segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CUITÉ: O reflexo das urnas para 2012.


Com o fim das eleições para governador e presidente em 2010 que resultou na vitória da oposição em Cuité depois de 22 anos, aumenta o ânimo daqueles que pretendem disputar o governo municipal e também , quebrar o ciclo de 18 anos com vitórias peemedebistas.
Entretanto a "parada" continua sendo difícil se formos levar em conta a ainda baixa popularidade de alguns dos futuros pré-postulantes, caso o médico Jaime Filho - considerado ainda por muitos o maior líder oposicionista - não reavalie a possibilidade de se candidatar a prefeito em 2012 (o mesmo , apesar de não ter assumido publicamente, já disse aos mais próximos que é melhor dar oportunidades a outras novas lideranças).


Então "entra em campo", por exemplo, os seguintes nomes:


Dagbaldo Vasconcelos - discursou praticamente em todos os eventos políticos da candidata a deputada eleita Gilma Germano e de Ricardo Coutinho em Cuité se apresentando como colega do então governador eleito nos tempos antigos. Dagbaldo poderia aproveitar essa amizade de alguns anos com RC para um provável apoio de peso para sua candidatura. A grande dificuldade seria o fato de nunca ter se elegido a um cargo político.


Dico - considerado a maior adesão ao bloco oposicionista, tendo em vista que o mesmo surpreendeu nas eleições de 2008 e obteve centenas de votos tornando se o primeiro suplente de vereador pela coligação da então prefeita Euda Fabiana. Dico anunciou sua adesão à Gilma Germano. O suplente de vereador tem a vantagem de reunir eleitores de 2008 que lhe apoiaram e votaram também na então na candidata a prefeita vencedora daquele pleito.


Dr. Diego -depois do desgaste sofrido com a não concretização de sua candidatura a prefeito em 2008, o jovem médico talvez, poderia ser uma aposta do ex-prefeito Dr. Medeiros. A grande vantagem é que o mesmo pode reunir um grande número de eleitores jovens. Mas também pode esbarrar na baixa popularidade pelo fato de não estar presente no município diuturnamente.


Péricles Venâncio - O ex vereador dos nomes citados, hoje, talvez , seja o mais cotado, pois foi o candidato a prefeito da oposição em 2008 obtendo mais de 5 mil votos contando com o apoio de Dr. Jaime e do prefeito daquela época Dr. Medeiros. Mas ele ainda enfrenta uma resistência até mesmo dentro do próprio grupo oposicionista.


Tárcio Pessoa - considerada a revelação nessas eleições de 2010, por ter conseguido alavancar a campanha do governador eleito Ricardo Coutinho com o engajamento da militância jovem. Entretanto, Tárcio tem um grande desafio: o de permanecer, mais assiduamente, no município. Em muitos casos, na política é necessário uma aproximação com alguns setores da sociedade mesmo no período que não há eleições.


Toinho Santana - surpresa no 1º turno das últimas eleições, Toinho Santana, quando poucos imaginavam, candidatou-se a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Realizando palestras em todos os bairros da cidade, ele obteve quase 500 votos em Cuité, muitos destes provavelmente, foram uma forma de protesto a algumas classes políticas da região. Assim sendo poderia transforma-se em uma 3ª via caso consiga apoios de algumas lideranças.


É inegável que com apoios de lideranças como o então ex-prefeito Dr.Jaime e também do governador Ricardo Coutinho e da deputada picuiense Gilma Germano, os nomes acima citados poderiam se tornar bastante competitivos e adentrarem na disputa com todo "gás" a ponto de obterem êxito. Vejamos o exemplo do próprio governador eleito que mesmo sem grande populariadade no interior do estado, conseguiu milhares votos através do apoio do popularismo do ex-governador Cássio Cunha Lima.


Do Blog do Ramsés França - Cuité PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário