segunda-feira, 30 de abril de 2012

PICUÍ PB: Professores do Lordão fecham bimestre com debate sobre o bullying.



No encerramento do primeiro bimestre, os professores da Escola Professor Lordão apresentaram o tema sobre o Bullying, que é um termo da língua inglesa (“valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.





Durante o bimestre os professores durante o planejamento foram levantando os dados referentes a casos que acontecem na escola e trabalhando o tema através do diálogo. Uma das ações adotadas foi a criação da função de professor conselheiro, que funciona como padrinho da turma e tem entre outra funções a responsabilidade de orientar/aconselhar seus alunos. A ideia surgiu de uma visita que os professores de ciências humanas fizeram a escola estadual de Monteiro, por ocasião da implantação do Ensino Médio Inovador.





Para discutir o tema com os alunos, os professores leram e discutiram o livro: BULLYING MENTES PERIGOSAS NA ESCOLA de Ana Beatriz Barbosa Silva, Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma das maiores especialista no que se refere ao Bullying.







Após a leitura e discussão do tema foi à hora de desenvolver as atividades práticas como charge, paródia, cartum, cartazes, vídeos, músicas, depoimentos, etc. Para encerrar o bimestre foi planejada uma pipocada, na qual os alunos assistiram ao filme Forrest Gump, que traz uma mensagem positiva sobre a superação e as potencialidades individuais. Apesar de não ter ainda uma estrutura adequada, a escola preparou o pátio coberto, os equipamentos e os professores dividiram os custos para a contratação de um pipoqueiro: Risadinha: Cinema e pipoca. A última apresentação ficou a cargo do teatro NEXUS que encenou uma peça sobre o bullying na escola.





O projeto sobre o bullying no Lordão foi planejado pela coordenação pedagógica formada pela professora Fabiana Aragão e a professora Jeanne Medeiros, articuladora do Ensino Médio Inovador e aplicado por toda a comunidade escolar. Parabéns a todos que se dedicaram ao trabalho. Para o segundo bimestre a equipe já planeja o projeto sobre drogas na escola.





Mídias no Lordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário