quinta-feira, 28 de abril de 2011

Começa em Picuí campanha contra vírus Influenza


A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Saúde,iniciou nesta quarta-feira a campanha em combate ao vírus influenza – vírus da gripe – nos postos de saúde da família espalhados em sete regiões do município.
Segundo informações da Secretaria a reportagem da Rádio Sisal FM, os grupos prioritários estão no foco antes do dia “D”, que será nacional neste sábado, 30, para diminuir o acúmulo de pessoas nos postos de vacinação e agilizar o atendimento.
A campanha se estende até o dia 13 de maio com os seguintes grupos prioritários:
Ø GESTANTES EM QUALQUER IDADE GESTACIONAL
Ø PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS
Ø CRIANÇAS DE Seis MESES A MENORES DE 2 ANOS
Ø POVOS INDÍGENAS
Ø PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A Secretaria ainda informou que a vacina estará disponível para todas as pessoas logo após o término da campanha, os interessados também bastam procurar os postos de vacinação espalhados na zona urbana, distritos e comunidades rurais.
CAMPANHA NACIONAL
Entrou em ação, desde segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta este ano é a de que 23,8 milhões de pessoas sejam imunizadas. Além de idosos e indígenas, crianças entre seis meses e dois anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A campanha deve durar até dia 13 de maio.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para Estados e Municípios. Ainda de acordo com o ministério, a vacina é contra-indiciada para quem tem alergia a ovo e protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o influenza A, também conhecido por H1N1, que fez muitas vítimas no ano passado.
Sábado (30) será o dia nacional de mobilização da campanha. Neste dia, os 65 mil postos de Saúde do País ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. Em virtude de sua maioria estar na esfera municipal, é necessário o empenho dos gestores para que possamos atingir essa meta, tão importante para a Saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário