sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Seridó paraibano passa a fabricar jóias com várias gemas exóticas


Seridó paraibano passa a fabricar jóias com várias gemas exóticas
A Paraíba é destaque nacional como centro produtor de gemas de variadas espécies e cores, principalmente turmalinas, águas marinhas, e variedades de quartzo. Das 1.400 ocorrências minerais encontradas no Nordeste, 41 % estão situadas aqui no Estado. Toda essa potencialidade vai gerar mais empregos e renda na região do Seridó com a criação de três núcleos para lapidação de jóias e semi-jóias nos municípios de Pedra Lavrada, Picuí e Santa Luzia.

Os núcleos tem como objetivo transformar em jóias 50% das gemas lapidadas atualmente até 2011 e 70% até o final de 2012, promovendo o desenvolvimento sustentável dos artesãos do setor mineral, do Seridó paraibano, com geração de renda e emprego por meio do aprendizado. Mais de 70 pessoas estarão fixadas de forma direta na atividade. Serão oferecidas capacitações para os jovens que irão aprender a lapidar as pedras, terão noções básicas de design de jóias e lições de empreendedorismo.

Será estruturado um Pólo Produtivo de gemas, jóias e semi- jóias com máquinas e equipamentos de lapidação, desenvolvimento e acabamento de jóias representando mais uma atividade para a região que ate então apresentava poucas opções econômicas.

As pedras atualmente são apenas extraídas e vendidas em estado bruto. Com o Pólo Produtivo as pedras já serão comercializadas lapidadas, com isso o valor agregado passa a ser de 50 a 100 vezes o valor da pedra. O quartzito é umas das pedras que rendem os valores mais altos. Colares produzidos com essa pedra semi-preciosa podem chegar a custar cerca de R$2.600.

“Queremos que a população possa trabalhar de forma independente ou em cooperativas, com a indispensável qualidade de mão-de-obra e a mentalidade empreendedora para produzir e lançar seus produtos com sucesso no mercado, garantindo vida independente com renda digna, valorizando a matéria-prima e transformando-a em produtos de aceitação nacional e internacional”, afirma Marcos Magalhães, gestor do projeto de Mineração do Sebrae.

A região do Seridó possui os minerais com as cores mais exóticas do Brasil o que gera boa aceitação dos consumidores. “O público alvo, composto por mulheres, está sempre em busca de novidades e produtos únicos, com as jóias produzidas na Paraíba, elas terão mais uma opção na hora de comprar acessórios que priorizam o design e a qualidade”, completa o gestor.

A criação dos núcleos é uma parceria entre Ministério da Integração Nacional, Sudene, Governo do Estado da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Ciência e Tecnologia, Departamento Nacional de Produção Mineral, Sudema, Cinep, Fiep, Senar, Instituto Nacional do Semi-Árido, Cooperativa dos Garimpeiros e Sebrae.


Fonte: http://velosocampina.blogspot.com/2011/02/serido-paraibano-passa-fabricar-joias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário