sábado, 28 de julho de 2012

PICUÍ: Secretaria de Educação realiza primeiro encontro do Projeto Trilhas.

 

Aconteceu, na quinta-feira (26/07), o Primeiro Encontro Local do Projeto Trilhas, com a participação da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e das diretoras e dos diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta primeira etapa, todos puderam conhecer e compreender a estrutura do projeto, e ter oficinas para o conhecimento do material que será usado com professores e alunos em sala de aula, sob a orientação dos formadores locais Marcos Antônio de Farias e Suzana Macedo. "Ele é todo pensado para ajudar os alunos no seu processo de alfabetização", assegura a formadora.

A segunda etapa do projeto será a realização de encontros, nas escolas, com os professores, onde será entregue o Kit Trilhas, que é composto pelo kit pedagógico, contendo 20 livros de literatura infantil e 10 jogos para uso dos alunos, com livros para ler e escrever textos,  livros para abrir o apetite poético e o caderno de jogos. As atividades irão envolver todas as escolas municipais das zonas urbana e rural, nas primeiras turmas do ensino fundamental, e os programas de alfabetização de jovens e adultos, como o EJA e o Aprender pra Valer.

O Projeto é uma iniciativa do Instituto Natura, em parceria com o Ministério da Educação, a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e a Comunidade Educativa CEDAC. O objetivo central do projeto é estimular o gosto e o prazer pela leitura, além de promover a habilidade das crianças em saber ler e escrever, na busca pela melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil, que está unida ao "Plano de Metas Compromisso pela Educação", que visa a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, desenvolvendo a educação básica, entre outras metas.

O Projeto Trilhas também criou um site de relacionamentos para a Rede de Ancoragem Trilhas, onde todos que fazem parte da rede (profissionais da educação) poderão se cadastrar e postar as atividades desenvolvidas com os alunos, estimulando assim a participação de todos no projeto e facilitando a comunicação. Conheça, acessando: www.portaltrilhas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário