quinta-feira, 28 de abril de 2011

PEDRA LAVRADA ABRAÇA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE.


município de Pedra Lavrada recebeu do ministério da saúde mais de 500 doses da vacina contra a Gripe. Este ano a Campanha é direcionada as grávidas, idosos, crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, e ainda aos profissionais da saúde, diferente dos anos anteriores que direcionavam a campanha apenas aos idosos.
O Município terá 14 dias para atingir a meta de 80% de imunização em todo o município, nas zonas rural e urbana. A Coordenadora da Atenção Básica do Município a Enfª Lúcia Maria de Sousa Marques informou que serão Cerca de 30 profissionais envolvidos na Campanha, a equipe contará com seis vacinadoras (tec. Enfermagem), cinco Enfermeiras e os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) que será o Elo entre os Imunizadores e a população, em busca de atingir a meta de 80% de imunização.
“A Vacina nesta Campanha está melhorada, ela foi modificada e agora é Conjugada, não apenas serve para a gripe comum, como também atuará no combate a H1N1, as pessoas não tem necessidade se imunizar duas vezes uma para a gripe comum e outra para a H1N1, em uma única dose elas já estarão sendo imunizadas contra os dois tipos de gripe, e o melhor, a Vacina Conjugada Contra a Gripe, praticamente não tem contra indicação, exceto nos casos de alergia ao OVO e em casos de febre alta ou Pneumonia. Nos casos em que o indivíduo estiver já gripado, não tem nenhuma contra indicação, ele poderá receber tranquilamente a dose da vacina. ” explicou a Coordenadora.
A Campanha contra a gripe em Pedra Lavrada terá início dia 30 de abril e término dia 13 de maio. A estratégia é atingir toda a faixa etária e para isso estarão dois postos disponíveis na cidade, um na UBS (Unidade Básica de Saúde) e outro no Mercado Municipal, já na Zona Rural, os postos de Imunização serão as Escolas e Postos de Saúde das comunidades rurais.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, caso o município não consiga atingir a meta no prazo a estratégia da equipe é buscar nas casas e escolas aqueles que ainda não tenham sido imunizados. Em caso de atingir a meta e ainda restem doses de vacina elas serão abertas ao público para aqueles que tenham interesse em receber a dose.
“É importante que todos se mobilizem e se vacinem, tomem consciência que é a prevenção que salva vidas, o Governo Federal, junto aos municípios se desdobram para oferecer Longevidade e qualidade de vida à população, mas é preciso que tenhamos consciência do nosso papel na sociedade, que deve ser de agente preventivo das patologias, todos os dias em nossos lares, seja na higiene, ou na imunização, o que importa é prevenir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário