sábado, 18 de junho de 2011

Vacinação contra pólio já imunizou 13,9 mil crianças e Dia D será neste sábado


O dia D de vacinação será realizado neste sábado (18), nos 223 municípios paraibanos, com mais de mil postos e cinco mil profissionais à disposição da população. Em João Pessoa, a abertura oficial do evento acontece no Mercado Público de Mangabeira, às 8h.
A campanha de vacinação contra a poliomielite com o tema “Siga o Zé Gotinha e proteja sua criança” foi iniciada na segunda-feira (13) e já imunizou 13.964 crianças menores de 5 anos. A meta deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é vacinar 295.190 crianças.
Segundo a coordenadora de imunização da SES, Missania Moreira, é preciso incentivar os pais a levarem as crianças para tomar a vacina. “Apesar do Brasil não ter registrado mais casos de pólio, outros países ainda convivem com a doença. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina, mesmo que as crianças estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite”, alertou.
No Brasil o último registro de casos de pólio foi em 1989, no município de Sousa na Paraíba. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde o poliovírus, causador da doença, circula na Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.
Doença – A pólimielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário