sexta-feira, 22 de março de 2013

PICUI sedia encontro do PROCASE nesta sexta feira (22).

http://1.bp.blogspot.com/-t_wSoiDnjmE/UUwq1YSkRMI/AAAAAAAAuVM/NLynVVvp5wg/s1600/proc.jpg

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza, nesta sexta-feira (22), mais um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), dessa vez na região do Seridó Oriental, no município de Picuí, a partir das 8h, no auditório da Câmara Municipal. Os encontros já foram realizados nas regiões do Cariri Oriental e Ocidental, e no Seridó Ocidental.
O objetivo do encontro é apresentar e discutir as linhas de ação do projeto com as lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais da região.

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou a importância desta primeira etapa do projeto por meio do diálogo aberto com a sociedade: “Com a discussão junto à população, compreenderemos as ações que devem ser priorizadas na região, de acordo com cada arranjo produtivo local, identificando as propostas que promovam o desenvolvimento sustentável”.
A programação começa com um levantamento das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos municípios da região, seguindo com a apresentação do projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do Procase no Seridó Oriental.

Na região do Seridó Oriental, estão previstos no projeto os municípios de Baraúna, Frei Martinho, Juazeirinho, Cubati, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Tenório, Seridó e Olivedos. O encontro da região do Curimataú será realizado na próxima terça-feira (26), no município de Remígio.

O PROCASE – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú tem por objetivo melhorar de maneira sustentável a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais pobres da região semiárida da Paraíba. Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o projeto beneficiará 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões de reais, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo, para um período de seis anos.

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza nesta quarta-feira (20), mais um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). Desta vez será na região do Seridó Ocidental, no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, no município de São Mamede, a partir das 09h. Os encontros já foram realizados nas regiões do Cariri Oriental e Ocidental.
O evento tem por objetivo a explicação e a discussão do projeto, junto à população, para identificar as principais demandas da região para inclusão nas atividades do projeto. A programação começa com um levantamento das ações que já são desenvolvidas pelo Governo do Estado naqueles municípios, logo em seguida será apresentado o projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do Procase no Seridó Ocidental. Participam do encontro lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais.

Na região do Seridó Ocidental estão previstos no projeto os municípios de: Junco do Seridó, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea. Os encontros continuarão nas regiões do Seridó Oriental, em Picuí (22); e no Curimataú, em Remígio (26).
O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, fala sobre a importância da população na formulação das propostas que integrarão o projeto. “É nesse primeiro momento, junto com a sociedade, em diálogo aberto, que entenderemos quais os arranjos produtivos que devem ser priorizados e incluídos no projeto por região prevista”, comenta Marenilson Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário