sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Empresária Picuiense, produz o maior Picolé do Brasil


O Bloco Picolé de Manga entra para o RankBrasil através de um recorde inusitado e curioso, que fez a festa da população de João Pessoa, capital da Paraíba.
Para comemorar os 21 anos de atividade, a agremiação carnavalesca vai produzir um refresco congelado de manga, com 230 kg, superando a antiga marca brasileira, que era de 227 kg.
As dimensões do sorvete gigante também vai impressionar: no total seram 2,80 m de comprimento, sendo 2,30 m do picolé e 80 cm da parte de fora do palito, e aproximadamente 60 cm de largura. O título nacional foi registrado pelo fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, que acompanhou o processo de fabricação, aferindo as medidas.
Após a oficialização do recorde, que aconteceu em 1° de fevereiro de 2013, o sorvete será fatiado, colocado em recipientes plásticos, com colherinhas, e distribuído gratuitamente à comunidade em geral e convidados presentes para degustação. Centenas de pessoas vão participar da festa, que acontece na avenida Epitácio Pessoa e a distribuição no busto de tamandaré na praia de Tambaú na capital, na quinta feira que antecede o carnaval.
“O picolé gigante será mais uma surpresa como parte das comemorações dos 21 anos do bloco”, destaca o diretor, Lucélio Cartaxo. Segundo ele, este ano o evento será diferenciado com o registro oficial do título brasileiro. “O RankBrasil é um sistema sério, com 13 anos de credibilidade, e estamos felizes por mais este marco na história de um bloco que só cresce com o passar dos anos”, completa.
Maior picolé do Brasil fez a festa da população de João Pessoa – PB no carnaval de 2013. Da esquerda para a direita: o diretor do bloco, Lucélio Cartaxo; o fiscal Luciano Cadari; o prefeito Luciano Cartaxo; e a empresária Renate Negreiros

Produção diferenciada
Para a produção do refresco congelado, a agremiação de Carnaval vai contar com a parceria da Casitus Sorvetes, Polpa Ideal, e Dicoplast. De acordo com a proprietária da Casitus e nutricionista que supervisionou os trabalhos, Picuiense Renate Negreiros, o picolé apresentado corresponde a aproximadamente oito mil picolés de tamanho normal.
Feito com a própria fruta, o sorvete gigante é resultado da utilização de 190 litros de água, 110 kg de polpa, 50 kg de açúcar e 6 kg de amido de milho. Conforme Renate, a mistura foi preparada em um liquidificador industrial e colocada em uma fôrma de inox (sob medida), sendo congelada à temperatura de -22°C por uma semana.
“A maior dificuldade de fabricar um sorvete deste tamanho é a atenção minuciosa com a quantidade de ingredientes usados, sempre com o objetivo de preservar o sabor como o de um picolé tradicional”, destaca a nutricionista. Ela comenta que outro obstáculo está relacionado ao transporte. “Pelas dimensões, é necessário cuidado especial para não quebrar o refresco congelado”, diz.
Sobre o recorde brasileiro, Renate afirma que entrar para o RankBrasil é uma maneira de empresas e municípios ficarem mais conhecidos no país, além da participação em uma competição saudável. “A antiga marca de maior picolé nos motivou a produzir um sorvete ainda maior e agora fica o desafio para outras cidades superarem nosso título”, finaliza.
Bloco Picolé de Manga
O bloco carnavalesco teve início em 1994, quando um grupo de amigos resolveu organizar um pequeno ‘cordão’ para brincar em uma noite das prévias do Carnaval de João Pessoa. Para economia e comodidade, os participantes contrataram um carrinho de picolé, abastecido de refrigerantes e cervejas. Ao final da festa, batizaram o grupo como Bloco Picolé de Manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário