sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TRE aprova contas de campanha de Cássio



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) aprovou, por unanimidade, as contas de campanha do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) em sessão realizada na manhã desta sexta-feira no plenário do Órgão. O relator do processo foi o juiz João Ricardo Coelho que não apontou quaisquer irregularidades tendo ainda o Parecer favorável do Ministério Público e a homologação irrestrita da Coordenadoria de Controle Interno do TRE – PB que não solicitou nenhuma diligência para as referidas contas.

O senador eleito declarou à Justiça Eleitoral despesas que somaram R$ 3.660.243,13 e uma receita que alcançou R$ 3.661.305,17.

Já nesta quinta, o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski admitiu o Recurso Extraordinário de Cássio Cunha Lima contra o indeferimento da sua candidatura ao Senado por aquela Corte Eleitoral e o processo segue agora para o Supremo Tribunal Federal (STF) a quem caberá julgar definitivamente, a legitimidade da sua candidatura que recebeu 1.004.183 votos dos paraibanos, que o tornaram o senador mais votado da história da Paraíba.

Fonte: da internet

Calendário de 2011 terá cinco feriados prolongados




O ano de 2011 terá cinco feriados prolongados, de acordo com a relação de datas nacionais e pontos facultativos divulgada ontem pelo Governo Federal.

De acordo com a portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicada no Diário Oficial da União, das 11 datas que caem em dias úteis, cinco ocorrem em terças e quintas-feiras, provocando o “enforcamento” das segundas e sextas-feiras e os consequentes feriadões, com até quatro dias de folga.

Fonte: da internet

Prefeitura de João Pessoa divulga atrações do fim de ano


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou nesta sexta-feira, dia 3, as atrações do fim de ano na Capital Paraibana. Todas as atividades vão acontecer no Busto de Tamandaré, Estação Cabo Branco e na Universidade Federal da Paraíba.

Clique no Anexo abaixo e confira a programação completa

A programação começa no dia 25, com o Concerto de Natal. A partir do dia 26, tem início o Festival “Música do Mundo’, reunindo nomes da música instrumental, e termina com a festa de réveillon.

O “Concerto de Natal” será executado pela Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), com participação do Coro Vozes da Infância, formado por crianças da rede municipal. A regência será do maestro Gustavo de Paco. A apresentação está marcada para começar a partir das 19h, da sexta-feira, dia 25, em palco armado à beira-mar, em frente ao Busto de Tamandaré.

Já no dia seguinte, às 20h, terá início o festival instrumental “Música do Mundo”, que esse ano abraça o evento ‘Paraibass’, com master class, workshops e concertos realizados no Busto de Tamandaré, na Estação Cabo Branco e na própria UFPB.

Na programação do “Música do Mundo”, acontecerá até dia 30, foram incluídos artistas de renomes nacionais e internacionais, ligados à música brasileira, ao jazz e à música erudita. Entre eles estão Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal.

Nesta versão 2010, as noites do festival serão encerradas sempre com uma jazz band. No elenco, estão a Jerimum Jazz Band, de Natal, a Campina Jazz Band, de Campina Grande, e a Experimental Jazz Band, de João Pessoa.

Réveillon

Logo no começo da noite do dia 31, os DJs paraibanos Guirraiz e Chico Correia apresentam remixes de música nordestina, com ênfase na paraibana. Em seguida, Jorge Vercillo entra com uma bela combinação de música para dançar e romantismo. Depois a festa continua com a apresentação de frevos, prenunciando o carnaval, ao som da Orquestra Sanhauá.

Fonte: da internet

Nada Mudou: Ratos, baratas e moscas convivem com presos do Roger


Ratos, baratas e moscas circulando pelas celas; presos se revezando para espantar os ratos; superlotação e condições desumanas no pavilhão 03, no isolamento e nas celas de reconhecimento; acúmulo de lixo e odor quase insuportável; presos condenados e provisórios (que ainda aguardam julgamento) juntos, nenhum trabalho, atividade educativa ou biblioteca. Esse foi o panorama encontrado pelos integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba (CEDDHC), em inspeção realizada, em 9 de novembro de 2010, na Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega (Presídio do Roger), em João Pessoa (PB).

As constatações do CEDDHC fazem parte de relatório divulgado contendo uma série de recomendações do Conselho sobre as condições sub-humanas verificadas no Presídio do Róger. Durante a inspeção surpresa (não houve aviso prévio), os integrantes do CEDDHC verificaram itens referentes à lotação do presídio e segurança, estrutura da penitenciária, saúde, alimentação, educação e trabalho, além de ouvirem denúncias de presos. Segundo o relatório, que traz fotografias, o quadro ali se apresenta como o pior do estado, armando-se a bomba para novas tragédias, como a que ocorreu em outubro de 2009 quando 15 detentos morreram durante um incêndio.

Estrutura em ruínas

Os participantes da inspeção constataram que nada mudou na estrutura do presídio, que permanece a mesma desde a visita feita pelo CEDDHC, em 20 de maio de 2009. “Os pavilhões apresentam o mesmo aspecto de ruínas visto na última visita. A fiação é totalmente exposta. A insalubridade é total, os esgotos são abertos, os canos estourados, as caixas de esgoto próximas às celas não têm tampas, vazando água servida e excrementos no pátio interno. Toda sujeira fica exposta e baratas, ratos, moscas e outros vetores circulam pelas celas. O mau cheiro é muito forte. Os piores lugares são o pavilhão 3, o “reconhecimento” e o isolado. Nessas celas, há um revezamento entre os presos para espantar os ratos”, consta no relatório.

Morosidade processual

O Conselho constatou que é quase unânime a reclamação contra a morosidade do andamento das execuções penais e processos criminais. “Inúmeros presos fizeram pedidos pessoais de revisão de suas fichas de execução, alegando terem direito a benefícios. Presos mais instruídos alegaram que as deficiências das varas criminais e de execução penal causam a superlotação do presídio”. O diretor da penitenciária confirmou que ocorrem casos de presos com prazos excedidos ou que já teriam direito a benefícios.

As principais queixas dos internos dizem respeito à falta de defesa técnica e acompanhamento dos processos. Ao contrário da visita em 2009, onde estava presente um defensor público, desta vez não havia nenhum serviço de defensoria. Tanto os presos quanto o diretor afirmaram que desde a greve da defensoria não houve reinício dos trabalhos de assistência judiciária no presídio.

Presos mutilados

Apesar de estarem previstas duas equipes de saúde para o Presídio do Roger, a penitenciária tem apenas uma. No dia da visita, não havia médico presente. O CEDDHC detectou casos de detentos que precisam de cuidados urgentes, como cirurgias. Um dos detentos é paraplégico e fica numa cama no corredor por falta de espaço. Os conselheiros também constataram vários presos mutilados, em decorrência do incêndio de 2009. Os casos mais graves são de detentos que perderam nariz e orelhas e ficaram com o rosto completamente deformado. O CEDDHC recomendou ao governo da Paraíba que providencie imediatamente cirurgia plástica para os detentos que ficaram com sequelas do incêndio do Róger.

Restrição ilegal

Os membros do Conselho foram impedidos de entrar no presídio sem a autorização do secretário de Segurança. Somente após o diretor do Presídio chegar, quarenta minutos depois, e obter, via celular, a autorização do secretário da Administração Penitenciária na Paraíba, Carlos Mangueira, foi autorizado o ingresso dos conselheiros.

Para o procurador da República e presidente do CEDDHC Duciran Van Marsen Farena, a exigência de autorização para ingresso do Conselho ao presídio viola prerrogativa legal atribuída ao órgão, prevista no artigo 60, inciso IV, da Lei nº 5551/92 (lei estadual que instituiu o CEDDHC).

Espancamentos

Em retorno ao presídio, no dia 1 de dezembro, membros do Conselho e da Pastoral Carcerária receberam denúncias de sessão coletiva de espancamento de dois pavilhões, ocorrida na segunda-feira, 29 de novembro de 2010.

Recomendações

O relatório traz recomendações do Conselho ao Governo da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça. O Conselho ainda requer ao procurador-geral do Estado da Paraíba que apure as responsabilidades derivadas do ilegal condicionamento da entrada do CEDDHC à autorização prévia, o que inviabiliza qualquer espécie de monitoramento independente do sistema carcerário no estado e afronta as prerrogativas legais do Conselho. Enfim, o Conselho pede investigação sobre a sessão coletiva de espancamentos que teria ocorrido em dois pavilhões no dia 29 de novembro.

Participaram da inspeção ao Presídio do Róger o procurador da República e presidente do CEDDHC, Duciran Van Marsen Farena, Daniela de Queiroz Fernandes Farias (CEAV- JP), Eduardo Fernandes de Araújo (CRDH-CEDDHC-PB), Guiany Campos Coutinho (Pastoral Carcerária), Nelson Gomes Junior (UFPB- CRDH), Padre Bosco Francisco do Nascimento (Pastoral Carcerária), Priscilla da Fonseca (Estagiária CRDH), Renato Lanfranchi (CEDHOR-Santa Rita), Valdênia Aparecida Paulino (CEDHOR-Santa Rita).

O relatório da inspeção realizada no presídio do Róger está disponível na página da Procuradoria da República da Paraíba PR/PB, em www.prpb.mpf.gov.br.

Fonte: da internet

Caminhão se choca com outros dois veículos na rodovia que liga Pirpirituba a Belém


Um acidente envolvendo três veículos causou espanto, devido às dimensões do impacto, na tarde de ontem (2), na rodovia PB73, trecho que liga as cidades de Pirpirituba e Belém.
Segundo a polícia, um caminhão colidiu com outros dois automóveis na localidade denominada Ladeira de Pedra. Após perder o controle da direção, o campinense Emerson Bruno Dias Nogueira, de 19 anos, se chocou com um veículo Microônibus, conduzido por Djaelson Cavalcante Alves, de 49 anos, residente em João Pessoa, e, em seguida, com um Gol, que estava sendo dirigido pela oficial de justiça Maria de Lourdes Rocha Xavier, de 51 anos, moradora da cidade de Serraria.

Embora tenha sido de grandes proporções, o acidente não deixou vítimas, apenas danos materiais.

Fonte: da internet

Eleição para o Sebrae/Paraíba é adiada

Da Redação de João Pessoa
Publicidade
Foi suspensa a eleição para a escolha da nova direção executiva e conselho deliberativo do Sebrae/Paraíba, agendada para a manhã desta sexta-feira.

A alegação apresentada foi a inexistência de chapas inscritas para compor o Conselho Fiscal.

O novo pleito deverá ocorrer ainda em dezembro.

Prefeito de Bayeux Jota Júnior vai para o banco de réus no TRE e Veneziano Vital volta à pauta nesta sexta-feira


Conforme relação de pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), publicada na noite desta quinta-feira no site da corte, está confirmado para a manhã desta sexta-feira o julgamento do processo que pede a cassação do prefeito Jota Júnior (PMDB), de Bayeux.

Também volta para julgamento do Pleno do TRE o Recurso Extraodrinário de nº 1740, contra decisão favorável em 1º grau ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de Campina Grande.

Na sessão da última segunda-feira, Veneziano conseguiu uma vitória com gosto de derrota: por três votos, o Pleno decidiu não acatar o recurso movido pelo deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), concorrente em 2008 nas eleições municipais campinenses, do "cabeludo".

Um detalhe, contudo, está sendo comemorado pela defesa de Rômulo e é alvo de preocupação da assessoria jurídica do prefeito campinense: o relator João Ricardo Coelho, que foi seguido no voto por Newton Vita e pelo desembargador Manoel Monteiro, não acolhe o recurso, mas reconhece ter havido conduta vedada nas eleições por parte de Veneziano, aplicando-lhe multa de R$ 50 mil.

Nesse caso, Veneziano entra numa área pantanosa, do ponto de vista jurídico: torna-se potencialmente candidato a ser enquadrado na lei da ficha limpa, tornando-se inelegível.

Fonte: da internet

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Governo do Estado da Paraíba libera documentos e abre os arquivos da ditadura militar



O Governo do Estado abriu os arquivos da ditadura militar através do decreto nº 31.816, de 29 de novembro de 2010. O decreto dispõe sobre o acesso aos documentos produzidos e acumulados por órgãos de inteligência e informação, especificamente aqueles relacionados ao período do regime militar no Brasil. As informações serão disponibilizadas através do Banco de Dados Memórias Reveladas, mantido pelo Arquivo Nacional.
De acordo com o decreto, fica assegurado, a todos os interessados, o acesso às informações dos documentos produzidos e acumulados na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, pelas unidades de inteligência da Polícia Civil e Militar do Estado e pelas Assessorias de informação dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, especificamente aqueles relacionados ao período do regime militar no Brasil, “por serem fontes importantes de interesse público e geral para o resgate da memória, para defesa dos direitos dos cidadãos e dos direitos humanos e para recuperação de fatos relevantes da história contemporânea brasileira”.
A organização do material será efetivada por meio da rede Nacional de Cooperação e Informação Arquivísticas - Memórias Reveladas, fruto do Termo de Cooperação firmado entre o Arquivo Público do Estado, Gerência Operacional de Arquivo e Documentação, e o Arquivo Nacional, gestor do Centro de Referência das Políticas no Brasil (1964 -1985) - Memórias Reveladas, transformando-se em Ponto de Acesso e Pesquisas às informações da Rede, facilitando o acesso e pesquisa e defesa de direitos, independentemente da instituição custodiadora.
“O acesso se dará mediante cadastramento e aceitação do termo de responsabilidade de uso e divulgação de informações sobre terceiros, no qual o usuário se responsabilize por eventuais danos oriundos do uso inadequado do documento e de informações nele contidas”, informa o decreto. A aceitação do termo de responsabilidade, conforme o decreto, eximirá o Poder Público de ônus por eventuais danos morais ou materiais causados a terceiros pela divulgação de informações obtidas nos referidos acervos.

fonte: da internet

Maria Bethânia confirma para janeiro show gratuito em João Pessoa


A cantora Maria Bethânia confirmou em seu site oficial que realiza no dia 22 de janeiro de 2011 um show em João Pessoa, dentro do Projeto Estação Nordeste.

A programação oficial do evento, realizado anualmente pela Prefeitura da Capital, ainda não foi divulgada, mas a cantora acabou vazando a sua própria participação ao fazer o anúncio em seu portal na internet.

Ela destaca, inclusive, que o show será gratuito, em “praça pública”, segundo colocou em seu site. Assim, especula-se que o show pode acontecer ou no Busto de Tamandaré (local que nos anos anteriores recebia as principais atrações) ou no Ponto de Cem Reis (recentemente reinaugurado).

da internet.

Ricardo gastou R$ 9,2 milhões a menos que Zé Maranhão para se eleger; confira os gastos


O atual e o futuro governador, respectivamente, José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) prestaram contas da campanha no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e revelaram números impressionantes. Juntos eles gastaram R$ 30.460.533,84 milhões.
Quem gastou menos foi o governador eleito Ricardo Coutinho. Para se eleger ele investiu um total de R$ 10.610.247,63 milhões, ou seja, R$ 9.240.038,58 milhões a menos que José Maranhão que declarou ter gasto R$ 19.850.286,21 milhões. Significa que os socialista gastou 87% menos que o peemedebista para conquistar a vitória nas urnas.
A arrecadação de Ricardo Coutinho também foi menor que a de José Maranhão, de acordo com o declarado no TRE. Conforme o apresentado, o socialista arrecadou R$ 9.546.862,49 milhões e o peemedebista R$ 15.053.177,76 milhões, uma diferença de R$ 5.506.315,27 milhões.
Consequentemente o déficit de Maranhão foi maior que o de Ricardo. O peemedebista ficou com um saldo devedor de R$ 4.797.108,45 milhões. Já o socialista tem um déficit de R$ 1.063.385,14 milhões.

Fonte: da internet

TRE arquiva por unanimidade ação contra Cássio Cunha Lima


O Tribunal Regional Eleitoral acatou, por unanimidade, o pedido dos advogados de defesa do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e decidiram pelo arquivamento de mais uma ação contra o tucano.

Na sessão desta terça-feira (29) a Corte julgou uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) contra o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que foi movida pelo Ministério Público. No argumento, os advogados de defesa alegaram perda de objeto e afirmaram que tucano já foi julgado e penalizado nesse caso.

O Relator, Juiz Carlos Neves acatou pedido dos advogados de Cássio Cunha Lima e votou pela perda do objeto. Todos os outros juízes acompanharam o relator.

O advogado Harrisson Targino utilizou seu mini-blog, na tarde desta terça-feira, (29) e declarou que o TRE estava julgando a Aime contra Cassio e se tratava dos mesmos temas das Aijes da DAC e da União. “...absolutamente os mesmos temas”, postou.

Harrisson acrescentou que a defesa do tucano alegou perda de objeto e disparou: “Cássio já foi julgado sobre os mesmos fatos e já cassado..”, finalizou.

Entenda o caso

O processo que corria em segredo de justiça e é de autoria do Ministério Público e tem como relator o juiz Carlos Neves.

A ação é referente às eleições 2006, quando Cássio Cunha Lima era governador do Estado e concorria à reeleição. Apesar de correr em segredo de justiça, o julgamento foi publicado na pauta na edição da última terça-feira (16) do Diário da Justiça.

Contra o senador eleito, o TRE já julgou os processos do Caso FAC (motivo da cassação do mandato de governador), do Jornal A União (processo que ainda não foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral). Entre os processos que estão em andamento contra Cássio estão os envelopes amarelos e do dinheiro no edifício Concorde.

Atualmente, Cássio está recorrendo ao Superior Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisão do TSE que acatou o pedido de indeferimento do registro de sua candidatura para senador na eleição deste ano. O ex-governador do Estado, Cássio Cunha Lima obteve nas eleições mais de um milhão de votos.


Fonte: da internet

Bandido clona cheques e engana comeciantes picuienses

Na última semana um bandido, ainda não identificado, enganou vários comerciantes de Picuí. Segundo as vítimas, o própio chegou pedidndo para o cheque ser trocado com um desconto de R$: 50,00 para o financiador. Uma proposta tentadora, já que todos os cheques continham o valor de R$: 980,00 em nome da Prefeitura Municipal de Picuí.
São conhecidas várias vítimas na cidade e fora dela também. Cerca de 4 ou 5 pessoas foram enganadas aqui na cidade.
A polícia investiga o caso e procura o acusado.

da internet.

Picuí é contemplado com Projeto Nascer

Desde 1985, quando foi registrado o primeiro caso de Aids na Paraíba, até o ano passado, o Estado registrou 4.029 casos da doença, de acordo com dados da Gerência das DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desse total, 2.715 foram registrados em homens e 1.314 em mulheres. Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico prévio e do tratamento para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a SES realiza nesta quarta-feira (1º) – Dia Mundial de Combate a Aids – uma série atividades no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, que é referência para esta e outras doenças infecto-contagiosas.

Entre várias atividades, o Clementino Fraga quer lembrar à sociedade a importância do uso de preservativos para a prática do sexo seguro. A abertura acontece às 08h30, com a participação da Banda da Polícia Militar. Às 8h45, haverá um ato ecumênico. Às 09h30 está programada uma apresentação do grupo teatral da Associação das Prostitutas (Apros), que vai chamar atenção das pessoas sobre a importância da prevenção da doença. Haverá a distribuição de preservativos masculinos e femininos para as pessoas que comparecerem ao complexo, nesta quarta-feira.

Ações e projetos - O gerente operacional das DST/Aids, Ricardo Soares, explicou que, entre as ações e projetos desenvolvidos pelo governo para o combate e prevenção às DST/Aids, estão o Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e o Projeto Nascer. O SPE está presente, hoje, em cerca 200 escolas da rede pública municipal e Estadual de 122 municípios paraibanos.

A proposta do PSE é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

Projeto Nascer - Na Paraíba, o Projeto Nascer está instituído em 35 serviços de saúde e mais oito serviços foram treinados para a implantação do projeto, neste mês de novembro. Os novos municípios beneficiados são: Picuí, Ingá, Araruna, Pedras de Fogo, Pilar, Mamanguape, Alhandra e Rio Tinto.

O Projeto Nascer amplia a cobertura do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento, garantindo a realização do teste rápido do HIV e sífilis em mulheres que não fizeram os exames no pré-natal da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é diminuir os casos Aids ou sífilis via transmissão vertical (de mãe para filho), além da redução da morbimortalidade associada à sífilis congênita e melhoria na qualidade do atendimento ao parto. Centros de Testagem - O Estado também tem oito Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 25 serviços de Teste Rápido para diagnóstico HIV, todos voltados para a prevenção e combate às DST/Aids.

da internet.