quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CUITE: Pediatra afirma que município busca o selo UNCEF.


A presença de pediatras nas equipes mínimas do Programa Saúde da Família (PSF), destinado à atenção básica e ao acompanhamento da saúde dos brasileiros é fruto de uma decisão dos gestores locais, embasada na autonomia que todos os municípios brasileiros têm para organizar estes serviços. Em 2009, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) teve uma conquista importante, o Ministério da Saúde recomendou a presença de pelo menos um médico pediatra nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos municípios das Regiões Nordeste e da Amazônia Legal, em função dos índices de Mortalidade Infantil registrados nestes territórios.
A pediatra de Cuité, Dra Walderez Maria Alves Teixeira, realiza seus atendimentos, as quartas-feiras, pela manhã, no NASF, localizado na Unidade Básica de Saúde Raimunda Domingos. Além dos atendimentos agendados a pediatra faz a evolução das crianças internadas no Hospital e Maternidade Municipal de Cuité.
Os NASF devem oferecer suporte técnico às equipes de PSF e aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), realizando atividades como supervisão, atendimento em conjunto e específico.
A Dra. valderez resaltou a importância do ato pediátrico faz parte da proposta da UNICEF e em serviços de puericultura, onde esse profissional contribue de forma decisiva para uma melhoria da qualidade na saúde da infância e da adolescência, alem da importância do acompanhamento no crescimento e desenvolvimento das crianças, na orientação nutricional e psicossocial, além da vacinação e alimentação.
Estas ações contribue de forma direta para o objetivo do município na busca do selo UNICEF.

Blog da Sisal com voz de pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário