quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Espetáculo de Mamulengos próxima Sexta em Picuí


Próxima SEXTA, a partir das 21 h, no Centro de Convivência Pedro Tomaz Dantas (Praça dos quiosques). COMPAREÇAM!

Nesta sexta (dia 16), como parte da programação cultural, durante a festa do padroeiro, na cidade de Picuí, os visitantes e, sobretudo, os picuienses vão ter a oportunidade de conhecer e (talvez, pela primeira vez), assistir a um espetáculo de mamulengos. Trata-se do show intitulado “A CHEGADA DE LAMPIÃO À CASA DO TINHOSO”.
Baseado no cordel de José Pacheco, o espetáculo é apresentado pelo núcleo de Teatro de Bonecos “A Mala dos Mamulengos”, em turnê pelo Nordeste, sob a coordenação de Christian Matias, que responde pela adaptação, concepção do cordel, e manipulação dos bonecos, contando com a participação de Gabriela Person, artista convidada, que vai alegrar o espetáculo com sua flauta transversal.
Para quem desconhece o termo, o mamulengo, mais conhecido em nossa região como “JOÃO REDONDO” ou “TEATRO DE BONECOS”, é uma expressão da cultura popular nordestina. Segundo o poeta e escritor João Maria Ludugero, “a origem do nome é controversa, mas acredita-se que o termo deriva da expressão ‘mão molenga’, mão mole, numa referência à mão ideal para manipular os bonecos. Nele há um pano à frente, atrás do qual se escondem um ou mais manipuladores que dão voz e movimento aos bonecos.”
Apoio: Paróquia de São Sebastião de Picuí-PB e Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário