quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evento movimenta cenário das artes visuais em João Pessoa



Exposições, shows e palestras estão incluídas na programação

Há 5 edições que o Festival Mundo inicia suas atividades com uma mostra de artes visuais. Este ano não seria diferente. A sexta edição do Festival inicia oficialmente suas atividades nesta sexta feira (5) com a abertura da exposição coletiva V, que traz joves artistas que tem se destacado nas Artes Visuais em João Pessoa. A vernissage acontecerá às 20h na Usina Cultural Energisa. Na ocasião, acontecerá um pocket show do músico Rieg R no espaço Cine Café e uma palestra sobre vídeo-arte digital com o artista plástico Chico Dantas. Logo após, show da banda paranaense Nevilton, no Espaço Mundo.


Intitulada V, a mostra reune cerca de 21 artistas/coletivos sob a curadoria do artistas plásticos e ilustradores Diego Gerlach e Thiago Trapo, com coordenação do jornalista Fabio Queiroz. Com um nome desvinculado do evento principal, o curador explica que esse título dá margem a várias leituras sobre a exposição. “Por trás do impacto incisivo e angular da letra V, repousa um manancial de leituras”, afirma Diego Guerlach. Sendo assim, temos a letra V, que quando exposta pelas mãos pode ser um sinal de vitória ou, em tempos medievais, um gesto de pilhéria - mas que também é o nome do principal romance de Thomas Pynchon (1963).


Participarão da exposição Aline Beutenmüller (PB), Alessandra M. Soares (PB), Alessandro Potter (PB), Arthur Maia (PB), Chico Dantas (PB), Coletivo Suporte (PB), Cris Calaço (PB), Dani Calaço (PB), Diego Gerlach (RS/PB), Coletivo Holístico Extrapiramidal (PB), Íris Helena (PB), Krysna Nóbrega (PB), Luana Neiva (PB), Mariana Bueno (SP), Sérgio Rodriguez (RS), Verdeee (PB), Wênio Pinheiro (PB), Ovni Crew (PB), Rafael Passos (PB), Rafael Pereira / Cão Possuído (SP), Rafael Volleseele (PB), Shiko (PB), Silvia Maria (PB/SP) e Thiago Trapo (PB), expondo ilustrações, pinturas, infogravuras, desenhos, vídeo-arte e fotografias.


Após a vernissage, às 22h, a comemoração continua no Espaço Mundo - onde acontecerá show da banda de indie pop Nevilton, que já se apresentou duas vezes em João Pessoa. Este show será gratuito para os 100 primeiros compradores do Passaporte para os 3 dias de shows do Festival e, para os demais, o ingresso custará R$8,00 – vendas no local.


O Festival Mundo acontecerá de 5 a 25 de novembro nas dependências da Usina Cultural Energisa. Dentro da programação, exposição de Artes Visuais, palestras, debates, oficinas, workkshops e ainda três dias de shows (13, 14 e 15) com bandas argentinas e brasileiras que figuram na cena musical independente. Ingressos à venda no Espaço Mundo, na loja Moinho (Manaíra Shopping) e na Música Urbana. Mais informações em http://coletivomundo.com.br.

da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário