sexta-feira, 29 de abril de 2011

Secretário ressalta importância do Empreender PB para a economia


Tendo o desafio de repetir o sucesso conseguido no município de João Pessoa, pelo Empreender JP, e se baseando no mesmo modelo de projeto, o Empreender Paraíba visa à geração de emprego e renda através do acesso dos trabalhadores ao microcrédito.
Em entrevista ao programa Fala Paraíba (rádio Sanhauá AM 1280 kHz), o secretário executivo do Empreender PB, Tárcio Pessoa, explicou que o objetivo do projeto é atender maior número possível de pessoas em todo o estado da Paraíba. Para isso, o secretário ressaltou que algumas modificações foram feitas no modelo do Empreender JP, proporcionando o direcionamento de programas, projetos e negócios a um patamar mais amplo.
Segundo o Tárcio, o Empreender PB trabalhará seguindo quatro linhas, buscando atingir o potencial econômico existente em cada região:
I – Fomento aos Negócios Sociais – focada na parcela da população que não tem acesso a bancos e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano. Tem o intuito de ajudar os indivíduos a montar negócios a partir de processos de formação;
II – Fomento aos Negócios Produtivos – visa à produção individualizada e à comercialização coletiva. Atingirá indivíduos que já possuem alguma linha de produção, liberando uma linha de créditos a juros baixos que pode chegar a 30 salários mínimos;
III – Fomento às Compras Governamentais a partir de Microempresas Paraibanas – incentiva a compra direta, por parte do Governo estadual, a micro e pequenas empresas. Nesse processo, após a consolidação do contrato com o governo, a microempresa terá direito a um adiantamento de capital;
IV – Fomento aos Núcleos Coletivos – trabalhará com associações e/ou cooperativas.
O secretário destacou que o Empreender PB não se resumirá à disponibilização de crédito, mas dará aos beneficiados acesso à gestão, às tecnologias de produção e, principalmente, o acesso aos mercados. Além disso, o projeto buscará atuar como associado do negócio em questão, participando ativamente do processo de gestão.
Um das principais áreas de atuação do programa será a agricultura. Tárcio explicou que o Empreender PB buscará recuperar a lógica operacional de produção de alimentos, permitindo, assim, a consolidação de negócios rurais. Ele ressaltou que o projeto não irá excluir os pequenos produtores rurais que vivem da agricultura familiar.
“O pequeno produtor que sobrevive daquilo é um empreendedor. Ele não está muito atrás de um comerciante que tem seu fiteiro ou sua banquinha de cachorro-quente. Tem que se pensar aquilo como negócio”, salientou.
Criado no início do ano, o Empreender PB será operacionalizado com recursos próprios e buscará atingir o sucesso do Empreender JP, que virou referência nacional em microcrédito.

PLENÁRIO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário