segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mostra fotográfica homenageia os garimpeiros de Picuí e região


Os filhos de Vicente Ferreira de Macedo (garimpeiro pioneiro na região) - Franci, Fátima e Marcos - vão homenagear, a partir de amanhã, às 19hs, todos os garimpeiros da região do Seridó com a mostra fotográfica "Garimpo em Picuí: Os homens por trás da história". A exposição acontecerá entre 1º de maio e 30 de julho, na Casa de Reiman, que se localiza na rua Coronel Manoel Lucas, nº 26 - Centro, Picuí, próximo a Assembléia de Deus.

A mostra tem como proposta utilizar a arte como contribuição no fortalecimento de um dos principais segmentos econômicos da região, valorizar a força de trabalho dos garimpeiros e resgatar a sua história, dando a oportunidade para que crianças e adolescentes tenham contato com valores relacionados a sua origem.

A temática da mostra versa sobre a figura humana no garimpo, as ferramentas utilizadas na extração e no beneficiamento e os flagrantes da vida no garimpo. O olhar do artista, o fotógrafo Roberto Pitella, procurou captar a história particular dos garimpeiros, o primitivismo e a carência de evolução tecnológica, e a rotina e as tradições deste povo. Roberto é professor de fotografia e cinema na Escola de Belas Artes no Estado do Paraná, muito premiado nacional e internacionalmente.

O evento, que é idealizado pelo Projeto Filhos da Mãe, de Fátima Macedo, tem como principais apoiadores a Prefeitura Municipal de Picuí, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB, JR Mineração, Mineração do Nordeste - RAMIL, a Cooperativa dos Mineradores de Picuí - COOPICUÍ, entre outros.

PREFEITO EM EXERCÍCIO ACÁCIO FALA DOS PROBLEMAS COM A SECA

Em participação no programa oficial do município, Informativo Municipal, na ultima sexta-feira, 27/04, o prefeito em exercício de Picuí Acácio Araújo Dantas, enfatizou a luta que o município tem enfrentado para conter os danos a população causada pela estiagem que atinge todo o nordeste.
   Segundo Acácio, a Prefeitura está fazendo a recuperação de cata ventos espalhada por toda zona rural para amenizar os efeitos. “Dizer que vamos enfrentar a seca é uma utopia, nós podemos conviver com ela, passamos cerca de dez anos com chuvas regulares e todos deixaram de dar assistência aos cata ventos, agora na estiagem forte que enfrentamos temos que correr para amenizar todos os problemas que estão sendo causados”, destacou.
   Para ele a recuperação e perfuração de poços é uma das formas mais eficazes de diminuir os problemas. “Tínhamos cata ventos com problemas de obstrução, mas estamos resolvendo tudo o mais rápido possível (...) a operação carro pipa com o exercito está parada também, mas estamos fazendo pressão para que voltem imediatamente”, enfatizou.
   Sobre o Distrito de Santa Luzia, Acácio anunciou que está em fase de recuperação o manancial de ‘olho d’água das onças’ e outros pontos, além de medidas que estarão sendo feitas para que a comunidade disponha em breve de água nas torneiras e potável.
   Ainda sobre o distrito, foi anunciado que estará sendo instalado em breve no bairro cenecista o Batalhão de Polícia Militar e, segundo Acácio está estudando a possibilidade de ter uma unidade fixa em Santa Luzia para fazer ronda diária até Serra dos Brandões diminuindo assim a criminalidade.
 
Jandy Macedo

PICUÍ PB: Lordão divulga gabarito do Processo Seletivo para o curso Técnico em Informática.


Escola Professor Lordão divulga gabarito do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Informática para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2012, ofertado Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o MEC através do Instituto Federal de Educação Campus Picuí, realizado no último sábado (27/04).

Confira:

Confira: Português
Matemática
Informática
1 -
B
11-
C
21-
A
2-
E
12-
C
22-
A
3-
NULA
13-
C
23-
E
4-
C
14-
A
24-
E
5-
D
15-
A
25-
B
6-
C
16-
D
26-
C
7-
E
17-
B
27-
A
8-
B
18-
D
28-
D
9-
C
19-
D
29-
A
10-
E
20-
B
30-
B


De acordo com o edital 01/2012 no item 7.1 Os alunos classificados na 1ª etapa do processo Seletivo se submeterão a uma entrevista entre os dias 14/05 a 25/05, conforme cronograma a ser divulgado através da internet: http://midiasnolordao1.blogspot.com.br/ e nos murais da escola.

Mídias no Lordão

PICUÍ PB: Professores do Lordão fecham bimestre com debate sobre o bullying.



No encerramento do primeiro bimestre, os professores da Escola Professor Lordão apresentaram o tema sobre o Bullying, que é um termo da língua inglesa (“valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.





Durante o bimestre os professores durante o planejamento foram levantando os dados referentes a casos que acontecem na escola e trabalhando o tema através do diálogo. Uma das ações adotadas foi a criação da função de professor conselheiro, que funciona como padrinho da turma e tem entre outra funções a responsabilidade de orientar/aconselhar seus alunos. A ideia surgiu de uma visita que os professores de ciências humanas fizeram a escola estadual de Monteiro, por ocasião da implantação do Ensino Médio Inovador.





Para discutir o tema com os alunos, os professores leram e discutiram o livro: BULLYING MENTES PERIGOSAS NA ESCOLA de Ana Beatriz Barbosa Silva, Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma das maiores especialista no que se refere ao Bullying.







Após a leitura e discussão do tema foi à hora de desenvolver as atividades práticas como charge, paródia, cartum, cartazes, vídeos, músicas, depoimentos, etc. Para encerrar o bimestre foi planejada uma pipocada, na qual os alunos assistiram ao filme Forrest Gump, que traz uma mensagem positiva sobre a superação e as potencialidades individuais. Apesar de não ter ainda uma estrutura adequada, a escola preparou o pátio coberto, os equipamentos e os professores dividiram os custos para a contratação de um pipoqueiro: Risadinha: Cinema e pipoca. A última apresentação ficou a cargo do teatro NEXUS que encenou uma peça sobre o bullying na escola.





O projeto sobre o bullying no Lordão foi planejado pela coordenação pedagógica formada pela professora Fabiana Aragão e a professora Jeanne Medeiros, articuladora do Ensino Médio Inovador e aplicado por toda a comunidade escolar. Parabéns a todos que se dedicaram ao trabalho. Para o segundo bimestre a equipe já planeja o projeto sobre drogas na escola.





Mídias no Lordão

domingo, 29 de abril de 2012

Conselheiros tutelares participam de capacitação em Picuí

Os conselheiro tutelares dos municípios de Picuí, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho e Baraúna, estão participando, neste sábado e domingo (28 e 29/04), de uma capacitação, no auditório municipal de Picuí, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picuí.
 
 A capacitação tem como palestrante Flávio Barros, que é professor, ex-presidente dos Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social e membro do Fórum Estadual da Criança e do Adolescente. Segundo Flávio, esta formação busca definir, com cada um dos conselheiros, o papel que devem desenvolver em seus municípios, buscando contribuir com as políticas públicas para a criança e o adolescente, garantindo seus direitos.
 
"A ideia da formação, para os conselheiros tutelares de Picuí e região, é de fortalecer o entendimento sobre o papel do órgão e do conselheiro, bem como trabalhar as ações, contribuições e principais situações de vulnerabilidade de cada município, como violações de diretos, fazendo uma ponte com diversas ações vinculadas à assistência social, educação, saúde, e às políticas públicas que são desenvolvidas com um olhar à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente", destacou Flávio.
 
A formação ressalta a pró-atividade, onde o conselheiro não age somente ao receber uma denúncia, mas mostra-se sintonizado com os problemas da população e apaixonado pela causa a ser defendida, que é a de garantir os direitos da criança e do adolescente.
 
 

Picui e Frei Martinho-PB, fazem a final da Copa da Caatinga neste domingo.


 
As duas equipes chegam a final com um certo equilibrio em seus numeros na competição.O Cruzeiro tem uma vitoria a mais que o Olaria, mais em compensação a equipe picuiense perdeu apenas uma partida, enquanto o Cruzeiro perdeu duas.A melhor defesa é a do Olaria, já o ataque do Cruzeiro marcou mais gols  que a equipe do Limeira. As duas equipes já se enfretaram duas vezes na primeira fase do campeonato e na duas partidas não houve um vencedor e tambem a bola não balançou as redes, foram dois empates de 0 x 0. Portando domingo se persistir o empate, o vencedor vai sair nas penalidades.

             Números das duas equipes na competição
TIME
P
J
V
E
D
GP
GC
SALDO
CRUZEIRO 
21
11
06
03
02
20
07
13
OLARIA
20
11
05
05
01
12
05
07
 
 

      x
                    
E quis os deuses do futebol que se cruzassem mais uma vez as equipes de Picui e frei Martinho em uma competição regional. Sempre que essas duas cidades se encontram, é sinal de um clássico sempre recheado de emoções para ambos os lados. As equipes de frei Martinho já tiveram seus méritos aqui em Picuí. Nos últimos anos conquistaram a jornada abebeana, e o regional sub 18, ambos de futsal. Já no futebol de campo, frei Martinho conquistou nos últimos anos, o regional sub 20 e a copa da amizade com o Tabajara em 2011.
Já no caso das equipes picuienses, uma das principais conquistas diante Frei Martinho, foi título da copa da amizade que o Limeirão conquistou há algum anos atrás, diante o extinto Híbis, no estádio Ronaldão, em frei Martinho.
No ano passado as duas cidades voltaram a se encontrar, desta vez foi pelas quartas de finais da copa do seridó e curimatau, onde o SBL de Picuí conseguiu eliminar a seleção de frei Martinho em duas partidas emocionantes.
Mais uma vez essas duas cidades decidem mais um título regional. De um lado o Olaria de Picui e de outro o Cruzeiro da Quixaba de Frei Martinho, que fazem a final da copa da caatinga. O confronto desta vez está marcado para domingo ( 29 ), no estádio Amauri Sales de Melo em Picuí a partir das 15h30.
A Rádio Sisal FM, vai transmitir a Final da Copa direto do Estádio Amauri Sales de Melo com toda sua equipe de Esporte. A Jornada esportiva na sisal começa apartí das 14:00 h.

POrtal do curimatau com Dep. de Esporte da Sisal FM.

Picuí- PB: Antonio de Pádua Sobrinho fala dos impactos ambientais causados pela mineração na região


A extração mineral sem planejamento tem causado sérios impactos ambientais às áreas exploradas. Os garimpeiros, pelo fato de sua maioria trabalharem na total clandestinidade, pelo baixo nível de escolaridade e por nunca terem se organizado em cooperativas, desconhecem completamente os prejuízos causados pela lavra mineral predatória no presente e no futuro.

"É preocupante o grau de degradação ambiental na região , decorrentes da atividade mineral. Os efeitos são grotescos, visíveis à distância, por qualquer observador. A vegetação nativa está gradativamente sendo destruída, o solo é removido por decapagem, os topos dos morros e serras são reduzidos pela retirada do minério, restando imensas crateras com aspecto de paisagem lunar. Estéril e rejeito da mineração são descartados em áreas adjacentes aos garimpos sem nenhuma seleção de material, e nenhum cuidado para que em um futuro próximo venham a ser carreados pelas enchurradas encosta abaixo, provocando o assoreamento de córregos, rios e barragens à jusante, além da contaminação potencial das águas utilizadas para o consumo humano pela geração de drenagem ácida da mineração - DAM." Disse Antonio de Pádua


"Podemos destacar também a emissão de particulados provenientes das frentes de lavra, ocasionadas pelo desmonte da rocha utilizando-se de ferramentas rudimentares ou explosivos, modificando a qualidade do ar, trazendo principalmente complicações respiratórias aos garimpeiros. Como por exemplo, a silicose que é uma doença assintomática, cujo o agente patogênico é a poeira de sílica, que vem aumentando a cada dia o índice de infectados, a doença apresenta-se de três formas: Silicose aguda que normalmente aparece dentro dos 5 primeiros anos de exposição; a Silicose subaguda, normalmente aparece após 5 anos de exposição e a Silicose crônica, aparece com cerca de 10 anos após o início da exposição." Conluiu

sobrinhopicui.blogspot

sábado, 28 de abril de 2012

Festa do dia das Mães em Picuí - PB

Diretora Geral do IFPB Campus Picuí Verônica Lacerda Arnaud e a Chefe de Gabinete Lígia Cabral participam do IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste.

Com o objetivo de discutir e trocar experiências sobre temas referentes à comunicação pública, o Banco do Nordeste e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República promovem a IV edição do Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste. O evento acontece durante a quarta-feira (25) em Fortaleza – CE.

O Fórum foi aberto pelo Chefe de Gabinete da Presidência do Banco do Nordeste, Robério Greci e pelo Diretor do Núcleo de Comunicação da Presidência da República, Jorge Duarte, que ressaltou a importância do evento: “É uma iniciativa de consolidação e aperfeiçoamento das práticas de comunicação no serviço público, através da troca de experiências e integração entre os profissionais”.

Após a abertura oficial, foi apresentado o painel sobre a Lei de Acesso à Informação pelo Chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Luiz Fernando Menescal de Oliveira. “Todas as instituições, seja no âmbito federal, estadual ou municipal terão que se adequar às exigências da lei”, destacou. O prazo de implantação da Lei de Acesso à Informação é dia 16 de maio. “Esta lei é um desafio para a gestão, pois teremos que passar da cultura do sigilo para a cultura da transparência”, ressaltou Menescal. As instituições deverão disponibilizar em seus portais um conteúdo mínimo estabelecido na lei e deverão também criar um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Ainda durante a manhã foram apresentados os Cases “Revista Gente da Caixa”, pelo Gerente Executivo de Comunicação da Caixa Econômica Federal, Nelito Falcão e “Mídias Digitais internas”, pelo gerente de comunicação do BNB Maurício Lima. E ainda foi ministrada a palestra sobre Cultura Interna e Cultura Organizacional, pelo Consultor em Comunicação Social Artur Roman.

Ao final das palestras foram esclarecidas as principais dúvidas dos participantes. Todo o evento está sendo transmitido ao vivo pelo link: www.forumcomunicane.com.br .
O IFPB esteve  representado no evento pelos jornalistas: Daniela Espínola, Heranir Fernandes, Iris Souto Maior, Juliana Gouveia, Patrícia Nogueira e ainda pela Diretora Geral do Campus Picuí Verônica Lacerda Arnaud e a Chefe de Gabinete de Picuí, Lígia Cabral.

 Fonte Texto: Patrícia Nogueira – Jornalista da Reitoria – Ascom

POLÍCIA: Preso pela Maria da Penha em Canoa do Costa ; acusado:Severino Antero da Silva.

Preso em flagrante na manhã da ultima quinta feira(26), SEVERINO ANTERO DA SILVA, residente no sítio Canoa do Costa, zona rural desta cidade, pela prática de ameaça contra sua esposa, o qual usando de uma foice, a ameaçou de morte. Vizinhos consternados com a situação acionaram a polícia militar que em diligências até o local, apreenderam uma foice e uma trincha e deram voz de prisão ao infrator e o conduziram até a Delegacia local.

A companheira de Severino Antero relatou que convivia com ele há cerca de vinte e sete anos e sempre sofreu violência dele. Arbitrada a fiança em R$ 800,00 (oitocentos reais) o infrator não fez o recolhimento e foi encaminhado a cadeia pública local.

ASCOM 7ªDRPC- Picuí

PICUÍ PB: Programa Municipal "Aprender pra Valer" abre matrículas.

As matriculas para o programa municipal de alfabetização ‘Aprender pra Valer’ estão abertas na Secretaria de Promoção e Assistência Social. Serão disponibilizadas 100 vagas para, prioritariamente, pessoas que têm mais de 15 anos de idade e nunca tiveram acesso a escolaridade.

Para realizar a matrícula, os futuros alunos devem se dirigir à Secretaria de Promoção e Assistência Social, em horário comercial, levando seus documentos. O programa é desenvolvido numa junção entre as Secretarias de Educação, Promoção e Assistência Social e Planejamento, e conta com a parceria da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – campus Cuité.

Segundo Alessandra, coordenadora do programa, as escolas onde funcionará o programa continuam as mesmas da primeira etapa. “As escolas continuam com aulas no Pedro Henriques (São José), Severino Ramos (Limeira) e Ana Maria Gomes (Monte Santo) e os professores são os mesmos, ou seja, alunos da UFCG – campus Cuité, cada um em sua área de licenciatura”, destacou.

De acordo com Rosemary Farias, Secretária de Planejamento, foram feitas algumas alterações para melhor atendimento da demanda. Segundo ela, não há mais a faixa etária que antes era de 15 a 45 anos. Com a mudança, o programa visa beneficiar pessoas a partir de 15 anos que nunca tiveram contato com alfabetização inicial. “O analfabetismo ainda é muito comum e Picuí está engajado para diminuir o problema. O Governo do Estado tem programas para o mesmo fim, mas a Prefeitura de Picuí saiu na frente e desenvolve esse tipo de ação em caráter municipal”, concluiu.

O programa ‘Aprender pra Valer’ está na sua segunda etapa. Confira algumas mudanças:

- Aumento no tempo de conclusão, que passará de 4 para 6 meses;
- Aulas de cidadania de saúde.
Na primeira etapa, o programa teve 110 pessoas matriculadas. 92 concluíram e 50 continuaram a alfabetização através do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

PICUÍ PB: Exposição exibe a vida no garimpo.

Dia 1º de maio, dia do trabalhador, às 19hs, será realizada em Picuí a abertura da Mostra ‘A Vida no Garimpo’ com o intuito de fortalecer um dos principais seguimentos da história econômica de Picuí e Região, a atividade extrativista de minérios e rochas.

A exposição com fotos feitas por Roberto Pitella, que é professor de fotografia e cinema na escola de belas artes do Estado do Paraná, além de ser premiado nacional e internacionalmente. Alem de materiais para utensílio dos garimpeiros com o objetivo de mostrar a força de trabalho do garimpeiro e o resgate da história para oportunizar as crianças e adolescentes sobre o contato com valores relacionados com sua origem.

Fotos com flagras no garimpo, ferramentas utilizadas na extração e no beneficiamento e a figura humana no garimpo, são alguns dos pontos que terão foco durante os noventa dias de trabalhos.

O publico alvo para essa ação é de estudantes, familiares e toda população que tem interesse em descobrir esse novo mundo que está bem próximo de todos nós. “Será uma verdadeira viagem ao mundo do garimpo e nossa história”, enfatizou Fátima Macedo, Picuiense e idealizadora do projeto Filhos da Mãe, de autoria das atividades.

O local da exposição será na casa de Reiman, localizado na rua Cel. Manoel Lucas, centro de Picuí. A partir do dia 1/05 até 30/07 nos horários da manhã, tarde e noite de segunda a sábado.

Jandy Macedo

Alunos do Lordão participam de oficina sobre o Semiárido na UFCG.

Os alunos a Escola Estadual Professor Lordão participam na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de  uma oficina sobre o Semiárido com o professor Daniel Duarte (Doutor em Recursos Naturais).

A oficina será realizada nesta sexta-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório do Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, da UFCG-Campina Grande, destinada a professores e alunos inscritos no Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido”.

Na oficina serão ministrados os temas que serão abordados na redação: Desenvolvimento Sustentável no Bioma da Caatinga; Centenário de Luiz Gonzaga e sua influência na Cultura do Semiárido; Alternativa Econômica para Convivência com o Semiárido; Tecnologias Alternativas e Apropriadas ao Semiárido. Um desses temas será sorteado no dia da redação.

Na oficina serão abordados também os gêneros textuais que cairão na redação do concurso deste ano: carta aberta, artigo de opinião, crônica, notícia, relato de experiência, bem como as regras para o sorteio dos temas e gêneros textuais.

Além da oficina os alunos participam de um minicurso sobre o semiárido, uma ação conjunta das instituições de Picuí: Escola Professor Lordão, Colégio e Curso Divino Espírito Santos ( CCDES) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, campus Picuí.

O primeiro encontro foi na quarta feira (25/04), quando o Professor de geografia e Coordenador do CCDES, Ciderley Melo ministrou uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável no Bioma da Caatinga, e o professor Robson Rubenilson orientou a produção textual.

Em 2011, o aluno Djair Alves foi o único da rede publica estadual a vencer o concurso e participou com sua professora Jeanne Medeiros da expedição por vinte cidades do semiárido brasileiro.

Mídias no Lordão


O nosso amigo Nelson juntamente com outros Freimartinhenses com a intenção de homenagear o conterrâneo Fausto Germano, entraram em contato com a Deputada Estadual Gilma Germano e solicitaram que a mesma apresentasse na Assembleia Legislativa da Paraíba, uma propositura denominando a rodovia PB 117 de Fausto Germano.

A Deputada atendeu a solicitação e apresentou um projeto que foi transformado na lei nº 9.553 de 06/12/2011, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho e publicada no Diário Oficial do Estado em 07 de Dezembro de 2011, página 04, que denomina de Rodovia Fausto Germano, a PB 117 que liga Picuí a Frei Martinho PB.

Essa foi uma maneira que encontramos de agradecer a deputada Gilma Germano pela luta da mesma por este beneficio tão sonhado pelos Freimartinhenses, já que o homenageado era sogro da parlamentar” - disse Nelson

A pavimentação da referida rodovia encontra-se em andamento e antes do final do ano estará pronta, segundo um dos responsáveis pela obra.

Clickpicui