sábado, 28 de abril de 2012

PICUÍ PB: Programa Municipal "Aprender pra Valer" abre matrículas.

As matriculas para o programa municipal de alfabetização ‘Aprender pra Valer’ estão abertas na Secretaria de Promoção e Assistência Social. Serão disponibilizadas 100 vagas para, prioritariamente, pessoas que têm mais de 15 anos de idade e nunca tiveram acesso a escolaridade.

Para realizar a matrícula, os futuros alunos devem se dirigir à Secretaria de Promoção e Assistência Social, em horário comercial, levando seus documentos. O programa é desenvolvido numa junção entre as Secretarias de Educação, Promoção e Assistência Social e Planejamento, e conta com a parceria da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – campus Cuité.

Segundo Alessandra, coordenadora do programa, as escolas onde funcionará o programa continuam as mesmas da primeira etapa. “As escolas continuam com aulas no Pedro Henriques (São José), Severino Ramos (Limeira) e Ana Maria Gomes (Monte Santo) e os professores são os mesmos, ou seja, alunos da UFCG – campus Cuité, cada um em sua área de licenciatura”, destacou.

De acordo com Rosemary Farias, Secretária de Planejamento, foram feitas algumas alterações para melhor atendimento da demanda. Segundo ela, não há mais a faixa etária que antes era de 15 a 45 anos. Com a mudança, o programa visa beneficiar pessoas a partir de 15 anos que nunca tiveram contato com alfabetização inicial. “O analfabetismo ainda é muito comum e Picuí está engajado para diminuir o problema. O Governo do Estado tem programas para o mesmo fim, mas a Prefeitura de Picuí saiu na frente e desenvolve esse tipo de ação em caráter municipal”, concluiu.

O programa ‘Aprender pra Valer’ está na sua segunda etapa. Confira algumas mudanças:

- Aumento no tempo de conclusão, que passará de 4 para 6 meses;
- Aulas de cidadania de saúde.
Na primeira etapa, o programa teve 110 pessoas matriculadas. 92 concluíram e 50 continuaram a alfabetização através do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário