quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reynaldo Gianecchini participa da camapnha do Grupo de Assistência à Criança com Câncer.


Na última quarta-feira (28), o ator Reynaldo Gianecchini visitou o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), em São José dos Campos, interior de São Paulo. No início de agosto, Giane foi diagnosticado com um tipo de câncer.
Reynaldo apoia o GACC desde 2003, quando realizou uma campanha para arrecadar recursos para a construção do hospital, acompanhado de um paciente.
O ator se tornou padrinho da Campanha "0500", que está sendo produzida pela Agência Molotov e pela Produtora Madre Studio em parceria com a TV Vanguarda, afiliada da TV Globo na região.
No GACC, Reynaldo foi simpático e acenou para as pessoas que se aglomeravam do lado de fora.
A presença do ator durou cerca de três horas. Ele gravou um vídeo institucional para a campanha, deu autógrafos e deixou as crianças eufóricas com sua presença.
Reynaldo Gianecchini ainda está em tratamento contra um linfoma do tipo não Hodgkin, um tumor que atinge os gânglios linfáticos, e passa por sessões de quimioterapia.

uol.com

Curimatau Paraibano é beneficiado com obras do PAC II


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), Presidente da Comissão Mista de Orçamento – CMO, anunciou nesta quinta-feira (29) os municípios paraibanos que serão contemplados com a construção de creches e ginásios poliesportivos, ou com a cobertura de quadras de esporte para posterior transformação em ginásios, na segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC II.
De acordo com o Senador, o PAC II prevê a destinação de recursos para 64 municípios paraibanos, de forma direta, para a construção de 109 creches e 61 ginásios poliesportivos, além de cobertura de 22 quadras e posterior transformação delas em ginásios.
“Trata-se de uma ação nunca antes vista na educação paraibana. São cidades que receberão recursos, diretamente do Governo Federal, para a construção destas unidades, com a participação de cada prefeito, através de suas contrapartidas”, afirmou o senador Vital do Rêgo, que na qualidade de presidente da CMO atuou de forma decisiva para que o governo incluísse o maior número possível de municípios paraibanos na lista.
Confira as cidades contempladas:
Araruna – construção de 1 creche e de 1 ginásio
Barra de Santa Rosa – construção de 1 ginásio
Damião – cobertura de 1 quadra
Pedra Lavrada – cobertura de 1 quadra
Picuí – construção de 1 creche e de 1 ginásio
Soledade – cobertura de 1 quadra

CuitéPBOnline

PRAZO PARA AMPLIAÇÃO DE VAGAS NAS CAMARAS MUNICIPAIS VAI ATÉ JUNHO DE 2012.


Prazo para ampliação das vagas na Câmara Municipal não é 7 de outubro
Consultando informações do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, descobrimos que a ampliação do número de vagas no Legislativo Municipal pode ser aprovada até junho do próximo ano.
Publicado em 1º de agosto de 2011, o Boletim Informativo do TSE, de número 21, que trata do número de vereadores, deixa bem claro que a fixação é de competência da Lei Orgânica de cada Município, devendo ocorrer até o final do período das convenções partidárias.
Confira esta publicação no site do TSE:
CONSULTA. EMENDA CONSTITUCIONAL QUE REGULAMENTA NÚMERO DE VEREADORES. APLICAÇÃO IMEDIATA DESDE QUE PUBLICADA ANTES DO FIM DO PRAZO DAS CORRESPONDENTES CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS.
1. Consignou-se no voto que: “(…) a alteração do número de vereadores por emenda constitucional tem aplicação imediata, não se sujeitando ao prazo de um ano previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Esse “dispositivo está dirigido à legislação eleitoral em si, ou seja, àquela baixada pela União no âmbito da competência que lhe é assegurada constitucionalmente …” (RMS nº 2.062/RS, Relator Ministro Marco Aurélio, DJ 22/10/93).” (fl. 7).
2. Ressaltou-se que: “todavia, a data-limite para a aplicação da emenda em comento para as próximas eleições municipais deve preceder o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final de realização das convenções partidárias.” (fls. 7-8).
3. Consulta respondida positivamente, com a ressalva acima mencionada.
(Consulta nº 1.421, rel. Min. José Delgado, de 19.6.2007, grifo nosso).
No julgamento da Consulta nº 1.564, relator o Ministro Marcelo Ribeiro, o Tribunal assentou que “a fixação do número de vereadores para o próximo pleito é da competência da Lei Orgânica de cada Município, devendo-se atentar para o prazo de que cuida a Res.-TSE nº 22.556/2007: `o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final de realização das convenções partidárias”" (Res.-TSE nº 22.823, de 5.6.2008).
Resumindo… “O TSE já decidiu que a fixação do número de vereadores é da competência da Lei Orgânica de cada Município, devendo essa providência ocorrer até o termo final do período das convenções partidárias”.
Dessa forma, o prazo para ampliação ou manutenção do número de vagas não é mais até 7 de outubro… pode pedir vistas senhores vereadores.

Blog do wallace

SUSTO: Após internação às pressas, presidente do PMDB da PB tem previsão de alta.


O presidente estadual do PMDB, Picuiense Antonio Souza da Silva (foto), já está recuperado e deverá ser liberado pelo médico na manhã desta sexta-feira (30). Ele foi submetido a uma angioplastia na Clínica Dom Rodrigo, na madrugada de hoje (quinta-feira, 29), após sentir mal estar e uma elevação de pressão.
O dirigente peemedebista já está em apartamento, na companhia de familiares e recebendo visitas. Por recomendação médica, deverá ficar em repouso durante alguns dias. O ritmo de trabalho, que vinha sendo intenso, deverá ser diminuído substancialmente. “Estou pronto para a luta”, afirma um animado Antonio Souza, com a garantia de que está completamente recuperado. “Foi um susto e, ao mesmo tempo, um alerta”, diz, ao mesmo tempo em que promete se cuidar e a aderir à prática de atividade física, abolindo a vida sedentária que sempre levou.
O procedimento: Angioplastia é um procedimento para reabrir vasos, afinados ou bloqueados, que irrigam com sangue o coração. Estas vasos também são chamadas de artérias coronárias.
Um stent para artéria coronária é um pequeno tubo de metal que se expande dentro da artéria coronária, ele é colocado geralmente após a angioplastia. Sua função é prevenir que a artéria se feche novamente. Existem medicamentos que também auxiliam a prevenção do fechamento da artéria.
Antes que os procedimentos para a angioplastia se iniciem, o paciente receberá alguns medicamentos contra a dor. Também, poderá receber remédios que afinem o seu sangue evitar a formação de coágulos sanguíneos.
Quando se encontrar na sala cirúrgica, o médico fará um pequeno corte (incisão) no seu corpo, geralmente próximo da sua virilha. Então ele vai inserir um cateter (tubo flexível) pela incisão até uma artéria. Algumas vezes o cateter é inserido pelo braço ou pelo pulso.
O médico utiliza imagens do raio-X, em tempo real, para guiar o cateter até o seu coração e suas artérias. Um contraste será injetado no seu corpo para marcar o fluxo de sangue pelas artérias. Isto ajudará o médico a ver se há qualquer bloqueio nos seus vasos sanguíneos que vão ao coração.
Um fio guia é movido através do bloqueio do vaso. Um cateter com um balão é empurrado sobre o fio guia é através do bloqueio, então o balão na ponta é inflado. Isto abre a vaso bloqueado e restaura o fluxo de sangue apropriado para o coração.
Um stent (pequeno tubo) poderá ser colocado na área bloqueada, ele é inserido ao mesmo tempo que o cateter com o balão. Ele se expande quando o balão é inflado e fica no local do bloqueio para manter a veia aberta.
Riscos : A angioplastia é, geralmente, segura. Os riscos dela e da colocação do stent são:
• Reação alérgica ao contraste;
• Sangramento ou coagulação na área onde o cateter foi inserido;
• Danos à vávula cardíaca ou ao vaso sanguíneo;
• Ataque do coração;
• Insuficiência renal (alto risco em pessoas que já tivera problemas renais);
• Batidas irregulares do coração (arritmia);
• Acidente Vascular Cerebral - AVC (raramente acontece);
• Reação alérgica ao material do stent;
• Reação alérgica aos medicamentos do procedimento;
• Coágulo sanguíneo;
• Trombose intra-stent.

MaisPB com Assessoria

CUITÉ E NOVA FLORESTA SEM AGUA NESTA SEXTA E SABADO.


A companhia de água e esgotos da Paraíba – CAGEPA – informa a seus consumidores de Cuité e Nova Floresta que faltará águas nestas cidades nesta sexta feira dia 30 a partir de nove horas da manhã até ao meio dia do sábado dia 01 de Outubro.
A suspensão no abastecimento será necessária para que os técnicos da empresa instalem um conjunto reserva na estação do boqueirão do cais. Informa ainda que o bombeamento será normalizado logo após a conclusão dos serviços sem prévio aviso.

Fonte: Cagepa Assessoria.

PICUI: ALUNOS PARTICIPAM DO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO.


PICUÍ: Alunos paraibanos participam do Parlamento Jovem Brasileiro.
Dois alunos da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí representam a Paraíba nesta semana, em Brasília, como deputados federais no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Daniel Nunes e Izabel Rodrigues estão atuando na liderança das comissões que vão apresentar os projetos a serem votados pelo Programa. Os trabalhos nas comissões se encerram nesta quinta-feira (29).
Nesse trabalho, os estudantes são assessorados por funcionários da Câmara dos Deputados no que se refere à constitucionalidade e dotação orçamentária. Após os trabalhos nas comissões, os projetos de leis irão para votação no plenário da Câmara Federal nesta sexta feira (30). Muitos deputados já estão interessados em apresentar durante sua legislatura as propostas dos jovens parlamentares 2011. Ao todo, são 77 participantes de todos os Estados do país.
Além da experiência política e jurídica, os jovens parlamentares participam de uma extensa programação cultural onde conhecem todas as estâncias do poder Federal com visitas à Câmara dos Deputados, ao Senado federal, ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes.
O PJB oferece aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos foram pré-selecionados pela Secretaria da Educação do Estado e seus projetos foram encaminhados para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que os encaminhou à Câmara dos Deputados onde, uma comissão formada por servidores da área legislativa selecionou as propostas participantes.
O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, assim, a Paraíba conta com dois deputados jovens. Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares em todo o país.
A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. De acordo com o regulamento os projetos de lei devem ser elaborados nas seguintes áreas temáticas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Izabel da Silva Rodrigues – Propôs uma lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal. Izabel Rodrigues já participou de várias atividades semelhantes, representou a Paraíba na Conferência do Meio Ambiente em Brasília, participou da oficina de descritores de língua portuguesa em São Paulo, foi medalhista da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília, participou do Prêmio Misa/UFCG e agora foi selecionada para ser deputada federal mirim e defender seu projeto de lei na cadeira de um dos deputados federais da Paraíba.
Daniel Nunes da Silva Júnior – Apresentou projeto de lei que modifica o inciso I do art. 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Daniel Nunes chegou à escola este ano e já se integrou às práticas da comunidade escolar, e teve seu projeto de lei selecionado para ser defendido em Brasília.

Secom

EM CUITÉ: Atividade do PSE na Escola Municipal Celina.


Ações de prevenção e educação pró-saúde devem começar nos vários espaços de convivência da criança, inclusive a escola. O município de Cuité reconhecendo essa importância desenvolve o Programa Saúde na Escola (PSE).
O objetivo geral do PSE é “Promover a formação integral dos estudantes da Rede Pública de Educação Básica, através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde envolvendo as equipes de saúde da família, os profissionais da educação e a rede de serviços do município com a participação da comunidade escolar”.
O PSE foi instituído como estratégia de integração e articulação entre as políticas e ações de saúde e de educação, a fim de proporcionar a atenção integral à saúde dos estudantes. O mesmo é implementado em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Joelma Oliveira/Casa Pequeno Davi/Especial para Selo UNICEF

JORNALISTA ADELTON ALVES DIZ QUE NÃO TEM MEDO DAS AMEAÇAS DO DEP. JANDUHY CARNEIRO


O jornalista, radialista e advogado Adelton Alves endureceu o discurso na manhã desta quinta-feira (28) contra o deputado estadual Janduhy Carneiro (PPS) que ameaçou processar o profissional da imprensa nos próximos dias. Adelton definiu o parlamentar como ‘inexperiente’ e se mostrou tranquilo com a ameaça.
“Não tenho medo dele nem na Justiça nem em lugar nenhum”, afirmou.
Segundo o radialista, Janduhy não honrou com os compromissos assumidos com a bancada do Governo e para piorar, também não aceita críticas.
“Ele é inexperiente, fez trapalhadas e quer que a gente abençoe as posturas políticas adotadas por ele”, reclamou.
Na opinião do comunicador, os prejuízos políticos de Janduhy Carneiro com essa postura dúbia serão enormes.
“Lá na frente os votos podem minguar nas próximas eleições. Ele perdeu o apoio da prefeita de Pombal Poliana Feitosa (PT) e do prefeito de Paulista Severino Dantas (PTB)”, lembrou.
Por fim o âncora da Rádio Miramar FM, salientou que nunca foi processado na Justiça e aproveitou para mandar um recado para o deputado.
“Não vou deixar de falar aqui as suas trapalhadas. Eu tenho coragem de dizer!”, desabafou.
É válido lembrar que a postura contundente de Adelton Alves contra o deputado se deu em virtude de um pronunciamento de Janduhy Carneiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, que ameaçou processar Adelton Alves e ainda o repórter da TC Correio, Emerson Machado, em face de críticas feitas nos veículos de comunicação.
Adelton apresenta diariamente ao lado do jornalista Edmilson Pereira o programa Paraíba Notícia na rádio Miramar FM das seis as nove da manhã.

PB Agora

Divulgada a concorrência do Vestibular 2012 da UFCG.


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
divulgou nesta quarta-feira (28) a concorrência pelas vagas oferecidas no vestibular 2012 da instituição. No total, 61.542 pessoas se inscreveram para preencher as 4.765 oportunidades de estudo em 75 cursos de graduação nos campi de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Cuité e Sumé.
Confira: http://www.comprov.ufcg.edu.br/files/Vestibulares/2012/vest2012concorrencia.pdf

ASCOM

Acidente com o ônibus da Prefeitura de Cuité na noite de ontem


Um acidente ocorreu envolvendo o ônibus da Prefeitura Municipal de Cuité e uma moto na noite desta terça-feira (27). O ônibus faz o transporte diário de estudantes universitários para Campina Grande-PB.
As informações são de que o condutor da motocicleta – de nome ainda não identificado - saia de uma das estradas próximo a cidade de Lagoa Seca-PB e ao entrar na BR 104 não parou e não olhou para os lados.
O ônibus que já trafegava na BR colidiu com a moto, chegando a decepar a perna do motociclista. Ainda não há informação sobre o seu atual estado de saúde.
Os demais ocupantes do ônibus não sofreram ferimentos.

CuitéPBOnline

Orçamento 2012 do Estado é de R$ 1,08 bilhões


No final da manhã desta quarta-feira (29.09), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), recebeu os projetos do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 e da Lei Orçamento Anual do Estado 2012 (LOA). A entrega foi feita pelos secretários Gustavo Nogueira (Planejamento), Lindolfo Pires (Casa Civil) e Aracilba Rocha (Finanças), além da secretária do Orçamento Democrático do Estado, Ana Paula.
Os secretários garantiram ao presidente da ALPB que o projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012 contempla 13% de repasses ao Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual, conforme o acordo feito como Executivo na Comissão Interpoderes.
O secretário Gustavo Nogueira disse que, além dos anexos, o projeto contém uma análise sócio-econômica e a LOA destaca a evolução financeira que o Estado vem galgando. Na Lei Orçamentária Anual, segundo o secretário, estão contemplados investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e 85 milhões para o ano que vem.
Gustavo Nogueira enfatizou que o Orçamento do Estado para 2012 prevê 13% com gastos em Saúde, ultrapassando 1% do que estabelece a Constituição; 25% com despesas na área de Educação e 11% em Segurança Pública.
A secretária Aracilba Rocha disse que o projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012 contempla 45% das indicações debatidas nas plenárias do Orçamento Democrático realizadas pelo interior do Estado, dividido em 14 regiões administrativas. Ela disse ainda que a LOA chega com antecedência ao Poder Legislativo, para que os deputados possam debater com mais detalhes o projeto.
O presidente da Assembleia Legislativa assegurou que os projetos serão encaminhados para "uma análise criteriosa" das comissões permanentes da Casa, antes de seguirem para apreciação e votação no plenário José Mariz.
Para ele, os projetos, de acordo com o que informaram os secretários estaduais, mantêm o respeito aos Poderes e serão apreciados em tempo hábil.

ALPB

Reunião entre Correios e funcionários pode encerrar greve.


Os Correios terão encontro com membros da Fentect (Federações Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios, Telégrafos e Similares) –representantes dos grevistas– na tarde desta quarta-feira para decidir os rumos da paralisação dos funcionários. Há expectativa de que a reunião ponha um fim à greve, que completou 15 dias.
Ontem (27), a empresa e os grevistas participaram de negociação, que durou cerca de seis horas, mas não houve consenso.
De acordo com nota publicada pelos Correios, foram feitos “exercícios financeiros” a partir de reajuste salarial e de benefícios em 6,87%, aumento real de R$ 50 e abono de R$ 800.
O impassse entre as partes ocorre porque os funcionários demandam reajuste de R$ 200, reposição inflacionária de 7,16% e piso salarial de R$ 1.635.
Segundo José Gonçalves de Almeida, diretor da Fentect, ainda não há consenso ou acordo preestabelecido para a reunião de hoje.
O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, afirmou na segunda-feira (26) que serão necessários três dias de trabalho para colocar em dia as entregas atrasadas pela greve dos funcionários.
A estimativa é que 95 milhões de objetos estejam com a entrega atrasada –o que corresponde a 35% do total acumulado. No último fim de semana foi realizado um mutirão para tentar amenizar os impactos do movimento.
De acordo com os Correios, o mutirão resultou na entrega de 9,4 milhões de correspondências.
LIMINAR
O sindicato que representa a categoria na Paraíba obteve uma liminar na qual os Correios está proibido de cortar o ponto dos funcionários o que já acontece na folha de pagamento deste mês. A empresa teria de fazer uma nova folha de pagamento, sob multa de R$ 300 mil.
A Fentect orientou que todos os sindicatos entrem com liminares para evitar o corte do ponto referente aos dias de greve.
Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios, afirmou que ações judiciais em outros Estados não foram acatadas e que empresa irá recorrer da liminar da Paraíba.

AF

PREFEITURAS RECEBERAM NESTA SEXTA 3º Repasse do FPM de Setembro com acrescimo.


O último repasse deste mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.115.734.815 e entra nas contas das prefeituras nesta sexta-feira, 30 de setembro. O valor acima prevê o desconto do Fundo Nacional de Educação (Fundeb). Sem o desconto o montante – referente ao terceiro decêndio do mês – chega a R$1.394.668.519
O levantamento é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e de acordo com a entidade, o repasse segue a tendência do segundo decêndio e foi 12,7% a mais em relação à previsão da Receita Federal do Brasil (RFB). A estimativa inicial da RFB era de redução de 13% no repasse, mas em valores reais houve crescimento de 14%.
Mesmo com repasse maior do que a previsão inicial, o FPM de setembro fecha com total de R$ 3,86 bilhões e sem crescimento real em comparação a 2010. A CNM esclarece que o Fundo obteve recuperação nos dois últimos repasses do mês, mas fechou dentro da normalidade, ao contrário do esperado pela Receita Federal, que era queda de mais de 20%.

Da CNM

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 9 milhões no sábado.


Ninguém acertou os números do concurso 1.323 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quarta-feira (28) em São Jerônimo (RS), o prêmio acumulou e pode pagar R$ 9 milhões no sorteio de sábado (1º), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram: 06 - 15 - 25 - 37 - 48 - 55.

Ao todo, 58 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 28.697,23 cada um. Outras 5.387 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 441,39.
Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2

Uol

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Efraim Filho participa de debate sobre o Novo CPC no programa Expressão Nacional da TV Câmara


O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), sub relator da Comissão Especial que analisa mudança no Código de Processo Civil que é de 1973, participa logo mais as 21:30hs do Programa Expressão Nacional, transmitido pela TV Câmara. Efraim Filho é advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba e Pós Graduado em Direito do Consumidor pela Universidade de Granada da Espanha.
O Código de Processo Civil é a lei que especifica como funciona a tramitação e julgamento dos processos na Justiça.
Entre as mudanças, a nova lei especifica, por exemplo, que processos iguais tenham veredictos iguais, e reduz a possibilidade de recursos, acelerando o trabalho dos tribunais. Quais as implicações do novo código para o cidadão brasileiro e o Poder Judiciário?
O Programa Expressão Nacional debate o tema ao vivo com o deputado federal paraibano Efraim Filho (DEM-PB) e recebe perguntas por email expressaonacional@camara.gov.br, pelo telefone 0800 619 619 ou pelo twitter www.twitter.com/xnacional.

Assessoria.

Governo antecipa pagamento de acréscimo a aposentado


O Ministério da Previdência Social resolveu antecipar em quase um mês o pagamento dos aposentados e pensionista que têm direito de receber um acréscimo de até R$ 6 mil no valor do benefício por causa da revisão do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quitação da dívida com os aposentados será escalonada até 2013.
Com a alteração do cronograma, as pessoas que têm a receber até R$ 6 mil serão beneficiadas em 3 de outubro. Antes, o valor seria pago no 31 de outubro. Nesse primeiro momento, serão contemplados 62.734 aposentados e pensionistas.
O desembolso do governo será de R$ 118,538 milhões. Pelo menos, por enquanto, a antecipação da data está prevista apenas para o primeiro grupo de beneficiários. Se que valor que aposentado ou pensionista tiver a receber for superior a R$ 19 mil, a diferença será quitada apenas em 31 de janeiro de 2013.
Segundo o Ministério da Previdência Social, o cronograma prevê que os 131.161 aposentados que devem ser contemplados serão divididos em quatro grupos. Mas o beneficiário, quando atendido, receberá todo o dinheiro que deve receber em uma única parcela.
do teto da Previdência vale para os benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004. Na ocasião, essas pessoas receberam um valor inferior ao que deveria ser pago e, portanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento da diferença.

Fonte: Agência Estado

Campus PICUÍ aprova trabalho na XVII Ciência Jovem 2011.


O trabalho intitulado “Recriando Laços, Recontando Histórias: a valorização do (a) idoso (a) enquanto narrador (a) da história de Picuí-PB” dos alunos Darlay Ezielliton Santos da Fonseca e Fernanda Karine de Oliveira, orientados pela Professora Fernanda Karoline Martins Lira Alves, foi aprovado na modalidade Incentivo à Pesquisa, para ser apresentado na XVII Ciência Jovem que será realizada na cidade de Olinda-PE, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2001. Fruto do projeto de extensão coordenado pela Professora Fernanda e que recebe o mesmo título, o trabalho aprovado já havia recebido bastantes elogios no I Encontro de Extensão do IFPB(ENEX) ocorrido em maio deste ano, pela sua importância e qualidade.
A Ciência Jovem é uma das quatro maiores feiras de ciências do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, sendo promovida pelo Espaço Ciência e chega esse ano de 2011 a sua 17ª edição. A Feira tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas participantes e comunidades.
A Direção do Campus Picuí parabeniza aos alunos Fernanda Karine, Darlay Ezielliton e a Professora Fernanda Karoline por esse importante acontecimento que, além de enaltecer a nossa Instituição, comprova a qualidade técnica do nosso corpo docente e discente.

Fonte: Professor Jandeilson Alves de Arruda

Campus PICUÍ adere ao PROETA.


Em reunião ocorrida no dia 09 de setembro no Campus Campina Grande, houve a adesão do Campus Picuí ao PROETA - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia.
Tornando-se parceiro da EMBRAPA e de outras instituições como a UFPB e UFCG na difusão de tecnologias, produtos e serviços que, incorporados ao processo produtivo, gerem benefícios para o público envolvido e se constituam em inovações. O Programa visa à promoção do agronegócio, mediante a transferência de tecnologias por meio da incubação de empresas.
Com o título “Vamos Empreender no Agronegócio?” serão realizadas diversas oficinas de difusão e capacitação do PROETA em várias cidades espalhadas pelo Estado da Paraíba, nas sedes das instituições parceiras.
As cidades atendidas, as datas de realização das oficinas e a programação das mesmas podem ser vistas abaixo:
CIDADES ATENDIDAS
22/09 Local: Campina Grande - Campus do IFPB
29/09 Local: Patos - Campus da UFCG
06/10 Local: Sumé - Campus da UFCG
13/10 Local: Pombal - Campus da UFCG
20/10 Local: Catolé do Rocha - Campus da UEPB
27/10 Local: Cuité - Campus da UFCG
10/11 Local: Areia - Campus da UFPB
17/11 Local: Bananeiras - Campus da UFPB
24/11 Local: Sousa - Campus do IFPB
01/12 Local: Picuí - Campus do IFPB
PROGRAMAÇÃO
08h às 10h - Difusão das Tecnologias EMBRAPA, EMEPA e UNIVERSIDADES
10h às 10h15min - Intervalo
10h15min as 12h15min - Divulgação dos Órgãos de Fomento (BNB, BB, INSA, SEBRAE, FAPESQPB e Empreender Paraíba)
14h às 15h30min - Oficina de Empreendedorismo
15h30min às 16h - Intervalo
16h às 17h30min - Oficina de Plano de Negócios
Para maiores informações consultar o site http://www.paqtc.org.br/proeta/

Colaborador: Professor Jandeilson Alves de Arruda

Padre desaparecido é encontrado morto com sinais de enforcamento no Sertão; polícia suspeita de suicídio.


O padre Jerônimo Leopoldino de Medeiros Neto, 33 anos, que havia desaparecido há uma semana, foi encontrado morto, nesta terça-feira, (27), enforcado por uma corda, na zona rural do município de Santa Luzia, Sertão da Paraíba. O corpo do religioso foi encontrado por um morador do Sítio Vertente de São José, de propriedade de um senhor conhecido apenas por Oswaldo, por volta das 15h30. Os indícios apontam para a tese de suicídio.
Segundo informações da Rádio Vale FM, de Santa Luzia, o corpo do padre já estava em alto estado de decomposição, mas foi reconhecido pelo colega de batina, o padre Alex.
O radialista Nerinho de Souza adiantou a reportagem do PB Agora que o corpo do Padre estava pendurado em um pé de Jurema e ao que tudo indica, o suposto suicídio ocorreu no mesmo dia do desaparecimento do religioso.
"Como o corpo já estava em alto estado de decomposição, acredita-se que ele já estava lá há algum tempo, mais provavelmente no mesmo dia em que deram conta do seu desaparecimento", relatou Merinho.
O corpo já foi removido do local, e a Paróquia já toma as providências para a realização do velório.
Entenda:
O padre desapareceu na última terça-feira e foi visto pela última vez na rodovia BR-230, em Santa Luzia, para onde tinha ido visitar parentes. A família acredita que ele tenha desaparecido por conta de problemas de depressão.
Segundo padre Alexandre Soares, da paróquia de Santo Antônio, em Patos, o pároco não estava se sentido bem nos últimos dias e demonstrava sinais de depressão. "Ainda não sabemos o que está acontecendo. Ele estava doente e até já fazia tratamento", disse o padre Alexandre.
Padre Jerônimo atuava na Paróquia de Santo Antonio, em Patos.
O padre foi visto pela ultima vez por familiares. Ele tinha ido à Santa Luzia visitar a família, com quem almoçou. Segundo a prima dele, Maria Aparecida, no dia do desaparecimento, ele estava muito perturbado e preocupado com a vida

Fonte: JPB

PEDRA LAVRADA E SÃO VICENTE DO SERIDÓ: Câmaras Municipais tem contas na pauta do TCE.


Contas anuais oriundas de onze Prefeituras e dez Câmaras de Vereadores compõem, em meio a outros processos, a pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira (28).
Na ocasião, também serão examinadas as contas do Tribunal de Justiça, da Procuradoria Geral de Justiça e da Defensoria Pública (exercício de 2009) e, ainda, do Gabinete Militar do Governador e da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícola (2010).
O TCE verificará as contas de 2009 dos prefeitos do Congo (Romualdo Antonio Sousa), Gurinhém (Claudino César Freire), Santarém (Lucrécia Adriana Barbosa), São José dos Cordeiros (Fernando Marcos de Queiroz), Santo André (Fenelon Medeiros Filho) e Serra Branca (Eduardo José Torreão Mota).
Também, as contas de 2008 dos prefeitos de Lucena (Antonio Mendonça Monteiro Júnior) e Pitimbu (José Rômulo Carneiro Neto) e as de 2010 encaminhadas pelos prefeitos de Cacimba de Areia (Inácio Roberto de Lira Campos) e Solânea (Francisco de Assis de Melo).
Constam da mesma pauta as prestações de contas das Câmaras dos Vereadores de Alhandra, Belém do Brejo do Cruz, Monteiro, Pedra Lavrada, São José do Rio do Peixe, Triunfo (todas do exercício de 2009) e de Areia de Baraúnas, Maturéia e São Vicente do Seridó (2010). As sessões do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso permitido ao público e transmissão, via internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.

Fonte: Assessoria TCE/PB

Manejo Florestal é tema de capacitação para estudantes de agroecologia e entidades de Picuí.


Agricultores e entidades ligadas a agricultura e meio ambiente participam de uma capacitação sobre manejo florestal comunitário, tendo como ênfase aproveitamento sustentável, beneficiamento e comercialização dos produtos florestais.
O evento é promovido pela SOS Sertão, Organização Sertaneja dos Amigos da Natureza, acontecerá no Instituto Federal de Educação durante a próxima terça e quarta-feira( 27 e 28/09), faz parte de uma série de ações firmadas através de contrato administrativo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e tem o objetivo geral de elaborar, implantar Planos de Manejo Florestais Sustentáveis em Assentamentos da Reforma Agrária no Estado da Paraíba.
Segundo o coordenador geral da SOS Sertão, Joaquim Araújo de Melo Neto, o evento é uma parceria com o IF (Instituto Federal de Educação) da cidade de Picuí, onde irão participar os alunos do curso de agroecologia daquele instituto, bem como as entidades que trabalham com ATER no território do Curimataú que durante os dois dias terão parte teórica e duas visitas de campo.
Programação
Primeiro dia: 27/09/201108:00 – 08:30 Apresentação das atividades do contrato administrativo
19/2010 Joaquim Neto (SOS Sertão)08:30 – 09:30 Manejo Florestal, Tipos de Manejo Florestal Sustentável.Felipe Almeida (SOS Sertão)09:30 – 10:00 Intervalo para lanche 10:00 – 11:30 PMFS Manejo Florestal da Caatinga (Técnicas e legislação) Apresentação de um plano de manejo florestalLúcio Coutinho (UFCG-UAEF)11:30 – 12:00 Exibição do documentário: Mudanças de Clima mudanças de vidaInformação SOS SERTÃO12:00 – 14:00 Intervalo para almoço14:00 – 18:00 Visita de campo a uma Cerâmica na cidade de Carnaúba dos Dantas. Avaliar o impacto da produção de cerâmica sobre a retirada de vegetação da Caatinga, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e ambientais. (SOS SERTÃO)18:00 Jantar
Segundo dia: 28/09/201107:00 – 08:00 Café da manhã08:00 – 11:30 Visita de campo - Visita ao Plano de Manejo Florestal do Assentamento Brandão III(Cuité). Observar in loco um PMFS em funcionamento (conceituação, considerar os aspectos técnicos ambientais e econômicos provocar uma interface com o dia anterior sobre a visita a cerâmica).- Visualizar o primeiro e atual talhão explorado;- Observar a regeneração das espécies;-Apresentar as espécies florestais e sua importância;-Apresentar os equipamentos utilizados para a realização de um PMFS;-Planejamento, uso da área, emissão de DOF-Importância da Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP).SOS SERTÃO11:30 – 13:00 Almoço no AssentamentoSOS SERTÃO13:00-15:00 Avaliação do manejo florestal comunitário, dúvidas, propostas, encaminhamentosSOS SERTÃO.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cássio lamenta ausência de Veneziano em reunião com o governador Ricardo Coutinho sobre AACD


O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) chegou agora a pouco no Palácio da Redenção e lamentou a ausência do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), na reunião que discutirá a instalação da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Quem compareceu representrando o prefeito foi a secretária de Saúde, Tatiana Medeiros.
O tucano disse que o convite a Veneziano foi feito pelo próprio governador e reiterado por ele durante evento em que o prefeito se fez presente. Cássio afirmou, ainda, que a presença do gestor da Rainha da Borborema ou de algum representante da prefeitura é importante porque a AACD será instalada na cidade comandada pelo peemedebista.
“Acho de suma importância a presença dele ou de algum representante dele porque a AACD vai pertencer não apenas ao estão, mas a Campina Grande também. O governador convidou Veneziano e eu reiterei o convite durante evento em que nos encontramos”, frisou Cássio.

PolíticaPB

Campus PICUÍ aprova trabalho na XVII Ciência Jovem 2011.


O trabalho intitulado “Recriando Laços, Recontando Histórias: a valorização do (a) idoso (a) enquanto narrador (a) da história de Picuí-PB” dos alunos Darlay Ezielliton Santos da Fonseca e Fernanda Karine de Oliveira, orientados pela Professora Fernanda Karoline Martins Lira Alves, foi aprovado na modalidade Incentivo à Pesquisa, para ser apresentado na XVII Ciência Jovem que será realizada na cidade de Olinda-PE, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2001. Fruto do projeto de extensão coordenado pela Professora Fernanda e que recebe o mesmo título, o trabalho aprovado já havia recebido bastantes elogios no I Encontro de Extensão do IFPB(ENEX) ocorrido em maio deste ano, pela sua importância e qualidade.
A Ciência Jovem é uma das quatro maiores feiras de ciências do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, sendo promovida pelo Espaço Ciência e chega esse ano de 2011 a sua 17ª edição. A Feira tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas participantes e comunidades.
A Direção do Campus Picuí parabeniza aos alunos Fernanda Karine, Darlay Ezielliton e a Professora Fernanda Karoline por esse importante acontecimento que, além de enaltecer a nossa Instituição, comprova a qualidade técnica do nosso corpo docente e discente.

Fonte: Professor Jandeilson Alves de Arruda

PICUI: Admistração municipal estimula desenvolvimento economico sustentável.


A Secretaria de Trabalho e Ação Social em parceria com a Secretaria de Planejamento Municipal, estão formatando um Programa de inclusão produtiva, através de um banco de dados unificado, com o objetivo de estimunlar o desenvolvimento economico sustentável, oportunidade em que estarão sendo cadastrados todos os proprietários de Kiosk da cidade de Picui, no regime de micro empreendedor, cuja finalidade será, a indentificação da mão de obra disponível para o mercado de trabalho, e sobretudo, organizar e legalizar todos, deixando aptos a obtenção de créditos através da parceria de financiamentos com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Empreender/PB.

Blog da Sisal com Sec. Ação Social/Planejamento.

Nesta 4ª Feira tem mobilização estudantil em PICUÍ.


O líder estudantil Gabriel Martins informa que amanhã haverá outra mobilização estudantil no IFPB a partir das 9 horas da manha. É que haverá outra assembléia deliberativa, e se não pressionarmos amanhã o Campus Picui, não sairá da greve, a presença de pais e alunos é de suma importância.

Blog da Sisal com informação de Gabriel Martins

Bancários entram em greve nesta terça, mas movimento não afetará pagamento dos servidores do Estado


O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, previu na tarde desta segunda-feira (26), que quatro mil profissionais devem aderir a greve da categoria por tempo indeterminado em todo o estado a ser deflagrada a partir de zero hora de terça-feira.
O movimento por melhorias salarias, segundo ele, vai afetar todas as agências bancárias na Paraíba, entretanto não vai atingir o pagamento dos servidores públicos do estado a ser efetuado nesta quinta e sexta-feira, conforme tabela divulgada pela Secretaria de Administração.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários não restou outra opção a não ser o confronto com os banqueiros, que ofereceram apenas 0,37% de aumento real linear em cima de todas as verbas salariais. "Os banqueiros estão tripudiando em cima daqueles que construíram seus lucros fantásticos, ao negarem aumento real de salários, contratação de mais bancários e mais segurança. Portanto, vamos à luta!", disse Marcos Henriques.
Hoje à noite, a partir das 19h00, os bancários voltam a se reunir em assembleia para definir a pauta do movimento.

O fuxiqueiro.

Bandido igual a Ronaldinho é procurado pela polícia dos EUA


A polícia de Anderson, na Califórnia do Sul, divulgou o retrato falado do suspeito de invadir a casa de uma senhora no começo deste mês.
A descrição foi baseada no testemunho da idosa e revela uma pessoa com dentes incisivos protuberantes, usando um gorro de lã.
A gente achou esquisito porque isso aconteceu na madrugada do dia 11/09 e, neste dia, o Ronaldinho estava em campo, defendendo o Flamengo pelo Brasileirão.
No estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ), o time do dentuço perdeu de 2 a 1 para o Atlético-PR (sim, veja aqui) , mas foi ele quem bateu o escanteio que resultou no gol de honra do time carioca.
Se não fosse por esse álibi, o dentuço estaria entre os suspeitos.

Internet.

PARALISAÇÃO DOS MOTORISTAS SERVIDORES PÚBLICOS DE CUBATI PB


Nesta Terça Feira 27/09/2011 os motorista da Prefeitura Municipal de Cubati no Curimataú Paraibano paralizaram suas atividades,o motivo é cobrar do poder público municipal um salário digno porque o salário pago a categoria é o mínimo .há mais de dez anos,os motorista do município de Cubati -pb vem lutando pela sua valorização como profissionais ,uma vez que, todos os município circunvizinhos pagam salário dignos aos seus motorista ,
essa é a primeira paralisação da categoria e só voltara as suas atividade quando o gestor que ao assumir o seu mandato comprometeu -se com a categoria no sentido de tomar as providências cabíveis até janeiro de 2010 ,no entanto,até o momento nada foi feito em relação ao cumprimento dos direitos acima reivindicados
os motorista sofre com ausência e a negação dos direitos constitucionais para o exercício profissional.
todos os carros municipais ficaram parados na frente e na garagem da prefeitura de Cubati.

Cubati é noticia.

MOTORISTA DA PREFEITURA É PERSEGUIDO PELO PREFEITO DA CIDADE DE CUBATI PB


Após a paralisação dos motorista o prefeito da cidade mandou o fiscal urbano desmanchar uma cerca em um terreno que pertence ao funcionário público e motorista LUIZ CARLOS (CARLINHO DE DEDÉ )
O Carlinho é um dos enfrentante da pararilisação e ao saber que o prefeito teria mandado arrancar a cerca do seu terreno.foi até o local e amigos do Carlinho revoltado com essa atitude do prefeito estiveram no local para apoiar o mesmo que tem uma forte amizade na Cidade ,
A Policia Militar também esteve presente e falou que a retirada da cerca do terreno do Carlinho só poderia ser desmanchada com uma determinação judicial.

Cubati é noticia

JOGO FATAL: Árbitro é assassinado a tiros durante jogo


Um árbitro de futebol foi morto a tiros enquanto apitava a final de um campeonato amador na tarde deste domingo (25) em um distrito de Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar, um homem não identificado chegou ao campo em uma motocicleta e efetuou vários disparos.
Outras duas pessoas foram atingidas, segundo a PM. Um homem baleado morreu durante o socorro. A terceira vítima foi encaminhada ao hospital para receber atendimento.
O torneio era organizado pela prefeitura de Nova Andradina e contava com a participação de oito equipes. Os times de Casa Verde A e 17 de Abril disputavam a final da competição, segundo informações da página oficial da prefeitura. A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local para colher vestígios, e a autoria do crime será investigada.

GLOBOESPORTE.COM

TRAGÉDIA: Menino de dois anos dá partida em carro, e irmão de cinco morre em RO


Um acidente terminou com a morte de uma criança de cinco anos no bairro gleba Corumbiaria, na zona rural de Vilhena, em Rondônia.
Segundo informações da delegacia do município, por volta das 18h do sábado (24) o pai trafegava com os dois filhos no carro quando houve uma pane.
O pai desceu para tentar resolver o problema e não percebeu quando o filho de cinco anos saiu e foi para baixo do veículo. Momentos depois, o menino de dois anos deu partida no carro e acabou atropelando o irmão.
De acordo com a polícia, a criança chegou a ser levada ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Militar registrou a ocorrência. A Polícia Civil informou que não há registro se as crianças estavam de cinto de segurança e se viajavam no banco de trás.

g1

Rádio comunitária é alvo de incêndio criminoso na PB, dizem bombeiros.


A sede de uma rádio comunitária do município de Massaranduba, na região metropolitana de Campina Grande, foi destruída por um incêndio nesta segunda-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi ateado de forma criminosa. O atual diretor da rádio e ex-prefeito da cidade, Antônio Medonça, acredita que o crime teve motivação política.
Testemunhas informaram ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil que o portão do prédio foi arrombado de madrugada por quatro homens armados. Os moradores de um apartamento localizado no primeiro andar, em cima das instalações da rádio, teriam sido feitos reféns enquanto os crimosos disparavam tiros pelo prédio. Em seguida, atearam fogo em vários equipamentos. Todo o estúdio e a recepção ficaram destruídos.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados, mas o fogo demorou duas horas para ser controlado. Depois que as chamas foram apagadas, a perícia encontrou cápsulas de balas calibre 380 espalhadas pelo chão.
Na cidade, o clima é de tensão política. O diretor da rádio apontou o atual prefeito, Paulo Oliveira, como suspeito de ter encomendado o crime. Segundo ele, a população ligava com frequência para a rádio para fazer denúncias sobre supostos desvios de verbas.
O gestor, por sua vez, declarou que vai processar o ex-prefeito por calúnia e difamação. Ele declarou que estaria sofrendo perseguição política do adversário há algum tempo e que não daria ordens a integrantes de seu partido para fazer algo do tipo.
O Corpo de Bombeiros registrou o caso como incêndio intencional. A Polícia Civil assumiu as investigações, mas não fez declarações sobre o assunto.

Do G1 PB

Greve do IFPB chega ao fim em João Pessoa após 57 dias sem aula.


Após 57 dias, os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba decidiram, nesta segunda-feira (26), pelo fim da greve no campus de João Pessoa. Os campi de Monteiro, Sousa, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Princesa Isabel, Picuí e Patos continuam em greve. A data para o retorno das aulas ainda não foi definida.
De acordo com o o professor Adolfo Wagner, houve votação e os professores decidiram pela suspensão da greve. "Foram 75 votos pela suspensão e 43 votos contra", disse. Segundo o professor, que integra o comando estadual de greve, nenhuma reivindicação da categoria foi atendida pelo Governo Federal.
Durante a greve os servidores reivindicaram o reajuste salarial de 16,4%, redução de 40 para 30 horas da jornada de trabalho dos servidores, maior participação dos funcionários nos conselhos deliberativos e democratização da estrutura do IFPB.
Na terça-feira (27) os membros do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB) vão participar de uma reunião com a direção do IFPB para juntos definirem uma data para o retorno das aulas.

Do G1 PB

PICUÍ: Complexo de Saúde é Destaque na Região.


Para aprimorar os serviços oferecidos para a população picuiense, a Prefeitura Municipal de Picuí juntou a Secretaria de Saúde Municipal ao Centro de Especialidades Médicas e a Central de Marcação de Exames, sendo assim, formado o Complexo de Saúde.
Lá, a população tem acesso, além dos serviços de marcação de exames, ao centro de especialidades médicas oferecendo mais de 25 diferentes atendimentos. Juntando a Secretaria de saúde para diminuir a distância para os contatos, como também resolvendo com mais agilidade os processos da saúde.
Segundo Lúcia Xavier, Secretária de Saúde, ‘a nova idéia ajudou a todos para o usuário do SUS – Sistema Único de Saúde – a ser mais bem atendidos pelo que a Secretaria pode oferecer’. “Além do mais, todos ficaram felizes, pois o que era da antiga maternidade e estava sem uso, como a infraestrutura do local, pudemos usar para almoxarifado, Sala de atendimento, reuniões, depósito de alimentos não perecíveis, ou seja, tudo foi recuperado, aprimorado e adaptado seguindo todas as regras da Vigilância Sanitária”, concluiu.
Com esse novo passo, a Prefeitura de Picuí mostra aos municípios visinhos como se podem utilizar antigos espaços, recuperando e fazendo o uso apropriado.

De Jandy Macedo

Em Picuí deputado olhou para o "peixe" e esqueceu a "carne de sol"


O deputado do Anzol, Anísio Maia (PT) carinhosamente apelidado por seus pares na assembléia fisgou 110 votos em Picuí, mais sua maior pescaria se deu em cidades praianas.A expressiva maioria de pescadores profissionais e amadores deram ao deputado a conquista de uma vaga tão sonhada na Assembléia. Talvez ai no "menu" do deputado preferir o peixe ao invés da deliciosa e famosa "carne de sol".
Anísio Maia(PT) gerenciou no Governo Lula a Delegacia da Pesca que lhe deu visibilidade, possibilitou “benefícios” a diversas pessoas especialmente no período de defeso, época proibida da pesca, mas o pescador recebe do Governo Federal.
O prefeito de Picuí e presidente da FAMUP, Buba Germano certa vez disse “É muita isca para pouco peixe, deveria haver uma investigação na passagem do deputado Anísio Maia, quando na gerencia da delegacia da pesca na Paraíba”.
Em recente programa de rádio na capital o apresentador do Paraíba Notícia da Miramar FM, Edmilson Pereira, chegou a dizer: “Em Picuí tem pouco açude ou peixe para muito pescador, são quase 700 pescadores”. Posso até dizer que o radialista usou a hipérbole, mas se abrir o frízer é capaz de aparecer muita estória de pescador.
Na Assembléia o deputado, Anísio Maia estava mais para o mar sem peixe do que para a defesa da população. Faz parte do bloco “raivoso” da oposição, especialista na pesca sua rede tá furada e ainda não usou o mandato que tanto nadou, mas vai morrendo na praia.
Na reunião da Comissão Mista de Finanças e Orçamento do Congresso Nacional realizada nesta segunda (26) na AL da Paraíba, disparou finalmente em favor dos paraibanos, bateu no próprio governo do PT, classificando vergonhosas as migalhas de recursos que serão destinados para a Paraíba.
Ainda não tinha emplacado com maestria o que fez na delegacia da pesca, fazia até então um mandato repetitivo de estreantes da oposição , mesmo assim ainda falta muito para se destacar como deputado de ações propositivas. Na última semana seu nome foi rechaçado pelo diretório municipal de Cabedelo, candidato a prefeito de Cabedelo, segundo a “nota” do diretório municipal chega de oportunistas.
A nova ministra da Pesca, Ideli Salvati, recentemente promoveu um trabalho minucioso, eliminado do cadastro as pessoas que não tem direito ao beneficio “Seguro Defeso”. Agora trabalho mesmo para o IBAMA, fiscalizar a pesca ilegal no período de defeso, esse pelo processo da reprodução e não a multiplicação de votos com sabor de peixes.

Dema Macedo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fantástico denuncia ambulâncias paradas e quebradas na PB; governo culpa gestão passada


O programa Fantástico da rede Globo voltou a exibir uma reportagem especial sobre problemas na gestão dos serviços públicos, desta vez o tema foi Saúde e mais uma vez a Paraíba foi destaque negativo no dominical da emissora. A denuncia foi sobre a falta de condições das ambulâncias do SAMU e o não funcionamento do serviço, mesmo com milhares de veículos parados em vários estados.No caso da Paraíba, a reportagem identificou 90 ambulâncias, das 160 que foram entregues no ano passado, sem operar, principalmente nas cidades de Juripiranga, Sapé e Guarabira. Em João Pessoa foi identificada uma ambulância da Secretária Municipal de Saúde com três anos de emplacamento atrasado e em péssimas condições físicas e mecânicas. Após a abordagem da equipe global, o veiculo foi tirado de circulação.O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, culpou o governo passado pela má distribuição dos veículos e acusou a gestão passada de usar critérios políticos para distribuir as ambulâncias.Os ex-secretários de Saúde e Controladoria Geral, José Maria de França e Roosevelt Vita, respectivamente, rebateram a acusação e afirmaram que os critérios utilizados pelo governo foi baseado na portaria do Ministério da Saúde.A secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, responsável pela construção da Central de Regulação, disse que a demanda leva tempo para ser viabilizada e por isso, ainda existe este tipo de problema (ambulâncias sem operar). Roseana é secretária de Saúde de João Pessoa há sete anos.

WSCOM

Cinco municípios da Paraíba têm mais eleitores que habitantes


O município de Parari, no Cariri paraibano, deve viver um pequeno fenômeno migratório nas eleições do próximo ano. É que a cidade de 1.256 habitantes tem 1.615 eleitores, uma diferença de 359. O eleitorado do município, medido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TST), é 28% maior que a população, conforme o Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Parari, os municípios de Algodão de Jandaíra, Cajazeirinhas, Lastro e São Domingos de Pombal têm mais eleitores que moradores.
A prefeita de Parari, Solange Aires Caluete, explica que o fenômeno vai acabar nos próximos meses com a redefinição dos limites da cidade já aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo do Estado, faltando apenas a migração de habitantes pelo IBGE. “A nossa população vai chegar a dois mil habitantes”, prevê Solange.
Ela explica que Parari era distrito do município de São José dos Cordeiros. Quando houve a emancipação política, perdeu território para a cidade-sede e os municípios de Taperoá e Gurjão. “Nove grupos escolares, que estão nas áreas de outras cidades, são administrados pela prefeitura de Parari. Os pais dos alunos têm domicílio eleitoral em Parari, a exemplo de outras famílias”, esclarece a prefeita.
Segundo Solange, a prefeitura perdeu inclusive recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa da exclusão desses territórios na contagem populacional do município. “Parari é alvo de piadas como a menor cidade da Paraíba e por conta de ter mais eleitor que habitante, mas esse quadro vai mudar”, comentou.

Jornal da Paraíba

PICUI: Prefeitura Paga salario de setembro nesta quarta dia 28.


A Prefeitura Municipal de Picui, paga nesta quarta-feira (28) os salários referentes ao mês de setembro para servidores inativos, aposentados, pensionistas e funcionários da ativa.
A data segue a recomendação do Prefeito Buba de pagar a folha de pessoal dentro do mês trabalhado. A Folha de Pagamento de Pessoal, segundo o Prefeito Buba está orçada em R$ 920.000,00.

Blog da Sisal com Ass. Gab.

SALÁRIO: Governo do Estado divulga calendário de pagamento de servidores.


O governo do Estado paga nesta quinta-feira (29) os salários referentes ao mês de setembro para servidores inativos, aposentados e pensionistas, das administrações direta e indireta. Os funcionários da ativa receberão os salários na sexta-feira (30).
As datas seguem a recomendação do governador de Ricardo Coutinho de pagar a folha de pessoal dentro do mês trabalhado, com exceção de janeiro, primeiro mês da atual gestão e atípico dentro das finanças do Estado.

Fonte: Secom-PB

BARRA DE SANTA ROSA: Acidente na BR-104 deixa um morto e outro ferido grave após carro capotar.


A Polícia Rodoviária Federal atendeu na madrugada desta segunda-feira (26), um grave acidente na BR-104 em Barra de Santa Rosa.
O acidente ocorreu às 00h23 no km 56,2 daquela rodovia, onde Diógenes Carlos Martins, 23 anos, que vinha como passageiro de um Fiat Uno, morreu após o veiculo capotar por várias vezes.
O motorista do veículo, Absalão José Dantas Filho, de 28 anos, foi socorrido com ferimentos graves.

Fonte: Assessoria da PRF

PICUÍ: Daniel e Izabel Deputados Federais da Paraiba.


Viajaram ontem (25) para Brasília os alunos da Escola Professor Lordão Daniel Nunes e Izabel Rodrigues acompanhados pelo professor Robson Rubenilson que representa a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Antes do embarque a aluna Izabel esteve com o governador em exercício, Rômulo Gouveia que disponibilizou, a exemplo da deputada Gilma Germano, os gabinetes dos Deputados Federais da Paraíba.
O PJB tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares em todo o país. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.
Izabel elaborou um Projeto de Lei que dispõe sobre obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal.
Daniel elaborou Projeto de Lei que modifica o inciso I do artigo 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Os alunos selecionados foram para Brasília com todas as despesas pagas para, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2011, vivenciar por cinco dias, junto com jovens de todo o Brasil, o dia a dia de um deputado federal.

Blog da Sisal com Midias do Lordão

Deputada Gilma anuncia recuperação de estrada.


Estrada Picuí a Nova Floresta
A Deputada Gilma Germano, informou através de sua assessoria que à estrada que liga Picuí a Nova Floresta via Distrito de Santa Luzia do Seridó, segundo garantia do DER será totalmente recuperada, e que ainda esta semana as maquinas estarão chegando para realizarem o trabalho de recuperação não só deste trecho mais em toda a nossa região, bem como o trecho que dar acesso ao açude caraibeira em Picui, atendendo a um pleito dos pipeiros da região que tiram água do referido reservatório.A Deputada Gilma Germano informou ainda que está aguardando a vinda do governador Ricardo Coutinho a Picuí, oportunidade em que será assinada a ordem de serviço para a recuperação do trecho Picuí ao trevo de Cuité já que a obra foi licitada, incluindo também o trecho de Picuí a divisa com o RN.
Quanto às estradas do município, o Prefeito Buba em contato com o departamento de jornalismo da Sisal FM, informou que o trabalho de recuperação continua com os tratores do município, mas a partir do inicio de Outubro, uma patrol estará chegando para realizar esse trabalho com mais intensidade, pois essa recuperação é necessária.

Blog da Sisal.
Clickpicui

INSS começa a pagar benefício de setembro nesta segunda.


Os aposentados que recebem até um salário mínimo começam a receber o benefício referente a setembro na segunda-feira. O pagamento dos beneficiários que têm o cartão com o final 1, desconsiderando o dígito, continua até o dia 7 de outubro. Os segurados que recebem acima do salário mínimo e cujos cartões têm final 1 e 6 começam a receber no dia 3 de outubro.
A primeira parcela de segurados que têm direito à revisão do teto, no caso aqueles que vão receber até R$ 6 mil, teve o depósito dos benefícios antecipado. Esses segurados vão receber entre os dias 3 e 7 de outubro, junto com a folha de pagamento referente à folha de setembro. Antes, a previsão era que eles recebessem o dinheiro da revisão do teto no dia 31 de outubro.
O pagamento para aqueles que têm direito a receber valores entre R$ 6.000,01 até R$ 15 mil será feito em 2012, no dia 31 de maio. Para quem irá receber valores entre R$ 15.000,01 e R$ 19 mil, o pagamento será feito em 30 de novembro de 2012 e, para os que receberão valores superiores a R$ 19 mil, o pagamento será feito no dia 31 de janeiro de 2013.
As dúvidas referentes às datas dos pagamentos podem ser esclarecidas por meio da Central 135 e a ligação é gratuita, a partir de telefones fixos ou públicos. Quando feita de celular, a ligação tem custo de chamada local. Mais informações estão no site da Previdência Social.

Terra

sábado, 24 de setembro de 2011

Cássio evita polemizar sobre candidatura de Cícero em 2012


Os dois se encontraram com o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que veio à capital paraibana para participar de um Fórum sobre Direito, realizado no Hotel Tambaú pela seccional paraibana da OAB.
Ao ser questionado sobre a já anunciada pretensão de Cícero Lucena ser candidato a prefeito de João Pessoa em 2012, Cássio respondeu:
Não vamos discutir isso agora. É uma discussão que vai ser feita por mim e Cícero, é claro que ele tem clara garantia do partido e da legenda, isso não está em discussão. Quanto a composições, ao meu posicionamento, só serão feitas no tempo próprio. A gente teve um desencontro na eleição passada e vamos conversar pra ver se conseguimos se reencontrar. Ele tem uma visão sobre a administração estadual eu tenho outra. Combinamos no governo central. Virá agora a eleição municipal e vamos conversar, pois política se faz com conversa.

Blog da Sisal com Tony Show

Aniversário do 6º Batalhão da PM é prestigiado pelo governador em exercício Rômulo Gouveia


O governador em exercício do Estado da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD) prestigiou na manhã deste sábado (24), as festividades alusivas ao aniversário de 20 anos do 6º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de Cajazeiras
A solenidade também foi prestigiada pelo Comandante Geral da Polícia Militar na Paraíba, Coronel Euler Chaves, pelo Chefe da Casa Militar, Coronel Chaves, além do ex-prefeito Carlos Antonio (DEM), do deputado estadual José Aldemir (DEM), do presidente da Câmara de vereadores, Marcos Barros (PSB), por empresários da cidade e pela sociedade civil.

Secom.

Governador Ricardo reaparece, depois de viagem a Cuba e prestigia feijoada do PSB com a mulher e o filho


O PSB promoveu uma feijoada neste sábado (24), na Associação da Caixa Econômica Federal, no Altiplano Cabo Branco e a estrela da festa, advinhem, foi o governador Ricardo Coutinho, que reapareceu em público após 10 dias afastado, em viagem oficial a Cuba. Ele esteve o tempo todo ao lado da esposa, Pâmela Bório e do filho Henry.
Militantes do PSB lotaram as dependências da Associação da Caixa Econômica Federal
O objetivo do evento promovido pelo PSB é arrecadar fundos para a realização do Congresso Estadual do partido. A feijoada foi um sucesso de público e de arrecadação. As dependências da Associação da Caixa Econômica Federal ficaram completamente lotadas. Vejam mais fotos do evento:

Blog da Sisal com o Fuxiqueiro.

ARARUNA REALIZA O 3º FESTIVAL DE INVERNO.


A Prefeitura de Araruna, esta realizando durante este final de semana a terceira edição do Festival de Inverno, com atrações culturais para todos os gostos. Uma programação diversificada como feira de artesanato, oficinas, gastronomia, shows e atrações culturais.
As manifestações artísticas e culturais representam a alma da identidade de um povo.
O município de Araruna inseriu em seu Calendário de Eventos o Festival de Inverno e executará em 2011 a sua 3.ª edição, tendo como objetivo principal a promoção da cultura e da arte como meio de preservação das tradições de seu povo.
Segue, abaixo, a programação Geral do III Festival de Inverno de Araruna:
Confira a programação deste Sábado, 24/09/2011
18:00h. – Apresentação da Banda de Música Municipal;
21:00h. – Grupo Folclórico Boi de Reis de Araruna;
21:30h. – A Poesia de Jairo Lima - Poeta de Araruna;
22:00h. - Grupo de Dança Nova Inspiração, formado por jovens estudantes ararunenses.
Palco Principal:
Hélio dos Teclados
Banda Feras de Parelhas– “A melhor banda baile do Brasil ao vivo”.
Domingo, 25/09/2011
15:00h. – Corrida de Jegue;
16:00h. – Show com o Grupo de Pagode Toque de Samba
Durante o Festival serão instaladas tendas com ARTESANATO, GASTRONOMIA, PRODUTOS E SERVIÇOS EXECUTADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARUNA.

Fonte: Blog da Sisal com Jaçanã e noticia

Padre da Diocese de Patos está desaparecido


O padre Jerônimo Leopoldino (33anos) da Diocese de Patos, no Sertão, está desaparecido desde a última quarta-feira (21). A informação foi confirmada pela Diocese, através do padre Elias Ramalho.
O padre Elias contou que o padre Jerônimo Leopoldino foi visto pela última vez na casa de familiares, onde almoçou e após a refeição ele saiu e não foi mais visto.
O padre Elias, também da Diocese de Patos, informou que padre Jerônimo vinha sofrendo problemas de depressão e estava iniciando tratamento.
O Padre Jerônimo teria uma consulta psiquiátrica marcado para os próximos dias.
O pároco era natural de Santa Luzia, mas atuava na paróquia de Santo Antônio, em Patos. Ele estava afastado das atividades por conta da depressão.
Uma prima do padre Jerônimo, revelou nesta sexta-feira (23) a imprensa sertaneja, que tentou impedir de “todas as formas” que o sacerdote saísse de casa, mas foi inevitável.
De acordo com Maria Aparecida, o padre teria falado que ia caminhar para em seguida desaparecer. Ele vinha comentando com familiares que estava cheio de problemas, porém não divulgou os motivos de tanta preocupação.
Segundo Maria Aparecida, ela ainda tentou segui-lo, mas ele a despistou e sumiu em direção ao município de Campina Grande. Até o momento, o padre Jerônimo está desaparecido.

Quando saiu de casa, o Padre estava de havaianas, calça e camisa (provavelmente calça de cor preta).

Portal do sertão

AREIA: Ex-vereador Nelson Carneiro é assassinado.


O ex-vereador Nelson Carneiro, do município de Areia, na Paraíba, foi assassinado dentro de casa no início da tarde deste sábado (24). Segundo informações do bombeiro Ricardo da Silva, um homem tentou realizar um assalto na residência, mas, como não conseguiu, deu uma facada no pescoço do ex-vereador.
Na fuga, o criminoso tomou o rumo da Rua do Bonito, em Areia, e, para despistar a polícia, ateou fogo na mata próxima à localidade, conforme informações do Batalhão da Polícia Militar na cidade.
Uma equipe de Bombeiros voluntários de Areia estão no local tentando apagar o incêndio enquanto as Polícias Militares dos municípios de Remígio e Areia, além da Força Tática de Esperança, tentam localizar o criminoso.

Fonte: Blog da Sisal com Cubati é noticia

PICUI: VEM AI A FESTA DA CARNE DE SOL 2011.


O evento acontecerá nos dias 12, 13,14 e 15 de Novembro, Paralelo a festa haverá uma mostra de produtos regionais. Será uma feira para exposição de produtos artesanais, onde os artesãos de nossa região poderão apresentar seus produtos para comercialização.
já está definido a premiação para o concurso do maior comilão de carne de sol do mundo, gincana e o concurso garota carne de sol. Serão distribuídos cerca de dez mil reais em prêmios. A garota eleita ganhará ainda um book fotográfico completo e o concurso acontecerá na escola municipal Ana Maria Gomes na primeira noite do evento.
Quanto às atrações musicais, o prefeito disse ‘que vai trabalhar dentro da lógica do governo do estado, priorizando os artistas paraibanos. Será contatados um (a) grande artista paraibano de nome nacional e as outras atrações serão artistas paraibanos residentes em nosso estado. Caso o governo do estado não tenha como patrocinar algumas atrações musicais, ficando apenas com o apoio de infraestrutura, o mesmo terá que fazer uma festa compatível com os recursos municipais’.
A festa acontecerá na praça de ventos com um palco principal, um trio elétrico e a escola municipal Ana Maria Gomes onde acontecerão às apresentações culturais.
O Prefeito Buba Germano, afirmou que a participação de blocos será aceita no ambiente da festa, a presença do trio é justamente para esse apoio, não sendo necessária a realização pelos blocos de arrastão pelas ruas da cidade.

Blog da Sisal.