domingo, 13 de março de 2011

Aesa diz que vai chover com força no Curimataú neste fim de semana


As chuvas continuarão caindo sobre a Paraíba neste final de semana, principalmente na região semi-árida do Estado, que compreende o Cariri, Curimataú e Sertão. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a ocorrência de chuvas está confirmando as previsões para 2011, ano considerado favorável para a agricultura e de recuperação plena ou satisfatória dos reservatórios.


O meteorologista da Aesa, Alexandre Magno, informou que as chuvas ocorridas na Paraíba já superaram os totais pluviométricos registrados no ano passado, confirmando as previsões de chuvas normais ou acima da média histórica e eventos representativos em algumas regiões.


Ele destacou que na região do semi-árido – Cariri, Curimataú e Sertão – choveu mais do que o dobro das precipitações pluviométricas registradas no mesmo período do ano passado. Neste final de semana, a previsão é de que as chuvas voltem a se concentrar nessa região, enquanto na faixa litorânea deverá chover com pouca intensidade.


Alexandre Magno comentou ainda que a ocorrência de chuvas tem proporcionado uma situação confortável nos reservatórios da Paraíba, que deverão se recuperar em sua plenitude ou de forma satisfatória. Conforme levantamento da Aesa, dos 121 reservatórios monitorados, 25 estão sangrando, 86 estão com mais de 20% da capacidade de armazenamento; sete estão sob observação com menos de 20% de água armazenada e dois açudes se encontram em situação crítica, com menos de 5% do seu volume total.


O gerente executivo da Defesa Civil do Estado, coronel José Walber Rufino, afirmou que as chuvas caídas de forma mais representativa no Sertão e no Cariri não têm causado maiores danos às populações residentes em áreas de risco.


Segundo ele, os contatos constantes com o Corpo de Bombeiros e com as unidades de Defesa Civil dos municípios e os alertas da Aesa em relação a ocorrências de chuvas mais fortes têm surtido efeito e evitado o sofrimento das populações. “As chuvas que caíram em Sousa nos últimos dias alagaram ruas, mas não causaram nenhum dano às pessoas. A Defesa Civil do município colocou em ação o plano preventivo e todos já sabiam como conduzir e o que fazer”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário