sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PICUÍ: Projeto da vereadora Jozelma de Aguifá dá nome de William Dantas a praça de moto taxistas.


Projeto de autoria da vereadora Jozelma de Aguifá dá nome a praça de mototaxistas localizada nas proximidades do Hospital Regional de Picuí de William Araújo Dantas.

Confira na sequência o projeto na integra.

PROJETO DE LEI Nº 003/2015.

DISPÕE SOBRE: Autoriza o Poder Executivo Municipal a denominar praça de mototáxi de nossa cidade de William Araújo Dantas, e dá outras providências.

        Faço saber que o Plenário da Câmara Municipal de Picuí aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei:
       
Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal, autorizado a denominar praça de moto táxi em nossa cidade de PRAÇA WILLIAM ARAÚJO DANTAS.

Art. 2º - A referida praça de moto táxi fica localizada nas proximidades do Hospital Regional de Picuí.

Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Câmara Municipal de Picuí, 02 de fevereiro de 2015.


JOZELMA CECILIA COSTA DANTAS
- Vereadora –


A parlamentar Picuiense justificou seu projeto com as seguintes palavras:

‘William Araújo Dantas foi, por cerca de 6 (seis) anos, mototaxista em nossa cidade, ganhando grande notoriedade entre os nossos munícipes. Infelizmente, no início de janeiro deste ano, uma tragédia ceifou sua vida, bem como a de sua esposa e de sua mãe, fato este que causou grande comoção popular em nosso município. Destarte, a homenagem com a inclusão de seu nome na supracitada praça de mototáxi revela-se como um pleito justo, em razão dos relevantes serviços prestados ao povo de Picuí por meio de seu labor’- disse Jozelma de Aguifá.

O projeto foi aprovado por unanimidade e foi enviado para sanção pelo chefe do Poder Executivo Municipal, prefeito Acácio Dantas.



Francisco Araújo

PICUÍ: Prefeito Acácio se reúne com profissionais do recursos do FUNDEB




Na tarde desta quinta-feira (19/02), o prefeito Acácio Dantas  esteve reunido com os profissionais do Magistério para apresentar o demonstrativo de aplicação dos recursos do FUNDEB, onde fez um comparativo entre os anos de 2012 a 2014.

No balanço apresentado, o prefeito falou sobre a receita e os valores gastos com pessoal e investimentos, como também apresentou a previsão para o exercício de 2015.  




Para dar início ao evento, a Secretária de Educação, Amarides Dias, deu as boas vindas e falou da importância do encontro. Já o Secretário de Fazenda, Adenilson Henriques, alertou sobre a crise financeira pela qual o país está passando, ressaltando que o planejamento é essencial neste momento. Em sua fala, o secretário de Administração, Joseilton Azevedo, disse que fomentar o diálogo entre as diversas categorias da Administração Pública é essencial para o bom andamento da gestão. 

No encontro, que contou com a presença de, aproximadamente, 150 pessoas, também foram abordados temas como: reajuste salarial, carga horária de 30h, entre outros assuntos pertinentes à categoria.




Ascom 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

PICUÍ: Projeto do Lordão é matéria em informativo da SPA.


O Projeto de Arqueologia: “Um passado ameaçado" da Escola Professor Lordão foi matéria  no informativo da Sociedade Paraibana de Arqueologia - SPA. A veículo  divulga estudos, expedições, artigos e ações de preservação de registros arqueológicos na Paraíba.

O projeto desenvolvido pelos alunos do Programa Ensino Médio Inovador tem como objetivo identificar as ameaças presentes nos sítios arqueológicos do Seridó Paraibano. O projeto já participou das feiras de ciências de tecnologia do Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

A pesquisa é orientada pelo professor Robson Rubenilson e tem José Djalisson, Ítalo Natã, Gustavo Lima e Edmundo Rodrigo como pesquisadores. O primeiro sitio objeto de estudo foi o Cachoeira do Pedro em Picuí.




Confira a matéria:

Em Picuí, alunos estudam arqueologia

Durante o ano de 2014 os alunos da Escola Estadual Professor Lordão, Picuí/PB desenvolveram, com a orientação do confrade Professor Robson Rubenilson, projeto de iniciação científica voltado para a arqueologia. A escola participa do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e se destaca pelas prática pedagógicas inovadoras premiadas nacional e internacionalmente. Com o título: “Um passado ameaçado” o projeto de arqueologia teve como objeto de estudo o Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro na cidade de Picuí. O sitio fica a 6 km da cidade e possui cerca de 13 painéis em inscrições muito semelhantes as da Pedra do Ingá.



O grupo de estudo composto pelos alunos Edmundo Rodrigo, Ítalo Natã, José Djalisson, José Gustavo e coordenado pelo professor Robson tinha como objetivo analisar as ameaças ao sítio em questão.

Durante a pesquisa bibliográfica, os alunos estudaram outros sítios arqueológicos da Paraíba utilizando-se das obras dos professores Juvandi Santos, Thomas Bruno Oliveira e Vanderley de Brito. As pesquisas de campo se concentraram no Sítio Cachoeira do Pedro e Pedra do Ingá. As pesquisas revelaram que, apesar dos cuidados que a família proprietária do sitio mantém, ainda são presentes as marcas da interferência humana decorrentes das visitas, além da ação das mineradoras, garimpos e a pecuária na região.

O Projeto “Um passado ameaçado” já participou de dois eventos de divulgação
científica, sendo um no Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB: Feira de Ciências e outro na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG: III Feira Regional de Ciências do Curimataú.


Fonte: SPA

MÍDIAS NO LORDÃO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Lena Caetano anima mais um carnaval de rua em Picuí-Pb

Lena Caetano, há aproximadamente 15 anos vem animando o carnaval de rua de Picuí, juntamente com Etiene (o índio), com o bloco alegria Lena e C&A composto por várias crianças que saem as ruas animando o carnaval dos que ficam como é conhecido.
Até 2013 Lena Caetano e Etiene juntamente com o bloco as virgens do "Limeira" com homens fantasiados de mulher que com muita descontração animam os foliões, realizando o carnaval de rua da cidade, que já foi sede de grandes carnavais de outrora.
“Lembro que comecei com instrumentos improvisados como latas, baldes, panelas e outros utensílios improvisados onde a orquestra eram minhas crianças, mesmo sem apoio sairmos as ruas como muita animação e alegria animando a cidade que fica deserta neste período.“ Disse Lena (foto).
No ano de 2014 surgiu a figura do empresário Fabrizio Medeiros que, juntou-se a Lena, a Etiene e aos demais foliões, tendo como objetivo se unirem em prol do resgate do carnaval de Rua de Picuí. Este ano, o empresário esta realizando o 2º ano animando a população e resgatando o carnaval de rua do município que estava ESQUECIDO. Este ano o bloco da Lena faz uma homenagem a Francimaria Caetano (In memoriam), que sempre participava dos carnavais junto com ela.
“Fico muito feliz em ver que o carnaval de Picuí esta sendo resgatado, Fabrizio esta de parabéns sempre gostei de carnaval, mesmo sem nenhuma orquestra fazíamos a festa, este ano o apoio de Fabrizio veio para somar.”Destacou Lena.
PortaldoCurimatau e Sobrinho com fotos da Creative

Picuí-Pb realiza mais um carnaval dos que ficam com alegria e descontração

Alegria, descontração e irreverência, são com esse clima que Picuí realiza mais um carnaval dos que ficam. Para garantir a animação de quem escolheu por ficar em Picuí, foi escolhida uma programação para todo tipo de gosto e estilo, que vai da machinha, samba ao axé elétrico.
Nas ruas, as atrações ficam por conta dos ‘blocos’ que desfilam com a participação de muitos foliões. Na praça de eventos, no início da noite, Wilton Pinheiro e Trio, anima o agitado público que comparece ao Evento carnavalesco.
Nesses dois primeiros dias de carnaval os foliões saíram pelas ruas da cidade, juntamente com Lena e suas crianças, Etiene, os blocos as virgens do "Limeira" com homens fantasiados de mulher e o bloco Canaboneca, além de centenas de pessoas, acompanhados por uma orquestra que animou á todos resgatando as tradicionais machinhas de carnaval, fazendo um grande arrastão pelas ruas da cidade, relembrando os antigos carnavais.
 O Carnaval de rua de Picuí, tem a coordenação do empresário picuiense Fabrízio Medeiros e Família. 
PortaldoCurimatau 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PICUÍ-PB RESGATA TRADIÇÃO E REALIZA CARNAVAL DOS QUE FICAM

Resultado de imagem para carnaval de rua de picuiPelo segundo ano consecutivo, Picuí estará nesse carnaval, resgatando uma tradição que há mais de uma década estava adormecida. E para esse ano, o evento cresceu de tamanho e, além do desfile pelas ruas da cidade, que começa às 3 horas da tarde, terá folia de rua a partir das 6 da tarde, na praça de eventos, em frente ao Bar de Nina, sob o comando de Wilton Pinheiro e Banda.
O Carnaval de Rua de Picuí no ano de 2014, com o bloco operários do Samba, fez uma homenagem ao Saudoso Delmiro Araújo, que por muitos anos animou o carnaval de Picuí, juntamente com Becão, Antonio de Bina,(In memorian), Zé do Fole, O Índio Etiene Dentre outros. Esse ano de 2015, a organização do evento estará homenageando o saudoso Antonio de Bina.
O município de Picuí já foi sede de grandes carnavais, reunia  milhares de pessoas,  com marchinhas,  fantasias improvisadas que  animava toda a cidade,  com o entusiasmo  de vários blocos e turmas da região.  Os principais blocos eram os “Caras Pretas e os Caras Brancas”, tinha ainda o bloco do Zé Pereira e as fantasias.
O tempo passou e o carnaval de rua foi perdendo o entusiasmo, preocupados e pensando em resgatar o carnaval surgiu a figura de Lena Caetano e Etiene, que reunindo crianças e populares  animam o carnaval de rua de Picuí, o famoso “Carnaval dos que ficam” com o bloco alegria, Lena e Cia. Além dos blocos as virgens do "Limeira"  com homens fantasiados de mulher que com muita descontração  animam  os foliões e o bloco Carnaboneca  coordenado por Degelson Luiz.
O empresário Picuiense Fabrizio Medeiros, filho de Miguel Vitalino e sua família, coordenadores do evento, através dos anos, estão conseguindo resgatar a tradição dos grandes carnavais da terra da carne de sol e do Picolé Caseiro. "O CARNAVAL DE RUA DE PICUÍ 2015 já está de vento em popa!". disse Fabrizio.
Fabrizio Medeiros
Fabrizio Medeiros
A Prefeitura do Município e as polícias militar e civil, serão parceiras do mega evento.  


Agentes Penitenciários realizam inspeção em cadeia pública de Picuí

Resultado de imagem para celulares encontrados na cadei publica de picuiOs Agentes Penitenciários Eliu, Junior e o diretor Antonio Carlos, realizaram na noite dessa Terça feira (10/02), mais uma inspeção rotineira na cadeia pública da cidade de Picuí, oportunidade em que, encontraram dois aparelhos celulares e um carregador.
Segundo informação dos agentes, apesar da rigorosidade exigida nas visitas rotineiras dos familiares dos detentos, vez por outra, aparece objetos proibidos nas mãos dos aprisionados.
PortaldoCurimatau

Picuí-Pb realiza abertura da XV Semana Pedagógica

Na manhã desta quarta-feira (11/02), O prefeito Acácio Dantas esteve presente na abertura da XV Semana Pedagógica. O evento, que reuniu cerca de 300 profissionais da Educação, acontece, entre os dias 11 a 20/02, na EMEF Ana Maria Gomes e marca o início das atividades educacionais do município para 2015.
Com o tema: “Traçando metas para garantir uma educação e qualidade” a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, idealizadora do evento, objetiva oportunizar um trabalho coletivo, com a participação de todos os sujeitos do cotidiano escolar, por meio de discussões que buscam refletir a realidade da escola e do seu entorno.
Na abertura oficial, tanto o Prefeito Acácio Dantas, quanto a Secretária de Educação, Amarides Dias e a Presidente da Câmara Municipal de Picuí, Ednalva Dantas, ressaltaram a importância da educação para o progresso do nosso país, como também enfatizaram a elevação dos indicadores educacionais do município de Picuí e a melhoria da qualidade do ensino público nos últimos 10 anos. “Acredito muito numa equipe que dá o melhor de si e que é comprometido com a profissão que escolheu e é assim que vejo os profissionais da educação do nosso município. Tenho plena certeza que avançaremos cada vez mais, afinal de contas, a  educação é um direito fundamental do indivíduo. Ela é capaz de capacitar as pessoas com conhecimento, habilidades e confiança, elementos fundamentais para a construção de um mundo cada vez melhor”, disse o prefeito.  
Na ocasião, o palestrante - Professor Dr. Flávio Romero Guimarães,  ex-presidente da UNDIME/PB, tesoureiro da UNDIME Nacional, Vice-Reitor da UEPB, Secretário Executivo Estadual de Educação, presidente do Conselho Estadual da Educação e ex-Secretario de Educação do município de Campina Grande e Superitendente da ESPEP -ministrou sobre o Plano Municipal de Educação: uma construção democrática. articulada e colaborativa.
Também prestigiaram o evento, a Secretários, Vereadores e o assessor do Superitendente da ESPEP. 
As aulas estão previstas para começarem dia 23 de fevereiro de 2014.
Ascom