sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dica de Saúde: Câncer de Mama


Caros internautas, hoje nossa temática será sobre Câncer de Mama, abordando sua definição, fatores de risco, detecção precoce e prevenção.O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA (2010) o câncer de mama é o tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Porém, o câncer de mama também acomete os homens, contribuindo com menos de 1% de todos os casos.
O câncer de mama, como muitos dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos e alguns destes fatores são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer. Dentre os fatores de risco estão: Antecedente familiar, idade acima de 50 anos, menarca precoce (primeira menstruação precoce), nuliparidade(ausência de filhos), idade da primeira gestação acima de 30 anos, menopausa tardia, ingestão regular de álcool, uso abusivo de tabaco, obesidade, alguns autores também apontam o uso prolongado de anticoncepcionais orais.
Mulheres que se encaixem nesses perfis devem buscar orientação médica. Pois as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama é a realização do exame clinico(inspeção e palpação) e a mamografia. Então é recomendado pelo Ministério da Saúde, que:
- Todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, realizem anualmenteexame clínico da mama.Este procedimento é ainda compreendido como parte do atendimento integral à saúde da mulher, devendo ser realizado em todas as consultas clínicas, independente da faixa etária. Sendo importante lembrar que não é recomendado realizar o exame das mamas próximo do período menstrual, visto que,pode ocorrer alterações nesse período, o ideal é realizar uma semana após o ultimo dia da menstruação;-Seja realizado um rastreamento através da mamografia, para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o máximo de dois anos entre os exames;- OExame clínico da mama e mamografia anual, seja realizado a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama.
As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o câncer de mama tem cura. São vários os exemplos de mulheres que venceram o câncer de mama porque diagnosticaram precocemente.
“Se toque contra o câncer de mama” O CANCER DE MAMA TEM CURA, QUANDO SE DESCOBRE CEDO...
AME SEU CORPO, AME SUA VIDA E SEJA UM(A) VERDADEIRO(A) AMIGO(A) DO PEITO.

Colaboração: Josy Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário