-PB, colaboração de Ramiro Pinto.

Um comentário: