terça-feira, 30 de novembro de 2010

“O Contador de Filmes” será lançado no Fest Aruanda 2010




Filme retrata a paixão pela sétima arte sob a ótica do cinéfilo Ivan Cineminha.
Com pré-estréia na Paraíba agendada para o dia 13 de dezembro, no Fest Aruanda 2010, o documentário curta-metragem “O Contador de Filmes” (Doc, 35mm, 15min, 2010) aborda o culto ao cinema sob a ótica de Ivan Araújo Costa ou Ivan “Cineminha”, como é mais conhecido. O personagem ganhou notoriedade pela cultura cinematográfica que desenvolveu de forma autodidata, anotando e memorizando cenas, personagens e curiosidades sobre os filmes que assistiu (cerca de 15 mil) e ser capaz de lembrar a maior parte desses dados, tornando-se uma espécie de enciclopédia ambulante do cinema. O Fest Aruanda 2010 será realizado no período de 11 a 16 de dezembro, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.
Filho de um antigo dono de cinema em Picuí, sertão paraibano, ele volta a cidade natal para um reencontro com suas raízes, e nos permite compartilhar da paixão pela sétima arte. Ao mesmo tempo em que aborda a trajetória do personagem, o filme se propõe a um passeio pela memória dos antigos cinemas do interior e dos bairros das grandes cidades que praticamente foram extintos nas últimas décadas.
Além dos registros documentais gravados nas cidades de Picuí e João Pessoa (onde Ivan reside há mais de 40 anos), foram gravadas sequências encenadas com atores num antigo cinema da cidade de Cuité.
Realizado pela Eliro Produções, a obra conta com patrocínio do Ministério da Cultura, através de edital de seleção promovido pela Secretaria de Audiovisual, e apoio das Prefeituras Municipais de Picuí e Cuité. A direção é de Elinaldo Rodrigues (“Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai”, “Sanhauá”). A equipe técnica conta ainda com João Carlos Beltrão (Direção de Fotografia), Alessandra Fontes e Maria Marques (Produção), Guga Rocha (Mixagem e Desenho de Som) e Thiago Marques (Edição e Finalização de Imagem).

da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário