terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ricardo Marcelo assume Governo do Estado em exercício


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, tomou posse, na tarde desta terça-feira (19), como governador em exercício da Paraíba. A solenidade ocorreu no Palácio da Redenção e reuniu autoridades, políticos, auxiliares do Governo e jornalistas. Marcelo irá administrar o governo até o final do período eleitoral, marcado para o dia 31 deste mês.

A presidência da Assembléia Legislativa da Paraíba nesse período será ocupada pelo deputado João Fernandes Henriques.

Em breves palavras, Maranhão destacou qualidades do caráter de Ricardo Marcelo. “Ele é um homem de bem, honrado, em quem a Paraíba e eu temos a mais absoluta confiança. Um homem que fala pouco, mas sempre diz o essencial. É uma pessoa serena, tranquila e pacificadora. Por isso, tenho certeza que o Governo estará em boas mãos”, afirmou.

Após a assinatura de transmissão de cargo, Ricardo Marcelo destacou que irá seguir as diretrizes deixadas pela atual administração. Ele também ressaltou a responsabilidade de assumir o Governo do Estado: “Esse momento é especial. É uma grande honra para qualquer homem público ocupar o cargo mais importante do poder executivo. Sei que assumo num momento de grande efervescência política, mas vou usar a serenidade para enfrentar os desafios”.

Primeiros atos

O governador em exercício Ricardo Marcelo assina, nesta quarta-feira (20), ordens de serviço para construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) nos municípios de Princesa Isabel e Cajazeiras, resultantes de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. As unidades vão suprir a demanda excedente dos hospitais na área de urgência e emergência, bem como potencializar o atendimento das populações dos municípios e regiões.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento de Princesa Isabel acontecerá às 10h, na rua Alfredo Carlos Costa, no bairro Maia, vizinho ao prédio do SAMU. Já a ordem de serviço da UPA de Cajazeiras será assinada às 15h, em frente à Secretaria de Saúde do Município.

“O impacto da implantação das UPAs em Princesa Isabel e Cajazeiras será na melhoria da assistência. As unidades surgem para contribuir no processo de descentralização de urgência e emergência. É importante para dar melhor qualidade de acesso à população, bem como ampliar a cobertura”, enfatizou o secretário da Saúde, José Maria de França.

Conforme a chefe da Gerência Operacional de Atenção Especializada da SES-PB, Alana Barreto, as UPAs potencializarão o atendimento de urgência dos pacientes das regiões de Princesa Isabel e Cajazeiras. “O principal foco da UPA é atender os casos de urgência em que a distância ou a demora tendem a causar um maior prejuízo ao estado clínico do paciente. Com isso, poderemos diminuir o excesso de pacientes nos hospitais e fornecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes”, destacou Alana.

UPA 24h - As UPAs 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. São implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.


Da Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário