sábado, 25 de janeiro de 2014

Em Picuí-PB, GEO TURISMO deverá despertar interesse dos visitantes.

Estátua -Felipe Tiago Gomes
Imagem-Internet
Resumo do trabalho apresentado no I Encontro Paraibano de Estudos sobre Geodiversidade (EPEGeod). Realizado no fim do ano passado na UFPB em João Pessoa.Autores Técnico em mineração Antônio de Pádua C. de Lima Sobrinho, geólogo e professor  do IFPB-Campus Picuí, Francisco de Assis Souza, estudantes do curso técnico em mineração IFPB/Picuí, Ana Lúcia da Silva Moura, Paulo Sales.
 
   O  trabalho faz uma abordagem preliminar sobre as possibilidades de aproveitamento do patrimônio geológico do município de Picuí, estado da Paraíba como atrativo turístico, objetivando a divulgação científica e a geração de renda. O município encontra-se inserido na Província Pegmatítica Borborema, mesorregião Seridó Ocidental, apresentando grande diversidade geológica associada à produção mineral, que faz parte da história econômica da região. Merece destaque a atividade mineral extrativa dos pegmatitos, constando de dezenas de garimpos lavrados desde o início do século XX, despertando grande interesse por parte dos americanos à época da segunda Guerra Mundial, pela riqueza em minerais estratégicos para a produção de armamentos bélicos. Além da história mineral contada por antigos garimpeiros, o geoturista terá a oportunidade de presenciar a lavra a céu aberto e obter informações geológicas sobre os corpos pegmatíticos, além de apreciar a beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc.
 
A beleza exuberante do relevo deverá tornar-se grande atrativo para a apreciação da paisagem com a construção de trilhas de acesso às serras do Pedro, Quebrada e Santa Luzia. Os sítios arqueológicos Cachoeira do Pedro, Cacimba das Cabras, Serra das Flexas, etc., ricos em arte rupestre, retratam a rica cultura dos antepassados. O edifício vulcânico Saco do Inferninho constitui uma montanha de geometria cônica, de difícil acesso, devendo tornar-se uma das atrações turísticas mais apreciadas do Seridó paraibano, com o topo povoado pela vegetação de caatinga, propício para o descanso do turista enquanto observa os vales  e elevações da região. Formações geológicas esculpidas pelo intemperismo, tais como a pedra do lagarto, a casa de pedra, afloramentos rochosos com estátuas de personalidades do município e matacões graníticos de geometria difusa, deverão obviamente despertar interesse dos visitantes.  Além de conhecerem a geologia, os visitantes conhecerão um pouco da história mineral desta região, com ênfase ao comércio do artesanato mineral e gemas, além da compreensão do processo  de extração e comercialização dos minérios, com peso marcante na economia interna e no desenvolvimento socioeconômino da população, buscando  nossas riquezas geológicas.
PortaldoCurimatau com Antonio Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário