segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dilma Rousseff e José Serra vão disputar o 2º turno em 31 de outubro


As eleições para Presidência da República só serão decididas no segundo turno, no dia 31 deste mês, entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra.

Com 98,85% das urnas apuradas, Dilma teve 46,74% dos votos e Serra, 32,68%. Para que a corrida presidencial fosse decidida no primeiro turno, o candidato mais votado precisaria ter 50% dos votos mais um.

Durante a campanha, Dilma sempre apareceu na frente das pesquisas, mas começou a perder território nas duas últimas semanas, por conta do escândalo na Casa Civil. No discurso logo após a apuração das urnas, a candidata do PT afirmou que esse novo período eleitoral vai servir como oportunidade de trabalhar ainda mais suas propostas, que sempre foi baseada na continuidade do trabalho de Lula.

"Vou apresentar projetos como o de erradicação da miséria e o de desenvolvimento do país. Vou mostrar que quero fazer com que o Brasil seja uma economia desenvolvida, garantir poder de consumo da população, educação de qualidade, saúde equiparada aos países de primeiro mundo e segurança pública de qualidade", afirmou.

Já José Serra não tinha um percentual tão representativo nas pesquisas de intenção de votos. No entanto, seu desempenho nas urnas foi muito melhor do que o apontado pelas pesquisas. No Twitter, o candidato mostrou-se contente com o resultado e afirmou: "Foi-se o primeiro turno. Viva o segundo turno. Muito obrigado a vocês todos pela confiança".

Surpresa

O fator surpresa desta eleição foi o crescimento da candidata verde, Marina Silva, na reta final do primeiro turno. Esse crescimento chegou a ser indicado pelas pesquisas nas últimas semanas e pode ter sido o principal fator da disputa presidencial ter ido para o segundo turno. Marina teve 19,42%, com 98,85% dos votos apurados. Após as suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra e seus parentes, as pesquisas indicaram uma migração de votos de Dilma para Marina. O segundo turno dirá qual dos dois candidatos do 2º turno terá a preferência doseleitores que escolheram a candidata do PV no 1º turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário