quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Picuiense Ítalo Oliveira lança livro neste sábado (14) em Picuí.


Neste sábado (14), o escritor Picuiense Ítalo Oliveira e a editora Multifoco, estarão realizando o lançamento da obra “Quando a neve cai”, volume I da série “O chamado do Dragão”. O evento acontecerá na casa de shows ‘Flor de Mel Recepções’ em Picuí.

Ítalo Oliveira é filho do casal Joseilton Azevedo (Itinho) e Elaine Oliveira e afirmou que o prazer pela leitura teve início em casa, incentivado por seus pais que compravam muitos livros. “Eu sempre amei ler, minha mãe sempre lia os contos de fadas e meu pai comprava gibis" disse Ítalo.

Além dos livros, Ítalo quando criança procurava transcrever os desenhos e séries que assistia e levava para os professores que o incentivava a continuar durante eventos como Sarau, no qual podia expor suas crônicas, contos, poesias etc.

Além da literatura infantil e juvenil, Ítalo passou a ler a literatura clássica brasileira e buscava reescrever o final de algumas obras. Com o tempo criou seu blog e passou a ter contato com vários escritores brasileiros, com os quais passou a receber incentivo e trocar experiências, então começou a escrever sem pretensões de publicar, mas quando percebeu já estava no oitavo capítulo e viu que tinha condições de compartilhar com outras pessoas.

Quando a neve cai "apresenta uma série de seres fantásticos e inéditos que habitam um cenário mágico" diz o autor ao citar o apoio que teve de seus colegas de escola, a exemplo de Lorença e Danilo que sugeriram a temática da capa e atuavam como beta do livro. Atualmente seus betas são escritores profissionais a exemplo de Camila Pelegrini que por acaso fez o prefácio de seu livro.

Ítalo destaca o papel desempenhado pelas escolas em seu percurso, quando seus professores incentivam os alunos a despertar o prazer pela leitura através de seminários, leitura de obras clássicas, concursos de poesias, saraus, etc. "Minhas professoras foram fundamentais para que eu iniciasse a escrever e amasse ainda mais a leitura" disse.

Considerando o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, o aluno disse que este ano leu mais obras que o ano anterior e conseguiu fazer a prova do Enem sem se cansar, pois a leitura fluía com facilidade. Na redação não teve dificuldades e se mostra confiante para escolher o curso de letras ou direito, mas que continuará escrevendo ao ponto de já está com o segundo livro: Onde os corvos dormem pronto para ser lançado em 2016, ano que projeta escrever cerca de oito títulos.


ClicPicui e Mídias do Lordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário