quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOVA PALMEIRA: A Possibilidade de Uma Nova Politica Administrativa.


Três meses e 12 dias depois de ter sido eleito representante de Nova Palmeira no Orçamento Democrático (OD) da 4ª Região Geoadministrativa, e quase três meses após minha escolha como Conselheiro Estadual do OD, fui empossado formalmente, no dia 28 de novembro, nessa instância de representação social.
Deixamos a informalidade e passamos a existir no campo institucional do atual governo. Entendemos os desafios e visualizamos as lutas. Serão muitas. E, muitas delas, terão como oponentes o oportunismo dos representantes políticos locais.
Os projetos de desenvolvimento, segundo a lógica da politicalha reinante, devem ter padrinhos e madrinhas. Devem ser atribuídos à benevolência de uns poucos “iluminados” e não ao esforço conjunto da sociedade. Devem ter dono e não serem frutos de uma demanda coletiva. Precisamos mudar isso.
O OD, de acordo com o que tenho observado em outros modelos administrativos fora dos limites da Paraíba, é um instrumento que ofusca o mandonismo político de coronéis estilizados, com pinta de modernos. É uma ágora que ainda engatinha num Brasil capitaneado pela velha política. Fazer esse instrumento político-social fortalecer seus músculos e caminhar de pé, é um desafio para os conselheiros e para a Paraíba como um todo.
Que cada conselheiro eleito pelo povo e empossado pelo governador se torne um elo entre a sociedade e o estado, faça valer o seu desafio e se desvincule das manobras políticas convencionais.
Aos 106.596 habitantes do Curimataú deixo estas palavras de compromisso e me coloco à disposição de cada um para construir alternativas democráticas para o desenvolvimento da região. Sem compadrio, padrinhos, madrinhas, agregados e aderentes do velho modelo político.

Ascom/SINPUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário