terça-feira, 16 de novembro de 2010

Duas Visões: Buba Germano critica Dilma, mas se diz otimista com o Governo Ricardo.



O presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), o prefeito de Picuí Buba Germano (Foto), se posicionou de forma bem diferente ao falar de suas expectativas sobre a futura presidente Dilma Rousseff (PT) e sobre o futuro governador Ricardo Coutinho (PSB). Primeiro ele criticou o pouco diálogo do Governo Federal com os municípios, mas depois destacou a forma democrática de governo apresentada pelo socialista enquanto prefeito de João Pessoa.


Sobre Ricardo, por sinal, ele fala do prestígio que as entidades representativas e não governamentais tiveram com a Prefeitura de João Pessoa durante os anos em que o governador eleito foi prefeito e disse que agora espera uma relação parecida entre o Governo e a Famup. “O município é a base da pirâmide e precisamos incentivar o municipalismo. E isto só se faz com muita conversa”, destaca. “Tenho uma expectativa bastante positiva de que isto aconteça com Ricardo Coutinho”, completa.


Já ao falar de Dilma, o presidente da Famup critica a tentativa de se criar uma nova CPMF mais uma vez como contribuição, num modelo em que o Governo Federal não é obrigado a repassar um percentual para o Estado e para o Município. “Isto aconteceu com Lula e sua sucessora já deu mostras de que fará o mesmo. É mais um tributo para o contribuinte, mas que não será gerido por quem de fato conhece as questões locais”, frisou.


Ele explica ainda que o resultado das eleições gerais deste ano acabou sendo muito maléfico, por causa da “ampla vitória” dos candidatos governistas. “Acabou o ponto de equilíbrio no Congresso Nacional. Com a ampla maioria de Dilma, ela deve aprovar todos estes absurdos sem dificuldades”, disparou.


Por fim, ele defendeu um “pacto federativo” em que os municípios sejam de fato protegidos e desdenhou da tese de que a CPMF será revitalizada para que seja investida exclusivamente em saúde. “A gente sabe que isto é uma mentira. Porque na primeira vez disseram a mesma coisa e aos poucos o dinheiro foi sendo desviado”, concluiu.


Do MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário