sexta-feira, 4 de março de 2011

TROTE: ATÉ ONDE PODE CHEGAR ESTE TIPO DE CRIME!


NOTA DE REPUDIO AOS QUE FIZERAM ISTO.
TROTE: ATÉ ONDE PODE CHEGAR ESTE TIPO DE CRIME!


Dirijo-me a este tópico para trazer à tona um acontecimento que, até então, só presenciávamos pela televisão, mas que já virou realidade em nosso meio: o abuso em trotes universitários


Ontem, minha irmã foi vítima de um trote violento na Universidade Federal de Campina Grande (Campus Cuité) por parte de alguns estudantes do curso de Nutrição. Fizeram-na assinar um termo de responsabilidade e, por achar que estavam isentos de qualquer tipo de culpa, levaram-na a ingerir bebida alcóolica (fato que nunca tinha feito em toda sua vida), além de se submeter a situação humilhante e degradante, chegando a Picuí ferida (com ferimentos na boca e na perna) e, por pouco, não entrou em estado de coma. Porém, ficou desmaiada por cerca de 6 horas.


Aí vem a pergunta: Estamos formando nutricionistas ou pessoas que infringem a lei levando menores a correr risco de vida? Onde fica o posicionamento da faculdade neste tipo de atitude? Haverá alguma punição administrativa? E este termo de responsabilidade, tem efeitos?


Primeiramente, este não tem efeito de nenhuma natureza. Primeiramente, porque quem o assinou foi uma menor de idade (relativamente incapaz) que só o poderia fazer mediante a presença de responsáveis (o que não aconteceu), podendo implicar em anulabilidade do negócio jurídico. Segundo, está dotado de vício de coação, pois foi assinado mediante pressão injusta de modo que a vítima não o assinaria em condições normais. Terceiro,jamais a vontade das partes poderá sobrepor o que a lei considera como crime e irresponsabilidade. Além de haver o fato de oferecimento de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos que é ILEGAL!


Portanto,esperamos uma atitude da Universidade. Embora tenham proíbido o trote, este teve início no interior de seu campus, pois foi lá que foram recolhidas as assinaturas e lá que teve início a retirada dos alunos para o trote. Se era proibido, a universidade deveria impedir a retirada, principalmente,dos menores de idade.


Retirado da comunidade Curimataú Paraibano do orkut enviado por: Joagny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário