terça-feira, 15 de março de 2011

PICUÍ: Festa de aniversário da cidade começa com exibição de peça teatral.


A festa de 107 anos de emancipação política da cidade de Picuí terá início nesta terça-feira, 15, com a peça teatral “A Farsa do Advogado Pathelin” (La farce de maître Pathelin) exibida pela CIA de Artes VIRAVOLTA, da cidade de Cuité.


Com a peça teatral, o município de Picuí se mostra em inteira combinação com cidades vizinhas em cada uma poder mostrar o que tem de melhor, além de exibir o potencial artístico dos seus cidadãos.


Para Joana Cristina, diretora do Departamento de Cultura de Picuí, os eventos culturais que acontecem no Centro de Convivência Pedro Tomás Dantas ‘é para usar o espaço para o qual o objetivo principal está sendo cumprido e assim formar parcerias com as cidades vizinhas, como o caso da peça teatral da Cia de Artes VIRAVOLTA’, concluiu.


O elenco e ficha técnica da peça teatral:


Elenco:
· Advogado Pathelin: Jéfferson Radan;
· Guilhermina: Denys Mitchel;
· Guilherme: Daví Kennedy;
· Teobaldo: Jéssika Rayanne;
· Juiz: Rubstay Muniz;




Ficha Técnica:
· Autor: Desconhecido (Idade Média – Europa)
· Direção Geral, Cenário e Figurino: Jéfferson Radan;
· Iluminação: Allan Kleyton


As apresentações culturais terão início às 20hs e serão abertas ao público no centro da cidade.


CONHEÇA AGORA A SINÓPSE DA PEÇA TEATRAL “A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN” QUE SERÁ APRESENTADA AMANHÃ:


Dizem que “o problema dos espertos é pensar que todo mundo é bobo”. Talvez se Pathelin tivesse ouvido este dito popular, a história seria outra… A Farsa do Advogado Pathelin (La farce de maître Pathelin) é uma peça de teatro francesa, composta no fim da Idade Média, por volta de 1460 sendo encontrada apenas em 1469. A primeira edição impressa data de 1474. Esta peça, na qual não se tem conhecimento do autor (atribuí-se ora a Pierre Blanchet, ora Antoine de La Sale) constitui em uma das mais importantes obras do teatro medieval. Assim, é considerada a primeira comédia da literatura francesa.


A Farsa do Advogado Pathelin, inspirada na fábula “A Raposa e o Corvo”, conta a história de um advogado espertalhão que em momento de crise econômica, para vestir a si próprio e a sua mulher, resolve aplicar um golpe em um comerciante de tecidos. Critica e satiriza os costumes das duas mais fortes classes sociais do país de origem no século XV: os comerciantes e os homens de leis. Os personagens são todos trapaceiros e Pedro Pathelin, o protagonista, mente descaradamente. Com valores indiferentes da atualidade, o espetáculo torna-se ainda atual e atemporal.


Agora representado pela Cia de Artes de Viravolta – Cuité/PB – o espetáculo mistura propositalmente várias influências do teatro popular, como a comédia del’arte e o teatro de rua. A peça traz para o público os conflitos que fazem parte da sociedade desde a sua existência, como falta de dinheiro, luta pela sobrevivência, ética, busca pela justiça e até a trapaça. Estas são algumas das discussões que vêm à tona com uma pitada do humor popular, e é através desta alegria e movimento que o espetáculo resgata valores morais e políticos, racionalismo, em uma comédia sadia de censura livre.


FAÇA PARTE E COMEMORE OS 107 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO
ADMINISTRATIVA DE PICUÍ.

Jandy Macedo - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário