segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Empreender investe na interiorização do programa


Uma média de 1.500 pessoas interessadas em adquirir créditos para iniciar pequenos e micro negócios na 4ª Região Administrativa do Estado compareceu à quadra do Palace Show, no município de Cuité, para participar, neste sábado (10), da primeira Rodada de Negócios promovida pelo Governo estadual através do programa Empreender Paraíba. Girando em torno de R$ 3.000,00, os microcréditos beneficiaram pequenos empreendedores dos municípios de Cuité, Picuí, Nova Palmeira, Nova Floresta, Damião, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Sossego, Pedra Lavrada, Cubati, São Vicente e Frei Martinho.
Os primeiros beneficiados foram Ronildo de Medeiros, Janete Silva Santos e Maria das Vitórias Melo dos Santos, moradores da zona rural de Cuité. Os três foram contemplados com créditos no valor de R$ 2.000,00, cada, para compra de gados bovinos para início de criações com vistas à geração de ocupação e renda para eles e suas famílias. Depois de receber o cheque das mãos do representante do Banco do Nordeste, Alexandre Ramari, Ronildo afirmou que a oportunidade proporcionada pelo Empreender-PB significava para ele o futuro, por dar-lhe condições de criar animais no Sítio Espinheiro, onde mora com sua família.
Parceiros importantes – Comandada pelo secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, e com o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, representando o governador Ricardo Coutinho, a primeira de uma série de 14 reuniões das Rodadas de Negócios – Empreendendo uma Nova Paraíba teve a participação direta de parceiros importantes do Governo do Estado como o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, com suas linhas de microcrédito. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também esteve presente, e levou para Cuité uma equipe do Programa Nacional de Documentação para dar oportunidade às pessoas que ainda não têm RG, CPF e Carteira de Trabalho de tirarem seus documentos para ter acesso aos recursos disponibilizados por meio do Empreender-PB.
“A política do Banco do Nordeste é uma política que visa trabalhar conjuntamente com o Governo do Estado, e essa política Empreender viabiliza um apoio capaz de mudar a vida e garantir cidadania para as famílias mais carentes da sociedade”, disse o representante do BNB, Alexandre Ramari. “Para nós do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é muito importante a presença nessa parceria. O Empreender é uma grande política pública da Paraíba capaz de promover a geração de renda, de emprego e de desenvolvimento dos micro e pequenos negócios o Estado”, afirmou Antônio Alves, que representou o MDA/Incra. “Queremos ter o Empreender/PB como grande parceiro das políticas públicas do governo federal”, acrescentou.
Com a realização das Rodadas de Negócios nas 14 Regiões Administrativas do Estado, o Governo pretende fazer com que as operações de crédito entre pequenos e médios empreendedores sejam potencializadas e disseminadas por todos os municípios da Paraíba. A ideia do processo, segundo Tárcio Pessoa, é viabilizar, em um só espaço, todas as operações possíveis de crédito. “Essas reuniões têm o objetivo de potencializar e interiorizar as ações do Empreender e, sobretudo, viabilizar as operações financeiras onde há maior necessidade da presença do Governo, fomentando a economia local”, ressaltou o subsecretário do Empreender Paraíba.

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário