terça-feira, 7 de agosto de 2012

PICUÍ: Hospital Regional integra Projeto circulo do coração em parceria com a SES – PB.

Imagem da internet

Trata-se de uma parceria entre o circulo do coração do PE  e  Governo do Estado da Paraíba e cujo o objetivo é diagnosticar e tratar clinicamente e cirurgicamente recem-nascidos e crianças com patologias cardiacas. Cardiopatias congênitas de forma a zerar a lista de cirurgias cardiacas no estado.

Segundo a RCP (Rede de Cardiologia Pediatrica), nesses 8 meses de parceria com o Governo do Estado da Paraíba foram realizadas :

74 cirurgias ( 9,5 cirurgias por mês), 9.474 OPA (Oximetria de Pulso Arterial) e 103 ecocardiograma neo natal e foram diagnosticadas 103 cadiopatias congênitas.

No Estado da Paraíba foram selecionadas 12 maternidades para realização da oximetria neonatal de pulso arterial (OPA).

O objetivo é diagnosticar precocemente os recem-nascidos portadores de cardiopatias congenitas a partir de um teste simples, rápido, não invasivo (não precisa introduzir agulhas e cateteres na criança) e pode ser realizado por um profissional de nível superior (enfermeiro).

Todas as crianças que nascerem nessas maternidades, após 24 horas do seu nascimento serão submetidas a esse teste popularmente conhecido como "teste do coraçãozinho" cujo resultado é informado a genitora através de um cartão do neonato.

As crianças que forem diagnosticadas possiveis patologias serão encaminhadas para o ISEA (Instituto Elpídio de Almeida) em Campina Grande  ou para o Cândida Vargas em João Pessoa para realização de Ecocardiograma para comprovação do diagnostico.

O Hospital Regional de Picui "Felipe Tiago Gomes" onde está anexada a Maternidade Nossa Senhora de Fátima está realizando esse teste desde janeiro de 2012, onde já diagnosticou 02 (dois) casos, um deles em tratamento clínico e um submetido a cirurgia.

Todas as crianças que nasceram realizaram e as que nascerão realizarão no Hospital Regional a opa ou teste do coraçãozinho.

Clickpicui com informações de  Martinho Sérgio enfermeiro chefe do nucleo de enfermagem desta entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário