sábado, 19 de novembro de 2011

PEDRA LAVRADA ESCOLHE UNIDADE BASICA DE SAUDE PARA ORÇAMENTO.


Foi realizada na manhã desta sexta-feira dia 18 na sede da Câmara Municipal de Pedra Lavrada Audiência Pública para a Escolha da Ação a ser estruturada no Município com a contemplação de R$ 400 mil reais através da Emenda Popular do Deputado Federal do PT- SP, Arlindo Chináglia.
A Emenda faz parte de um Projeto de Lei que beneficia municípios com até 50 mil habitantes para obras a serem realizadas na saúde e saneamento básico.
A Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde obteve maioria de 27 votos e foi eleita como a obra de maior relevância para o Município. A reunião aconteceu com boa participação da comunidade local, que pode se expressar através da participação popular facultada logo após a explanação do Engenheiro Roberto Vasconcelos, representando a equipe técnica, que abriu a apresentação comunicando as prioridades e a viabilidade da obra para o Município, "As prioridades são todas as que o OGU nos encaminhou para que nós possamos escolher apenas uma, se pensarmos no saneamento básico, é imensamente necessário, porém nos deparamos com o alto custo da estação de tratamento, o qual não seria possível com esse valor, quanto a implantação de melhorias sanitárias e domiciliares, informo que hoje o município se encontra com um convenio já firmado junto a FUNASA que beneficiará 92 famílias com banheiros” segundo o Engenheiro.
Ainda segundo o Engenheiro a obra com maior viabilidade a ser estruturada dentro do Município seria a Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde, pois segundo o mesmo estaria sendo além de investimento na saúde, uma forma de economizar aos cofres públicos municipais cerca de R$ 800 gastos com o aluguel da sede onde hoje funciona a Unidade Básica de Saúde Benildes. A construção da nova sede da UBS Benildes seria no terreno em anexo a nova Creche do Pro- Infância.
Durante a reunião diversas opiniões foram expressas pela comunidade, idéias de investimentos em transporte para a saúde, na construção de um matadouro público, investimentos em abastecimento de água através da aquisição de carro pipa, porém nenhuma das idéias pôde ser apreciada, ou votada pela comunidade na Plenária, por não constarem nas exigências do documento encaminhado a prefeitura pela OGU que priorizam investimentos na Saúde e Saneamento Básico.
Ao final da reunião, ficou acertado o compromisso em encaminhar um e-mail ao Deputado Arlindo Chináglia para maiores esclarecimentos acerca de como poderia ser elaborado o projeto e quais os requisitos poderiam estar sendo incluídos no projeto.
A participação da Comunidade foi primordial e de imensa importância, pois o município tem até o dia 10 de dezembro para comprovar a realização da Plenária através da Ata da reunião e da lista de presença. Ficando desta forma garantida ao município a Emenda Popular que seguirá para apreciação.

Lenira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário