sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Regional da EMATER/Picuí-Pb vai distribuir sementes de sorgo à agricultores

plantação-sorgo-emepaO Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada da Emater, Emepa e Interpa, vai distribuir, a partir da próxima semana, cerca de dez toneladas de sementes de sorgo para mil pequenos agricultores familiares do Semiárido paraibano a fim de garantir suporte forrageiro para os animais durante a estiagem. A iniciativa integra o projeto executado pela Emepa com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), sob supervisão da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

De acordo com o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraíva, o projeto tem como finalidade a produção e distribuição de sementes de sorgo para plantios em pequenas áreas das associações, buscando melhorar a rentabilidade e as condições socioeconômicas dos produtores e suas famílias, com a disponibilização de sementes para formação de forragem para alimentação animal, como forma de aumentar o potencial produtivo dos rebanhos bovinos, caprinos ovinos e de aves.

sorgo-ração-animalConforme calendário disponibilizado pela Emepa, nessa etapa serão atendidas nove regiões administrativas da Emater, começando pela regional de Solânea, que será contemplada com 880 Kg; seguida de Campina Grande com 1.500 kg. Depois será a vez de Picuí com 840 kg; Itabaiana receberá 490 kg. Já Guarabira ficará com 800 kg e Areia 700 kg. Por sua vez, Patos receberá 1.570 kg e Serra Branca 2.400 kg. Os 900 kg restantes ficarão de posse da Emepa, para produção de novas sementes.

As regionais de Catolé do Rocha, Cajazeiras, Pombal, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel, que não constam nesta fase, já foram atendidas pela programação da Sedap, no início deste ano, com a distribuição de 15.160 quilos de sementes de sorgo.

Seguindo orientações da Gestão Unificada, dentro da programação da distribuição de sementes de sorgo, caberá à Emater distribuir e orientar os produtores desde o preparo do solo à colheita até o armazenamento, este último com a prática de silagem.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário