sexta-feira, 22 de março de 2013

PICUI sedia encontro do PROCASE nesta sexta feira (22).

http://1.bp.blogspot.com/-t_wSoiDnjmE/UUwq1YSkRMI/AAAAAAAAuVM/NLynVVvp5wg/s1600/proc.jpg

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza, nesta sexta-feira (22), mais um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), dessa vez na região do Seridó Oriental, no município de Picuí, a partir das 8h, no auditório da Câmara Municipal. Os encontros já foram realizados nas regiões do Cariri Oriental e Ocidental, e no Seridó Ocidental.
O objetivo do encontro é apresentar e discutir as linhas de ação do projeto com as lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais da região.

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou a importância desta primeira etapa do projeto por meio do diálogo aberto com a sociedade: “Com a discussão junto à população, compreenderemos as ações que devem ser priorizadas na região, de acordo com cada arranjo produtivo local, identificando as propostas que promovam o desenvolvimento sustentável”.
A programação começa com um levantamento das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos municípios da região, seguindo com a apresentação do projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do Procase no Seridó Oriental.

Na região do Seridó Oriental, estão previstos no projeto os municípios de Baraúna, Frei Martinho, Juazeirinho, Cubati, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Tenório, Seridó e Olivedos. O encontro da região do Curimataú será realizado na próxima terça-feira (26), no município de Remígio.

O PROCASE – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú tem por objetivo melhorar de maneira sustentável a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais pobres da região semiárida da Paraíba. Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o projeto beneficiará 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões de reais, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo, para um período de seis anos.

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza nesta quarta-feira (20), mais um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). Desta vez será na região do Seridó Ocidental, no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, no município de São Mamede, a partir das 09h. Os encontros já foram realizados nas regiões do Cariri Oriental e Ocidental.
O evento tem por objetivo a explicação e a discussão do projeto, junto à população, para identificar as principais demandas da região para inclusão nas atividades do projeto. A programação começa com um levantamento das ações que já são desenvolvidas pelo Governo do Estado naqueles municípios, logo em seguida será apresentado o projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do Procase no Seridó Ocidental. Participam do encontro lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais.

Na região do Seridó Ocidental estão previstos no projeto os municípios de: Junco do Seridó, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea. Os encontros continuarão nas regiões do Seridó Oriental, em Picuí (22); e no Curimataú, em Remígio (26).
O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, fala sobre a importância da população na formulação das propostas que integrarão o projeto. “É nesse primeiro momento, junto com a sociedade, em diálogo aberto, que entenderemos quais os arranjos produtivos que devem ser priorizados e incluídos no projeto por região prevista”, comenta Marenilson Batista.

Buba cobra medidas do Governo Federal no auxílio para vítimas da seca



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, se comprometeu com os presidentes das Federações de Associações de Municípios, em Brasília, em levar a principal reivindicação deles para conhecimento da presidente Dilma Rousseff. 
Os presidentes das Federações de Associações de Municípios estão pedindo ao governo federal a liberação imediata de recursos para socorro aos atingidos pela estiagem que vem atingindo o Nordeste do país desde 2011. 

Eles querem a liberação de uma quantidade de recursos estipulada em uma cota de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), com base na média de 2012 para cada município. 
Segundo o presidente da Famup, Buba Germano, por essa proposta, cada município abre uma conta específica no Banco do Brasil e só poderá utilizar os recursos para atender aos que foram atingidos pelos efeitos da estiagem. 

O ministro Fernando Bezerra e técnicos do Ministério da Integração Nacional estiveram reunidos em Brasília com os representantes da Federações de Associações de Municípios. O vice-presidente da Famup, Tota Guedes, representou a Paraíba na reunião. 
Vários municípios da Paraíba já têm o seu plano de trabalho pronto para ser executado. “Só está faltando os recursos e é isso que estamos reivindicando ao governo federal”, lembra Buba Germano.

Buba alertou para um outro problema. Disse que começou chover em alguns municípios paraibanos, mas isso não é uma regra para o Estado. “O Curimataú e o Cariri ainda não está chovendo. A seca, para estas duas regiões continua e exige ações imediatas”, advertiu. 

Em Picuí, Prefeitura restaura "Praça do Boi"



A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou serviços de restauração na Praça Temática José Líbio Dantas, mais conhecida como a "Praça do Boi", símbolo da cultura de Picuí, por ser considerada a "Terra da Carne de Sol". Foi realizada, na praça, restauração e pintura das imagens dos animais e de "Seu Quenca", bem como a limpeza dos canteiros. 
 
Construída na gestão do ex-prefeito Buba Germano, no ano de 2005, a praça é um dos cartões-postais da cidade e merece a manutenção constante do serviço público e a colaboração da comunidade picuiense na preservação desse patrimônio e de todos existentes no município.
 




terça-feira, 19 de março de 2013

PICUÍ: “Dr Felipe” entre dois caminhos: a educação e a escuridão.



É com um sentimento de tristeza que escrevo esse texto para falar de um tema pouco discutido em nosso meio.

Visitei o memorial Felipe Tiago Gomes e constatei o abandono pelo lugar que inicialmente tinha por objetivo ser um ponto turístico da nossa querida Picuí. A falta de manutenção no local gera problemas além da escuridão, pois se transformou em um ponto de prostituição e em uma boca de fumo, o pior de tudo é que são crianças e adolescentes que por motivos negativos fazem mal uso do local e de suas vidas.

Fico bastante preocupado com o fato de crianças e adolescente caminharem por um caminho tão escuro e sem volta, mas faço parte da corrente dos picuienses do bem e acredito que se os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo exercessem de fato o seu papel em relação a esse tema a nossa realidade seria indiscutivelmente diferente.

Além da critica construtiva deixo sugestões aos três poderes:

Ao Poder Judiciário que exerça todo seu Poder de combate as drogas e fiscalização dos outros Poderes em relação ao que a nossa Carta Magna determina.

Ao Poder Executivo que implante politicas públicas para nossa juventude e que realize de forma constante a manutenção dos nossos patrimônios públicos.

Aos membros do Poder Legislativo que apresentem bons projetos que direcione o Poder Executivo em suas ações. (Seria bem mais importante que desçam dos palanques partidários e concentrem os debates em torno das ideias e não em picuinhas de grupos políticos A ou B que não contribuem em nada além de divisão do nosso povo).

Ah sem esquecer também do nosso conselho municipal da criança e do adolescente que é omisso em determinados assuntos quando deveria ser mais atuante e exercer seu real papel.

Fiquei inquieto com a situação presenciada e resolvi começar a conversar com alguns jovens e toquei no assunto e alguns falaram que a juventude de Picuí não é vista com bons olhos e que é esquecida pelas ações ligadas ao esporte e lazer, isso é fato, pois em pleno dia que se comemora os festejos de emancipação politica nenhuma atividade foi direcionada a participação dos jovens. (Um erro grave, pois temos uma ótima estrutura para realização de grandes eventos esportivos).

Precisamos dar as mãos e combater as drogas na nossa querida Picuí, pois a nossa omissão pode levar a um caminho sem volta, cada um fazendo sua parte nessa luta e garantindo um futuro melhor pra todos.

Para finalizar fica a duvida se “Dr Felipe” (estatua) permanecera na escuridão ou se a luz gerada pela educação da Escola Cenecista ira refletir em seu memorial...

Adaiano Farias

PICUÍ: Prefeitura divulga Edital de Notificação do Processo Seletivo Público 001/2012 para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

http://2.bp.blogspot.com/-jGZge_jJ7Bs/UUi1AZ4ZGvI/AAAAAAAAuPI/91BqESF7mnQ/s1600/proc.png



A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Administração, divulgou o Edital de Notificação referente ao Processo Seletivo Público 001/2012 que solicita o comparecimento das pessoas abaixo relacionadas na Secretaria de Administração, no prazo de 30 dias, na Rua Antônio Firmino, 348, bairro Monte Santo, para assinar o Termo de Posse, no horário das 7:30h às 12h e das 14h às 17h, munidos da xerox dos seguintes documentos:

- Atestado de Sanidade Física e Mental (Original);
- Identidade;
- CPF;
- Título de Eleitor, com comprovante da última eleição;
- Carteira Profissional;
- Reservista (no caso do sexo masculino);
- Certidão de Casamento e/ou Nascimento;
- Certidão de Nascimento (filhos) + cartão de vacinação ou declaração da escola onde o filho esteja matriculado;
- Comprovante de residência atual;
- Certificado de escolaridade exigida no referido processo;
- Registro no Conselho de Classe;
- PIS/PASEP (caso já seja cadastrado);
- 01 foto 3x4;
- Declaração de órgão público onde trabalha (em caso de possuir cargo ou emprego público), para os fins de comprovação do disposto no Art. 37, inciso XVI da Constituição Federal.

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
Edicarlos dos Santos - Rua José Tomaz de Medeiros, 91 - Bairro Pedro Salustino
Antônio Dantas Casado - Rua Manuel Henriques da Costa, 76 - Bairro JK
Edvaldo Wagner da Silva C. Oliveira - Rua Marcelino Balbino dos Santos - B. São José

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (MICRO-ÁREA 05)
Moanna Samara da Silva Cruz - Rua Francisco Chagas Dantas, 104 - Centro

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (MICRO-ÁREA 12)
Clisaldo dos Santos Costa - Rua Francisca Cunha Dantas, 20, Bairro Cenecista

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (MICRO-ÁREA 47)
Gilvania Lima Silva - Rua Francisco Pereira dos Santos, 296 - Bairro Limeira

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (MICRO-ÁREA 46)
Francisca Tatiana de Oliveira Souza - Rua João Alves Queiroz - Vila Santa Luzia

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (MICRO-ÁREA 49)
Priscila de Oliveira Araújo Canuto - Rua Bianor Marinho de Lima - Serra dos Brandões

É preciso ainda comprovar que reside na micro-área na qual foi aprovado (a) até a data do Edital do certame (11/05/2012), que participou de curso introdutório de forma inicial e continuada, além de comprovar possuir o Ensino Fundamental completo. O não comparecimento na data prevista será interpretado como desistência.

Ascom/PMP

Em Picuí-Pb, Culto pelo Dia do Evangélico encerra comemorações alusivas aos 109 anos de emancipação política



 
Nas atividades oficiais realizadas no dia de comemoração aos 109 anos de emancipação política do nosso município, tivemos a alvorada festiva com a Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo, às 5h, na igreja de São Sebastião, o hasteamento e descerramento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, às 8h e 18h, no Centro Administrativo Municipal, com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo.
 
No domingo à tarde (17/03), a Prefeitura, através do Departamento de Esportes, juntamente com a equipe Corredores do Futuro, realizou a I Corrida de Emancipação Política de Picuí, que teve a participação de 163 atletas inscritos, advindos de 29 municípios da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e Ceará. A corrida teve um percurso de 5.500 metros de distância, com a largada e chegada na Praça de Eventos, percorrendo as principais ruas da cidade. Foram R$ 2.630,00 de premiação em dinheiro e 39 troféus entregues.
 
À noite (17/03), a Prefeitura e o vereador Reginaldo Araújo promoveram o I Encontro de Poetas e Repentistas, no Centro de Convivência "Pedro Tomas Dantas". O evento reuniu os repentistas: Paulo Pereira e Ginaldo Pereira; Ivanildo Vila Nova e Rogério Meneses; Nelson Eduardo e Bonedes Eduardo; além dos emboladores de coco Divino Sena e Aninha Sena. Grande público de Picuí e cidades circunvizinhas prestigiaram o evento.
 
Para conferir as fotos desses eventos, acesse:
 
Ascom