sexta-feira, 20 de maio de 2011

RISCO DE “ARROMBAMENTO” EM AÇUDE LEVA MEDO À CIDADE DE PEDRA LAVRADA-PB



Na tarde desta quinta-feira(19), os moradores da cidade de Pedra Lavrada ficaram apreensivos com a notícia de que o açude de Edivaldo, cerca de 1 km da cidade, correria risco de arrombamento. E, consequentemente, poderia causar danos em casas que estão em área de risco.
A ‘parede’ do açude está muito danificada, aparentemente, por falta de manutenção adequada. No local que corresponde à sua metade, a terra está muito úmida e, parece está se ‘liquefazendo’. Também é evidente uma grande infiltração: desde a altura da lâmina d`água até sua fundação. Este tipo de fenômeno é conhecido pelos moradores locais por ‘revença’.
O açude de Edivaldo não é de grande tamanho. Sua capacidade de armazenamento é muito limitada. O assoreamento é bem visível e o volume de água acumulado não é muito significativo.
Aparentemente NÃO HÁ RISCO IMEDIATO de rompimento do açude, todavia, com as constantes chuvas que vêm ocorrendo e, por o solo estar muito encharcado, é prudente que se faça um monitoramento constante da situação.
O maior risco ocorre se um eventual rompimento causar um efeito dominó nos açudes imediatamente abaixo. Pois, logo depois do açude de Edivaldo tem o de Sr. Egídio, Sr. Valdeci e do Sr. Mirabeau (veja no infográfico abaixo).
Importante ressaltar, que o açude do Sr. Mirabeau tem uma grande capacidade de armazenamento, pois, sua área de inundação seria suficiente para captar a água dos açudes que estão logo acima. Isso, ocorrendo numa situação de pouca chuva. Caso uma chuva de grande intensidade ocorra, RECOMENDA-SE ENFATICAMENTE que as pessoas que moram em áreas de riscos, procurem um abrigo seguro.

Fonte: Voz de Pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário