terça-feira, 29 de novembro de 2011

Líderes de Barra de Santa Rosa se reúnem com gestores do IFPB


Lideranças políticas do município de Barra de Santa Rosa estiveram nessa sexta-feira na Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba para uma reunião com os gestores da instituição. Na pauta, a disposição de estabelecer uma parceria com o IFPB, principalmente a partir do Campus de Picuí. O reitor João Batista Oliveira, o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, e a diretora geral em Picuí, Verônica Lacerda, dialogaram com os representantes para ouvir demandas e traçar estratégias.
O prefeito Evaldo Costa Gomes destacou que já conhece o Campus Picuí que é um pólo para a região do Cariri e espera traçar um termo de colaboração que resulte em cursos de extensão. O vereador Adriano Leite, que organizou uma audiência pública em Barra de Santa Rosa, destacou que o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, que é desenvolvido no Campus do IFPB em Picuí também seria muito útil se fosse levado até seu município.
“Barra tem um passivo ambiental muito grande. Somos o quarto município em índice de desertificação na Paraíba. E temos um público de assentados, voltado para a agricultura familiar. O curso de Agroecologia seria muito útil”, apontou Adriano Leite. O prefeito de Picuí, Buba Germano, frisou que Barra de Santa Rosa poderia ser um campo para aulas práticas de Agroecologia, já que é um pólo de assentamentos rurais. O vereador Robinho Diniz também estava na reunião, assim como os deputados estaduais Edmilson Soares e Gilma Germano, que frisaram a importância do IFPB para desenvolver a cidade.
As propostas de Barra de Santa Rosa foram avalizadas pelos representantes do BNB, Aníbal Rodrigues, e do Incra, Marcos Faro, que frisaram o sucesso de projetos no município que tem 30 assentamentos rurais. O Pronera, programa do Incra voltada para a educação, também citado e o reitor apontou que em Sousa já existe esse tipo convênio e as cotas para assentados rurais.
O reitor João Batista ressaltou principalmente a possibilidade de Barra de Santa Rosa receber um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), como o que o IFPB deve entregar em Sousa, em breve. “O Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, já chamou os Institutos Federais para fortalecer os CVTs. O Ministério, que é responsável pelos CVTs, está muito aberto a isso. E o CVT tem recursos orçamentários e de pessoal. Se apenas assinarmos um termo de cooperação, ficamos a mercê de mudanças de gestão e de uma colaboração sazonal, pleitear um CVT é um caminho mais seguro”, apontou João Batista.
O professor João apontou que parcerias com a Prefeitura para programas de educação de jovens e adultos, podem ser realizadas. O Pronatec também foi apontado como possibilidade através dos cursos de curta duração. O Pró-Reitor fez uma apresentação explanando sobre as áreas de atuação do IFPB e disponibilizou os catálogos do MEC para que a comunidade possa pesquisar que cursos seriam mais úteis. A diretora Verônica também destacou que os professores do Campus Picuí podem auxiliar a cidade em consultorias e espera que as visitas para conhecer a instituição se tornem mais freqüentes.
O prefeito ressaltou que ao atender o pleito de Barra de Santa Rosa para a parceria, o IFPB vai auxiliar os municípios de Sossego, Damião, Casserengue e outras que são polarizadas pela cidade. Barra de Santa Rosa é a terceira cidade mais populosa do Curimataú e a maior em extensão e tem 26 escolas. O reitor João Batista elogiou a articulação da comunidade: "Ideia sem atitude não é nada. Vocês são muito propositivos e isso nos estimula". O pároco Edjamir SIlva Souza e representantes da ONG Xique-Xique e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais também estiveram presentes na reunião.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Fotos: Petrônio Lins – técnico em audiovisual do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário