sábado, 23 de julho de 2011

Próstata: É preciso cuidar após os 40 anos.


A próstata é uma glândula masculina, que pesa cerca de 20 gramas, está localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo uma parte da uretrae secreta fluidos que compõem parte do sêmen.
As principais doenças que acometem a próstata são: Hipertrofia Benigna da Próstata – que representa o crescimento de um tumor benigno, em uma das partes da glândula; Processos inflamatórios e infecciosos - as chamadas Prostatites e o Câncer da Próstata.
Os principais sintomas de problemas na próstata são: diminuição do fluxo urinário, esforço para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, necessidade frequente de urinar, principalmente à noite, dor ao urinar e sangue na urina.
Da mesma maneira que nós mulheres visitamos o ginecologista, os homens devem visitar o urologista religiosamente ao menos uma vez ao ano, o que dificilmente ocorre. A única maneira de prevenção é a realização do exame de próstata, por meio de toque retal e teste de PSA.
O que é PSA(Prova do antígeno prostático) É um ingredientedo sêmen, produzido pela próstata, que aparece em taxas normais no sangue do homem. O teste do PSA é um exame de sangue, feito em laboratório, que mede essa quantidade. Se o resultado mostrar que está acima do normal, isso significa que está havendo alterações do funcionamento da glândula.
O que é Exame de Toque Retal É o exame realizado pelo urologista através do toque retal, o médico sente se há áreas endurecidas na próstata que naturalmente é um órgão de consistência mole. Dessa forma, é possível perceber nitidamente quando se trata de hiperplasia, ou crescimento benigno da próstata, ou de áreas duras que sugerem a presença de câncer. Nesse caso, o passo seguinte é fazer uma biópsia.O exame é rápido, um pouco incomodo, mas é extremamente necessário.
Diante do exposto, vai minha dica de hoje:ATENÇÃO população masculina! É a partir dos 40 anos que todo homem deve fazer exames anuais de rotina, para prevenção, pois qualquer tipo de problema de saúde, se detectado no início, pode ser resolvido a tempo. Se houver casos de câncer de próstata na família, convém procurar se cuidar mais cedo, por isso, é importante contar também ao médico seu histórico familiar.Pense nisso e procure viver mais e melhor.
Passe essa informação adiante, pois “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Por JosyCavalcanti com Cuite online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário