quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SUSTO: Após internação às pressas, presidente do PMDB da PB tem previsão de alta.


O presidente estadual do PMDB, Picuiense Antonio Souza da Silva (foto), já está recuperado e deverá ser liberado pelo médico na manhã desta sexta-feira (30). Ele foi submetido a uma angioplastia na Clínica Dom Rodrigo, na madrugada de hoje (quinta-feira, 29), após sentir mal estar e uma elevação de pressão.
O dirigente peemedebista já está em apartamento, na companhia de familiares e recebendo visitas. Por recomendação médica, deverá ficar em repouso durante alguns dias. O ritmo de trabalho, que vinha sendo intenso, deverá ser diminuído substancialmente. “Estou pronto para a luta”, afirma um animado Antonio Souza, com a garantia de que está completamente recuperado. “Foi um susto e, ao mesmo tempo, um alerta”, diz, ao mesmo tempo em que promete se cuidar e a aderir à prática de atividade física, abolindo a vida sedentária que sempre levou.
O procedimento: Angioplastia é um procedimento para reabrir vasos, afinados ou bloqueados, que irrigam com sangue o coração. Estas vasos também são chamadas de artérias coronárias.
Um stent para artéria coronária é um pequeno tubo de metal que se expande dentro da artéria coronária, ele é colocado geralmente após a angioplastia. Sua função é prevenir que a artéria se feche novamente. Existem medicamentos que também auxiliam a prevenção do fechamento da artéria.
Antes que os procedimentos para a angioplastia se iniciem, o paciente receberá alguns medicamentos contra a dor. Também, poderá receber remédios que afinem o seu sangue evitar a formação de coágulos sanguíneos.
Quando se encontrar na sala cirúrgica, o médico fará um pequeno corte (incisão) no seu corpo, geralmente próximo da sua virilha. Então ele vai inserir um cateter (tubo flexível) pela incisão até uma artéria. Algumas vezes o cateter é inserido pelo braço ou pelo pulso.
O médico utiliza imagens do raio-X, em tempo real, para guiar o cateter até o seu coração e suas artérias. Um contraste será injetado no seu corpo para marcar o fluxo de sangue pelas artérias. Isto ajudará o médico a ver se há qualquer bloqueio nos seus vasos sanguíneos que vão ao coração.
Um fio guia é movido através do bloqueio do vaso. Um cateter com um balão é empurrado sobre o fio guia é através do bloqueio, então o balão na ponta é inflado. Isto abre a vaso bloqueado e restaura o fluxo de sangue apropriado para o coração.
Um stent (pequeno tubo) poderá ser colocado na área bloqueada, ele é inserido ao mesmo tempo que o cateter com o balão. Ele se expande quando o balão é inflado e fica no local do bloqueio para manter a veia aberta.
Riscos : A angioplastia é, geralmente, segura. Os riscos dela e da colocação do stent são:
• Reação alérgica ao contraste;
• Sangramento ou coagulação na área onde o cateter foi inserido;
• Danos à vávula cardíaca ou ao vaso sanguíneo;
• Ataque do coração;
• Insuficiência renal (alto risco em pessoas que já tivera problemas renais);
• Batidas irregulares do coração (arritmia);
• Acidente Vascular Cerebral - AVC (raramente acontece);
• Reação alérgica ao material do stent;
• Reação alérgica aos medicamentos do procedimento;
• Coágulo sanguíneo;
• Trombose intra-stent.

MaisPB com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário