sábado, 19 de março de 2011

Ricardo participa da inauguração do IFPB em Picuí e garante rede profissionalizante no Estado


O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou na manhã desta sexta-feira (18), da inauguração do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) no município de Picuí e classificou a formação técnica e profissionalizante como o grande caminho para que a Paraíba supere as suas profundas dificuldades. Ricardo anunciou que o Estado já está trabalhando para implantar escolas técnicas-profissionalizantes nas principais regiões do Estado.


O equipamento foi construído no bairro Centenário com recursos da ordem de R$ 5,9 milhões do Governo Federal, dentro do Programa de Expansão Tecnológica em parceria com a Prefeitura de Picuí que forneceu o terreno. Ao todo, 700 alunos estão matriculados nos cursos de mineração, agroecologia, edificações integrada e técnico em informática.


O governador foi convidado para ir a solenidade pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira e pelo prefeito de Picuí, Buba Germano (PSDB). O evento contou ainda com a participação da deputada estadual, Gilma Germano (PSB); da deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), do deputado federal, Efraim Filho (DEM), além de prefeitos da região e secretários estaduais.


Ricardo ressaltou que o ensino superior não é o único caminho. Para o governador, é um importante caminho para a qualificação, mas não é o único. “O ensino técnico nos tempos de hoje é o grande caminho para o crescimento coletivo e individual da população brasileira. Se existir 30% a mais de mão de obra na construção civil ela estará automaticamente integrada ao mercado pela carência muito forte nessa área”, afirmou.


Outra área em potencial na região do Curimataú e Seridó, segundo o governador, é a mineração, para o fortalecimento deste setor que precisa crescer de forma sustentável. “É um passo importante para potencializar o crescimento da região e da cidade de Picuí, que certamente ajudarão nesse grande projeto de desenvolvimento do Estado. Será uma mudança de cultura e desenvolvimento dos setores da mineração, comércio, construção civil e ampliação da educação”, comentou.


Missão – O diretor do IFPB, João Batista, disse que a região vive um momento histórico o sonho de quatro anos dos que fazem a instituição e da população da região. Ele destacou o empenho da instituição em cumprir a missão dada pelo então presidente Lula que viu no ensino profissionalizante a possibilidade de revolucionar a educação do país. “Vamos formar jovens que serão agentes construtores de um tempo de conhecimento e prosperidade”, ressaltou.


Para o prefeito de Picuí, Buba Germano, o IFPB na região já está contribuíndo no desenvolvimento da região com a possibilidade, além de formar jovens da região junto com o campus da UFCG de Cuité, que no futuro ocuparão o mercado de trabalho nas áreas de mineração, informática e construção civil. Ele também destacou que a instituição representa também o crescimento imobiliário para professores e alunos e o crescimento do comércio e serviços.


Sonho – A estudante Aracelia Azevedo, do curso de agroecologia, disse que os alunos estão realizando o sonho de terem uma universidade com ensino profissionalizante de qualidade, praticamente ‘na porta de casa’. “Saímos de uma realidade bastante difícil em salas pequenas e sem estrutura e agora vamos estudar em um lugar amplo, agradável e adequado para construirmos uma ponte entre alunos, professores e o povo”, comemorou.


O governador e prefeitos da região também vistoriaram as obras do Hospital Regional de Picuí, que está sendo construído pelo Governo do Estado. O governador participou ainda de uma reunião com prefeitos que entregaram um documento com propostas para a região.


Em seguida, Ricardo Coutinho cumpre agenda no município de Cuité para assinatura de ordem de serviço para o início das obras de drenagem e pavimentação do acesso à UFCG e de ruas no município.

Fechar [x]
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário