sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

População teme estouro de um açude em São Vicente do Seridó.

O açude Tapuias, localizado em São Vicente do Seridó, ameaça estourar, e caso isso aconteça, pode atingir o município de Soledade, causando grandes estragos. O Ministério Público já recebeu a denúncia e solicitou à Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Defesa Civil Estadual e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), uma visita ao manancial na próxima segunda-feira para checar a situação. O gerente de monitoramento da Aesa, Lucílio Vieira, informou que já foi feita uma averiguação ao Tapuias há dois meses e o açude não corria o risco de estourar.


O presidente da Câmara de Vereadores de Soledade, Wellington Gouveia, disse que já marcou uma reunião para o dia 23 para discutir o assunto com a população de Soledade e de São Vicente do Seridó, e posteriormente encaminhar um documento ao governo do Estado e aguardar uma resposta”, disse.


Desde janeiro, o governo mapeia a situação dos açudes e barragens estaduais, mas ainda não detectou situação de risco em nenhum. O gerente de monitoramento da Aesa, Lucílio Vieira, informou que o reservatório que apresentou situação mais crítica foi o de Nova Olinda, chamado “Saco”, que está com 16,8% da capacidade. “Ele apresentou várias infiltrações e já está sendo recuperado”, afirmou.


A Aesa monitora diariamente 121 açudes em todo o Estado da Paraíba e, segundo Lucílio Vieira, quando cheios, os mananciais acumulam quatro bilhões de metros cúbicos. Atualmente, os reservatórios apresentam 2,7 milhões de metros cúbicos. “Para o período, a situação está normal e há expectativa da maioria dos açudes sangrarem este ano, caso o índice de chuvas continue normal ou acima da média prevista para os próximos meses”, afirmou.


Atualmente, seis açudes estão sangrando, entre eles, os de Araçagi, Diamante, Juru, Tavares, Caraúbas e São José de Piranhas. Boqueirão está com 80,5% da capacidade máxima e o Coremas Mãe D’água com 75,3%. O açude de São José do Sabugi está com 0,3% da capacidade.


Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário