quinta-feira, 3 de março de 2011

PICUÍ: nevoeiro atípico na zona urbana ocorreu na manhã de hoje







Um fenômeno atípico ao clima da cidade de Picuí foi registrado hoje bem cedo em toda a zona urbana do município.

Os moradores da cidade de Picuí foram surpreendidos, na manhã de hoje, por um fenômeno chamado NEVOEIRO ou SERRAÇÃO, que não é comum para a localização que o município ocupa.

Sendo assim, esse tipo de fenômeno acontece em cidades visinho como Cuité, Nova Floresta e Baraúna, cidades com maiores altitudes do que Picuí. Os nevoeiros diferenciam-se das nuvens porque ocorrem junto à superfície. É umidade condensada perto do solo, em forma de depósito.

Não são mantidos em suspensão pelas correntes ascendentes. Gotículas de água extremamente pequenas e que, por convenção reduzem a visibilidade horizontal a menos de mil metros.

Segundo Niédja Alves, Professora de clima do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí, esse fenômeno é muito comum em cidades altas. “Nós sempre vemos isso em locais frios, úmidos e elevados e o que pode ter acontecido em Picuí foi uma queda de temperatura”, concluiu.

SEGUE ABAIXO UMA EXPLICAÇÃO DETALHADA DE COMO OCORRE UM NEVOEIRO OU SERRAÇÃO:

Os nevoeiros diferenciam-se das nuvens porque ocorrem junto à superfície. É umidade condensada perto do solo, em forma de depósito. Não são mantidos em suspensão pelas correntes ascendentes. Gotículas de água extremamente pequenas e que, por convenção reduzem a visibilidade horizontal a menos de mil metros. Formam-se à superfície.

A obscuridade na atmosfera pode dever-se às diminutas gotas de água ou às partículas de fumaça (ou ambas) em suspensão na atmosfera. São condições essenciais para sua formação: no dia anterior unidade elevada à tarde, com céu limpo; ventos fracos; forte arrefecimento noturno pela radiação terrestre (fraca nebulosidade). Ocorrem pela manhã e são dissipados pela insolação, sendo mais comuns nos vales e planícies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário