quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arraial da Serra de Cuité 2011 teve uma das melhores ornamentações, porém houve queda nos quesitos espaço e atrações musicais.


Mais uma edição do Arraial da Serra teve seu encerramento na manhã desta quarta-feira (29). Em 2011 o principal local onde ocorre as festividades juninas na cidade de Cuité atraiu um grande público nos seis dias.
A equipe de ornamentação teve seu esforço reconhecido pelo público. O Arraial da Serra 2011 foi um dos mais bem enfeitados. O grande xadrez no teto do salão e a imagem dos três santos, além dos bonecos matutos localizados na entrada do Arraial demonstraram um Arraial renovado nesse ponto.
Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foi a dupla de drag queens
Fiona e Whitna Hill. “As duas”, a cada noite, se transformavam em personagens diferentes para recepcionar os forrozeiros e ao mesmo tempo distribuírem preservativos – uma referência à campanha de conscientização dos órgãos de saúde para prevenção de DST’s.
Embora sucesso na parte estética, receptividade, e o grande público presente, o Arraial da Serra 2011, como todo grande evento, também teve reclamações de forrozeiros no que se refere à área da festa, incluindo salão, local das barracas, pátio, etc. É que o tamanho dessa área é o mesmo, ou até menor, de 14 anos atrás quando iniciaram as festas juninas da cidade naquele local. A população cresceu, mas o espaço continuou o mesmo, o que gerou uma superlotação. Em véspera de São João torna-se complicado o cidadão até de andar. Imaginem dançar...
Outro ponto negativo foi que em 2011 tivemos uma das piores grades de programação musical da historia do evento. Com exceção das atrações locais, Sirano & Sirino, Os Três do Nordeste e o cantor Ton Oliveira os quais, realmente, estrelaram no palco do Arraial da Serra, as demais atrações provocaram a tese de que “o dinheiro foi jogado no lixo”.
Algumas bandas sem relevância no cenário regional, com repertórios de baixo nível, sem nenhuma música que retrata as quadrilhas de São João, por exemplo, passaram muito tempo em cima do palco.
A cidade de Cuité, como cidade capital do Curimataú já deveria se comportar como a cidade que atrai grandes atrações do forró como Alcymar Monteiro, Rita de Cássia, Magníficos, etc. E não ir atrás de bandas de “forró de plástico” para formar o seu São João.
No sábado (25) – dia mais apropriado para festa – o forrozeiro que veio ao Arraial da Serra - teve que aguentar por muito tempo uma banda de forró de outra região, mas com certas limitações.
Enquanto isso, no mesmo dia, a cidade vizinha de Picuí foi prestigiada com um grande show de forró da cantora Eliane. A “Rainha do forró” esteve no Arraial da Serra apenas em 1999. E o que mais deixa o bom forrozeiro, principalmente o cuiteense, revoltado é que aquela “bandinha ridícula” vem todo ano.
Seria bom pensar mais quando for para contratar bandas de fora com tal mediocridade. Pois, neste caso, seria melhor chamar as atrações de casa para se apresentarem, que são a mesma coisa ou até melhores.
Ano que vem a torcida é que o pessoal responsável pela contratação das atrações do Arraial da Serra seja tão competente como o pessoal da ornamentação do evento. Do contrário, Cuité talvez perca o posto de capital do Forró do Curimataú.

Por Ramsés França

Nenhum comentário:

Postar um comentário