terça-feira, 30 de novembro de 2010

Estudante de Pedra Lavada é campeã em categoria da Olimpíada de Língua Portuguesa

A paraibana Rossana Dias Costa, de 17 anos foi campeã na categoria Artigo de Opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa. A entrega dos prêmios aconteceu ontem (29) no Museu Nacional, em Brasília (DF) e foi realizada pelo presidente Lula. 20 estudantes foram premiados com medalhas de ouro, cinco de cada uma das quatro categorias.

Depois de quatro seletivas, os estudantes chegaram a Brasília para a homenagem prestada pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que anunciaram juntos o compromisso de perpetuar o evento, independentemente dos próximos governos.

“As olimpíadas têm um valor sagrado para o estudante da escola pública, que busca vencer o desafio da descrença na educação”, disse o presidente durante a solenidade.

“Sou a prova de que lutar pela educação vale a pena. Não importa o que digam para me convencer do contrário”, afirmou Rossana Dias Costa, 17 anos, vencedora na categoria Artigo de Opinião. Grávida de sete meses, a estudante de Pedra Lavada (Paraíba) estava orgulhosa com a premiação.

“Minhas amigas dizem que estou perdendo tempo, que estudar e ter um filho não é possível. Eu estou mostrando que isso não é verdade. Quero ser o exemplo para a minha filha quando ela nascer. Tenho o sonho de me formar farmacêutica e nada vai me parar até que ele seja cumprido. Acredito que, no Brasil de hoje, você só é alguém com educação, com opinião. É isso que vim mostrar hoje.”

Representantes locais

“Não estou triste. Já estou pensando em 2012.” Com um sorriso no rosto, Pedro Kennedy Oliveira, 16, estudante do Centro de Ensino Médio 1 do Núcleo Bandeirante, comemorava a participação na Olimpíada Escrevendo o Futuro. Medalha de prata na competição pela crônica Beleza cega, o jovem não pôde realizar o desejo de apertar a mão do presidente e receber dele a terceira medalha. Mas quem acha que Pedro ficou triste se engana.

“Para um estudante que nunca se imaginou escrevendo, participando de um concurso nacional, chegar até aqui é uma enorme vitória. Estou emocionado”, declarou. Pedro conta que, ao contrário da maioria dos competidores inscritos, teve pouco tempo para elaborar a redação, que chegou à fase eliminatória. “Foi a primeira vez que minha escola participou da Olimpíada de Língua Portuguesa e por isso o tempo de preparo foi reduzido. É uma honra para mim, com tudo o que enfrentamos, ser o representante da minha escola e do Distrito Federal”, festeja o cronista.

Ao lado de Pedro na disputa de um título para o DF, estava Joyce Hellen Braga de Jesus ,14 anos, do Centro de Ensino Fundamental de Brasília. “Daqui a dois anos, quando participar da próxima etapa, pode ter certeza que você vai ouvir meu nome naquele palco”, disse a estudante. Autora da memória Lembranças da nova capital, Joyce não desanimou.

“Vou começar a estudar com a professora assim que sairmos daqui. Em 2012, para mim será a vez de fazer uma crônica. Até lá, quero estar craque.”

7 milhões de alunos se inscreveram na edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário