
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou nesta terça-feira, 7 de junho, Sessão Especial proposta pela deputada Gilma Germano (PPS),oportunidade em que o tema principal foi a "Adoção". A propositura da parlamentar atendeu a um pleito do GEAD, Grupo de Estudos e Apoio à Adoção, de João Pessoa.
De acordo com Gilma Germano, esse tema é de suma importância para a sociedade: “Quantas crianças e adolescentes estão em abrigos esperando por um lar, uma família que os acolha? Precisamos, portanto, construir uma cultura de adoção com base eminentemente altruísta, na qual se adota para mudar um destino, para se construir famílias com laços no afeto e respeito”, proclamou a deputada.
A parlamentar apresentou Projetos de Lei relacionados à adoção, a exemplo do PL n. 234, que pleiteia a instituição da Semana Estadual da Adoção; do PL n. 235, que propõe a alteração do artigo 1º da Lei Estadual n. 6774, referente à concessão de licença maternidade remunerada à servidora pública estadual que adotar ou obter guarda judicial para fins de adoção. O prazo concedido será de 180 (cento e oitenta) dias, independente da idade do adotado, a partir da data em que este chegou ao novo lar; e do PL n. 237, que pleiteia o reconhecimento de entidade de utilidade pública estadual para o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa - GEAD-JP.
A deputada reiterou na oportunidade, a importância do tema, valorizando o cuidado que se deve ter com o processo da adoção: “O melhor acolhimento deste adotado se dará, com certeza, se houver um preparo psicológico para estes pais, uma discussão robusta, amparada acerca dos motivos de se buscar um filho. Se houver também uma capacitação dos profissionais dos abrigos para desenvolverem habilidades na lida com as crianças. E tudo isto demanda discutir políticas públicas para o enfrentamento do problema.
A Sessão Especial foi Presidida pela Deputada Gilma, que foi bastante elogiada por todas as autoridades presentes, a exemplo do juiz Fabiano de Moura, da 1ª Vara da Infância, a promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel e o desembargador Nilo Ramalho. Todos comentaram o fato da deputada ser recém chegada à Assembleia com pouca esperiência no Parlamento, e já está propondo pautas tão interessantes. 53 órgãos, entre faculdades, conselhos tutelares, centros de refência, grupos religiosos participaram do evento.
A Deputada Gilma Germano representante do Curimataú e Seridó Paraibano na Assembleia Legislativa da Paraíba, exerce atualmente os cargos de Vice-Presidenta da Frente Parlamentar do Turismo; e Presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidade.
Fonte: assessoria / Blog da Sisal FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário